SPA Race Masters - Punto HGT Abarth

4 comentários

Olá amigos. Apesar do número de pilotos ainda algo reduzido neste SPA Race Masters, não falta motivação a quem participa, seja para conseguir um lugar no pódio, pelo prazer da competição, ou não ser o último classificado em cada corrida, apesar de isso não retirar qualquer mérito ao piloto que ocupe o ultimo lugar. Sendo estas corridas com carros de configuração e afinação livre, por vezes não se consegue o setup ideal para cada carro, e isso acaba por traduzir um pouco os resultados obtidos em pista. Não adianta ser um grande piloto se o carro não responder ao que se pede dele. Pelos debates que vamos tendo na sala acerca de afinações, já deu para perceber, que dificilmente se consegue duas configurações iguais ou parecidas. É certo que são vários os itens a serem reajustados para conseguir a melhor performance para cada carro, seja pelos amortecedores, altura do carro ao solo, angulo do camber e eixo, caixa de velocidades, etc, etc. Como nenhum de nós parece ser um expert nesta matéria, o certo é que há pilotos que vão conseguindo resultados mais satisfatórios que outros. Mas isto de afinações é um pouco mais complicado do que parece. Uma configuração pode ser excelente para um piloto, e para outro ser uma autêntica dor de cabeça, dependendo do modo de condução de cada um, não se podendo dizer com isto, que uma seja mais correcta que outra. De qualquer forma, atendendo ao pedido de alguns pilotos, convidamos todos os que participaram na corrida com o Punto HGT, a apresentar a configuração usada neste carro. Acreditamos com isto, que se consiga melhorar os resultados testando configurações de outros pilotos. Quanto maior for a dificuldade em vencer uma corrida, mais saborosa ela se torna! Na noite de ontem repetiu-se o pódio da corrida com o Peugeot 106 Rallye: primeiro lugar para FLS-GTP5, segundo lugar para PORTO_GT, e terceiro para Bimmer23. Numa corrida em que participaram seis pilotos, não faltou competição renhida do primeiro ao último lugar! Na próxima quarta-feira, o BMW 2002 Turbo promete uma corrida difícil! O carro exige algum treino e uma afinação bem conseguida. Vão ser algumas horas passadas na garagem até ao dia da corrida!

FLS-GTP5 - 1º lugar / 1h 08m 53s

PORTO_GT - 2º lugar / 1h 09m 05s

Bimmer23 - 3º lugar / 1h 09m 23s

DANIEL_CC001 - 4º lugar / 1h 09m 49s

lpardelha - 5º lugar / 1h 10m 07s

Brasil-Men - 6º lugar / 1h 10m 07s

Não sabemos de quem era este carro, mas pelo camber, era de alguém com vontade de fazer as curvas a "rasgar". Não caiam em exageros nestes ajustes.



BMW 2002 Turbo, vai ser uma dor de cabeça para afinar


4 comentários:

  1. mais uma vez tive dificuldades em afinar o carro... mas mesmo que tivesse o carro perfeito não conseguia acompanhar o FLS-GT (Filipe) e o PORTO-GT (Carlos) vocês voam

    as últimas voltas valeram a pena, a luta com o Brasil-Men (Armen) foi fantástica sempre com muitas ultrapassagens, já que ganhar ou lutar pelo pódio ainda é uma miragem venham lá estas lutas

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  2. Boas pessoal. Quanto ao meu carro, tinha a afinação que melhor resultados consegui depois de experimentar outras. O meu problema continua a ser o desgaste, mais pelo tipo de condução que gosto, e em parte, por não ser grande fã dos pedais do G27. Gosto dos pedais a virem de cima, pois acho que se consegue maior suavidade na hora de os usar. Até estou a estudar uma maneira de fazer isso no meu G27 enquanto não houver dinheiro para comprar um Fanatec. Se esta corrida fosse sem desgaste, eu e o Felipe tínhamos feito 25 voltas taco a taco. As primeiras 5 foram espectaculares, sempre com ultrapassagens sucessivas e sem toques. Do melhor neste GT5! A minha configuração é a seguinte, e espero que possa ajudar outros pilotos menos experientes nestas afinações. Mas isto de afinações é um pouco subjectivo, pois não quer dizer que outros pilotos se adaptem a ela. Mas nada como experimentar.

    SUSPENSÃO:
    Altura: -17 na frente -20 atrás
    Molas: 6,8 6,2
    Amortecedores extensão: 7 7
    Amortecedores compressão: 6 6
    Barras: 1 1
    Camber: 0,5 frente 0 atrás
    Ângulo do eixo: 0.00 frente 0.30 atrás

    TRANSMISSÃO:
    Binário inicial: 5
    Sens. Aceleração: 20
    Sens. Travagem: 10

    CAIXA DE VELOCIDADES:
    Relação final: 4300
    Velocidade máxima: 250
    1ª - 2.475
    2ª - 1.754
    3ª - 1.396
    4ª - 1.133
    5ª - 0.941
    6ª - 0.807

    TRAVÕES: 4 frente 5 atrás

    Esta afinação é para um carro de tracção dianteira, que dificilmente funciona em carros de tracção traseira, ou mesmo em outros carros de tracção dianteira. Cada carro é um caso! Nada como fazer vários testes até conseguir o equilíbrio perfeito, e uma configuração que se adapte ao vosso estilo de condução. Espero ver mais afinações aqui publicadas, mesmo de quem não obteve bom resultado.

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  3. DANIEL_CC001:
    Boas pessoal, antes de mais parabéns aos pódio pilotos FLS-GTP5, PORTO_GT e Bimmer23.
    Como prometido aqui vai a configuração do meu PUNTO.

    Transmission
    1: 3.055 2: 2.181 3: 1.652 4: 1.310 5: 1.119 6: 0.970
    Final: 3.730
    Vel. Max:250 [Km/h]

    Drivetrain
    Differential
    Initial: 60/0
    Accel: 12/0
    Braking: 25/0

    Suspension
    Suspension
    Ride Height: -25/-20
    Spring Rate: 9.5/8.5
    Extension: 6/6
    Compression: 6/6
    Anti-Roll: 2/2
    Camber: 1.5/0.5
    Toe: -0.05/0.10

    Brakes
    Brake Balance Controller
    Brake Balance: 6/5

    Abraços GT's
    Daniel

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  4. lpardelha

    Transmission
    1st:-- 3.244 2nd:-- 2.291 3rd:-- 1.769 4th:-- 1.401 5th:-- 0.955
    Final: 3.715
    Vel. Max:250 [Km/h] - 250 no canto superior direito

    Drivetrain
    Differential
    Initial: 5/0
    Accel:-- 5/0
    Braking: 5/0

    Suspension
    Suspension
    Ride Height: -20/-18
    Spring Rate: 10.6/8.4
    Extension:-- 9/7
    Compression: 7/7
    Anti-Roll:-- 4/4
    Camber:----- 2.0/2.0
    Toe:-------- -0.08/-0.05

    Brakes
    Brake Balance Controller
    Brake Balance: 7/6

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