Expert 60' - Lancer Evolution / Eiger

4 comentários

Olá amigos. De todas as corridas do Expert 60', esta foi sem dúvida aquela, em que os pneus fizeram toda a diferença. Com desgaste muito rápido dos pneus, num circuito de montanha extremamente sinuoso, foi uma hora a derreter borracha sem dó nem piedade. Mas se a escolha do tipo de pneus foi importante, era fundamental evitar qualquer dano mecânico no carro, pois uma simples paragem nas boxes, quase significava uma volta de atraso para os restantes concorrentes. Para complicar um pouco mais esta corrida, havia a enorme dificuldade em efectuar as ultrapassagens. Foram várias as opções tomadas pelos pilotos em relação aos pneus, mas no final, deu para ver que os duros levaram vantagem sobre os macios, mas mesmo assim, foi preciso moderar as acelerações em curva e as travagens. As paragens nas boxes eram constantes, havendo que optasse por duas, por três, quatro, cinco ou mais. Tal como na corrida de Matterhorn com o Subaru Impreza, fica o desejo, que este tipo de circuito montanhoso, possa um dia, ter um comprimento de muitos mais quilómetros. Neste, os louros foram para Hdvtec, PORTO_GT, e eol-, mas foi de louvar, ninguém ter desistido perante tantas dificuldades e cansaço, mesmo andando longe dos pilotos da frente.

Ultrapassar, dificuldade constante em todo o circuito

Hdvtec, no poupar é que esteve o ganho

PORTO_GT, triunfo na corrida, fugiu pelos arames dos pneus

eol-, desta vez errou na táctica

ANDREXUGA, regresso às grandes corridas, em fase de "desenferrujamento" 


trofa65, em nítida subida de forma


Brasil-Men, o primeiro cliente das boxes que ninguém queria ir




Na próxima corrida, Mini Cooper vai dar que falar!



4 comentários:

  1. Desastre total!
    Com uma estratégia já programada paradas a cada 13 voltas, sempre com pneus de corrida duros, almejava uma posição boa na classificação, mas não foi o que aconteceu; na largada dei uma raspada de leve no Felipe ou no ANDREXUGA e o prejuízo foi só meu: saí da pista e danifiquei o carro, fazendo minha estratégia ir para o vinagre.
    A partir daí, passei a usar pneus macios para ver se recuperava o tempo perdido, mesmo sabendo que as visitas aos boxes seriam em número maior. A certa altura, tomei uma bolachada do Mourato na traseira e fui parar no guard-rail com o carro danificado de cabo a rabo; tenho certeza que foi involuntário, mas com este episódio, vale lembrar a todos que cada piloto tem um ponto de frenagem diferente e, quem vem atrás, deve ficar ligado e mudar um pouco a trajetória antes de frear. Esse tipo de batida também aconteceu com outros pilotos e pode ser resolvido com essa simples mudança de trajetória antes das curvas. Mas, tudo bem. Foi um incidente de corrida.
    No final das contas, a corrida só serviu para passar frio e fazer calos nos dedos. Porém valeu o divertimento.
    Parabéns ao Fernando (Hdvtec) e a todos os participantes.
    Abraços a todos,
    Armen

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal. Como esta corrida foi adiada de quarta para domingo, sempre deu para fazer uns treinos em condições. Esta corrida era para mim, e só não foi, porque não sou piloto para andar a poupar pneus. Já basta na vida real ter alguns cuidados com o carro, quanto mais no Gran Turismo. No simulador é para andar de prego a fundo, sem preocupações com os pneus ou consumos de combustível, para fazer, o que não se pode na realidade. Nesta corrida, usei pneus duros na frente e macios atrás, fiz duas paragens para troca e abastecimento, andei na frente durante muito tempo, mas depois lá veio o poupadinho do costume, ou seja, o Hdvtec. Escusado será dizer, que este circuito é um dos meus preferidos, e só lamento, não ter uma extensão igual a Nurburgring. Parabéns ao Fernando pela vitória, mas a isto de andar sempre a poupar pneus, irrita-me! Faz-me lembrar a minha avó, que também tinha a mania das poupanças. Era capaz de andar 1Km só para poupar um cêntimo! Será que o Fernando vai ser assim? hehehehe....

    ResponderEliminar
  3. Boas galera, apesar de não ter ganho gostei bastante da corrida e da pista (foi a minha estreia aqui), é sempre bom ganhar mas o objectivo é se divertir :) Os meus parabéns ao Hdvtec (Fernando) pela excelente corrida e boa estratégia, também ao PORTO_GT (Carlos) que foi bastante rápido e até de arames andou hehe. Eu até fiquei satisfeito com o resultado, dos 3 primeiros fui o que mais vezes foi às boxes, embora tivesse sido dos mais rápidos durante a corrida também por usar pneus suaves, o tempo que ganhava não compensava a demora de ir às boxes mais vezes, porque lá ir custava muito tempo. Ainda tentei ao máximo poupar os pneus mas esta pista é muito massacrante para os pneus dianteiros, se for a puxar ao máximo nem dava para meia dúzia de voltas lol. Mas ficou a lição para uma futura corrida aqui, apesar de saber de antemão que era uma pista arriscada, felizmente não cometi erros e gostei da minha consistência na prova. Uma vez mais parabéns aos vencedores e até a próxima!
    Abraço!
    Pedrp (eol-)

    ResponderEliminar
  4. Bem,

    Carro errado comprado em cima da hora.. O Filipe reparou e lá fui eu comprar o carro correto.
    Este Gran Turismo e os seus 1300 carros "iguais"..

    Bem, pelo desgaste e graças ao enorme trajeto que é necessário cumprir a baixa velocidade para fazer uma troca de pneus, optei por levar pneus duros. O primeiro stint resumia-se a não perder o comboio e aguardar pelas paragens dos outros ou então pelo final do stint para aproveitar a poupança.
    Deu resultado e acabei por vencer a corrida.
    Parabéns a todos pela prova e venham mais...

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.