Beetle Fun Cup - Mount Panorama

4 comentários

Olá amigos. Apesar de todas as modificações permitidas para dar maior potência a este Beetle de 66, a verdade é que o carro não atinge qualquer velocidade estonteante, nem nada que se pareça. Mas na hora de o dominar em curva, seja lá qual for o tipo de pneus que o equipa, o caso muda completamente de figura. É certo que uns pneus macios dão maior estabilidade, mas mesmo assim, convém não abusar muito da sorte. Sendo obrigatório o uso das três qualidades de borracha dos pneus desportivos, cabe aos pilotos decidir a ordem de utilização, e essa foi quase unanime na noite de ontem, optando os pilotos pelos duros, médios, e finalmente os macios. É certo que o vencedor desta primeira corrida trocou as voltas na ordem de utilização, mas mesmo assim, estamos longe de poder afirmar qual a ordem mais indicada, até porque a afinação da suspensão, caixa de velocidades, a escolha do turbo entre outros itens, têm uma palavra a dizer, já para não falar na habilidade de cada um em dominar este "burro teimoso". Apesar de todas as contrariedades, a verdade é que se realizou uma corrida espectacular, com constantes trocas de posição, muito devido aos erros de condução que poucos escaparam. Um simples pião em curva era sinónimo de muitos segundos perdidos, quase sempre com direito a uma ou duas ultrapassagens. O triunfo nesta primeira corrida foi para eol-, impondo um andamento bastante rápido desde o arranque, muito por culpa dos pneus macios utilizados nas primeiras 8 voltas. Mas nesta corrida, é também digno de realce a recuperação de hfsaraujo, do último ao 2º lugar. Na hora do arranque deixou o carro ir "abaixo", sendo necessário recorrer aos mecânicos para um "arranque de empurrão". De negativo na corrida inaugural do Fun Cup, a ausência de três pilotos na grelha de partida. Atrasos em entrar na sala, esquecimento, ou outros motivos, é o pão nosso em cada corrida. A não participação em Silverstone dos pilotos faltosos em Mount Panorama, implica o afastamento do evento. Mais uma vez, pedimos a todos os participantes que deixem um comentário acerca da corrida efectuada. Todos gostamos de saber as peripécias  que cada um passou com este VW. Além disso, os comentários contribuem sempre para a boa disposição de todos nós.

Mount Panorama proporcionou uma corrida espectacular, mas sempre com muitos sustos

Táctica na escolha de pneus deu bom resultado

Motor de arranque falhou na hora da verdade

Bom início de corrida, mas não se livrou de alguns erros de condução









Um estreante que não desistiu perante as dificuldades

A primeira vítima de perda de ligação. Esperamos que seja a primeira e última


Silverstone, próxima corrida do Beetle Fun Cup



4 comentários:

  1. Boas pessoal. Uma corrida fantastica como o portogt nos habituou, os primeiros nao dao hipotese (vamos começar a penaliza-los com menos pp para garantirmos uma corrida mais equilibrada e competitiva) mas por o meu lado e por o material tecnologico que possuo (muito rudimentar e primario) o meu objetivo seria a meio da tabela e consegui. O Armen fez um piao e creio que nao por minha causa mas era daquelas curvas de "ter medo" onde muitos se perdiam.Atitude correta de eliminar os pilotos que nao compareceram na primeira corrida.Esperamos ate a proxima corrida onde vou tentar o meio da tabela .Parabens aos vencedores e acima de tudo à Organizaçao que nos oferece grandes corridas.Abraço.gasparmatos

    ResponderEliminar
  2. Ora boas pessoal. Eu posso dizer mesmo que foi cheio de peripécias... mas para quem não treinou e só fez umas alterações (pequenas mesmo) uma hora antes de começar, já não foi mau, mas tenho que comer muita relva ali para dar concorrência aos da frente!!!

    Ora bem, como os treinos foram feitos durante as primeiras voltas da corrida, claro que não podia ser sem erros, mas independemente disso, tive algum azar que me comeu logo cerca de 20/30 segundos nas primeiras 3 ou 4 voltas. Envolvi-me numa luta boa com o Ribeiro, que não correu bem para ele, mas que não foi nada bom para mim. Estranho, mas passo a explicar: tudo enquinou, quando na recta da meta, talvez 2ªvolta, saiu melhor da última curva (ou melhor, ele decidiu dar um passo de dança) e ultrapasso-o, mas na entrada para a primeira curva, ele falha a travagem, mete por dentro, bate-me (sem problemas estruturais para os carros), os fiscais acham que eu não dei espaço suficiente (talvez por segurança, já que o Ribeiro falhou a travagem, por isso tinha que me desviar mais, ou então não dei o angulo melhor para ele bater de forma a sair mais rápido ainda, hihihih) e penalizam-me com 5s. Continuamos e na recta da descida, ele decide voltar a fazer o passo de dança, mas com break dance e faz pião. Eu (apesar de não ser daí que vem o número, que fique bem claro) decidi fazer jus ao número que levo e armei-me em Tom Cruise no Dias de Tempestade, em que ensinam que quando só vês fumo na tua frente, fechas os olhos e pé no acelerador que se faz tarde... Resultado foi uma grande trunfada no Ribeiro que deve ter ficado virado para a lua (foi aí que correu mal para ele) e eu levei mais 9s de prenda. Logo a seguir ainda meio atordoado, devo ter pisado uma linha contínua e tava um GNR de bejeca na mão ao lado de um fiscal e pumba, mais 3s de penalização... eheheh, volta para esquecer e da proxima treinar mais!!! Sei que bati em mais uma volta mas isso já quase nem conta depois desta loucura.

    Depois disto, diverti-me ainda mais, fui gostando cada vez mais do carro e a pista é desafiante. Na primeira ida às boxes fui claramente roubado pelo fiscal primo do organizador do evento, pois entrei bem à frente do Carlos e na saída, o tal fiscal primo do organizador do evento, deixou ir a bola com que tava a dar toques para a frente do meu carro, tendo eu que abrandar saindo assim o Carlos à minha frente (penso que é nesta volta a ir atras do Carlos que me espeto mais uma vez e deixo o Carlos fugir). Mas a verdade é que foi talvez a parte mais interessante da prova, voltas e voltas a aproximar-me do Carlos, até que passamos a 15ª volta numa luta titânica, ultrapassando-o na recta da meta. Foi pena ele ter-se distraido com uma chiclete que atirei para fora no final da recta grande, e ter-se despistado, pois tenho a certeza que seria uma boa luta até ao final...

    Daí para a frente foi controlar a distância para o Carlos, e tentar melhorar o mais possivel volta após volta. Terminei pronto para a primeira prova do Campeonato, eheheh (treinasses antes nabo).

    Parabéns Pedro (relógio), Araújo (grande recuperação), Danny e resto do pessoal e desculpa a trunfada Ribeiro, da próxima não confio nos ensinamentos dos filmes de Hollywood...

    ResponderEliminar
  3. Boas malta, eu gostei muito da prova, por acaso tive a sorte de já ter o carro afinado uns dias atrás quando o Carlos lançou a ideia e quando fizemos algumas provas testes, desde então não toquei mais no carro mas já tinha noção do que aí vinha, um pouco antes da corrida dei umas voltas com o António e ganhei novamente ritmo, o carro estava bem, fazia jogo de vez em quando mas dava para corrigir as trajectórias.

    No aquecimento e já na sala oficial reparei que toda a gente estava com duros, então arrisquei e fui com suaves para a qualificação, numa ideia em que se todos tão com duros e se fizer uma boa qualificação ficava sem muito tráfego para fazer voltas limpas e depender apenas de mim. A estratégia correu bem mas penso que não foi só daí, não fiz praticamente erros durante a prova excepto dois leves toques numas paredes mas fora isso consegui manter a consistência e ser regular em toda a prova.

    No geral correu tudo bem e gostei muito da prova, a pista é muito boa e fico contente que já não tenha os problemas que havia no início, tenho de agradecer também o fair play de toda a gente, não tive quaisquer problemas com ultrapassagens e nas dobragens.

    Um abraço e até à próxima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e esqueci de dar os parabéns a todos pela prova, principalmente ao hfsaraujo pela excelente recuperação!

      Eliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.