Troféu Elise

3 comentários

Olá amigos. Mais uma vez, foi noite de casa cheia para a corrida com o Lotus Elise em Silverstone, e só não estiveram 16 pilotos na grelha de partida, porque  jcarlos72 perdeu a ligação durante a qualificação. É sempre de lamentar estas perdas de ligação dos pilotos, mas nada podemos fazer para as impedir. Na maior parte das vezes,  estas perdas de ligação devem-se ao fraco sinal que alguns pilotos possuem, a ligações por wireless, que não é de maneira nenhuma a mais indicada, ou por uso de internet em outros equipamentos durante a corrida. Sempre que um piloto perde a ligação, podia-se parar a qualificação e recomeçar novamente, mas para não acontecer o mesmo que em corridas anteriores, em que uma delas arrancou com uma hora de atraso, a qualificação apenas é interrompida uma vez, desde que não tenha ultrapassado os 5 minutos iniciais. Cabe aos pilotos, tomar as devidas medidas para minimizar este problema. Entrar na sala atempadamente, sempre dá para resolver algum problema que surja, o mesmo não acontecendo, quando se estabelece a ligação em cima da hora. Para que não fique a ideia, de algum menosprezo da nossa parte com algum piloto, este procedimento é para levar à risca em todas as corridas, por muito que isso nos custe fazer cumprir. Em relação a esta corrida, o Lotus Elise era uma caixinha de surpresas no que toca a afinação! Na maioria das vezes, retirar peso ao carro é sem dúvida uma boa opção, conseguindo-se uma relação de peso/potência eficiente. Mas este Elise, sendo por natureza um carro bastante leve, compensava adicionar algum lastro, facilitando a colocação de outros acessórios de potência, o que dava maior elasticidade ao motor. Pelo resultado final da corrida, fica a ideia de os pilotos participarem com afinações muito diversas, não havendo uma referência base em relação a peso/potência. De qualquer forma, como é com os erros que se aprende, fica o alerta para futuras configurações de carros no género. Em Silverstone, eol-, Brasil-Men e PORTO_GT, mostraram possuir um carro bastante rápido, e no final da 3ª volta, já era grande a distância que os separava dos restantes pilotos. Num circuito pouco propício a danos mecânicos, os troféus desta corrida ficaram praticamente entregues na qualificação. O bom destas corridas, é que mesmo não conseguindo um lugar no pódio, os pilotos encontram sempre motivação para ficar na frente de outros amigos. Como já alguém disse, muitas das vezes, é a meio das corridas que se encontra as melhores disputas. Que seja sempre assim! Está na hora de dar atenção ao Alfa Romeo Mito, carro escolhido para o circuito Red Bull Ring, garantindo certamente, mais uma corrida em que ninguém quer ficar de fora.

Lotus Elise, um carro que ludibriou os pilotos na hora da afinação

Apesar não ter sido uma vitória fácil, eol- conseguiu sempre segurar o 1º lugar

Perseguição implacável de Brasil-Men a eol-, ficou comprometida numa curva

PORTO_GT "despertava" nas rectas, mas... "adormecia" nas curvas


















3 comentários:

  1. Alô Pilotos!
    Foi uma corrida sensacional!
    Estava com o carro bem afinado e, na última hora, troquei o turbo para Nível 3 por sugestão do PORTO_GT. O carro melhorou um pouco, apesar de tornar-se mais arisco. Era hora de cuidar da pilotagem para evitar o excesso de potência em saídas de curva.
    Desta vez, o Pedro II (eol-) não teve tanta tranquilidade: fiquei na cola dele a corrida toda e, não fosse dois pequenos erros, teríamos uma luta direta.
    Parabéns ao Pedro pela vitória, ao Carlos pelo terceiro lugar e a todos os concorrentes.
    A lamentar, os que se foram por perda de ligação.
    Agora a briga é com o Alfa Romeo Mito, um carro que tem um comportamento que não gosto muito: saídas de frente em excesso e embreagem patinando. Esse vai dar trabalho para afinar!
    Grande abraço a todos,
    Armen

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  2. Boas pessoal. Esta, era daquelas corridas em que tinha tudo para vencer, até pelas duas voltas que fiz com o eol- quando ele saiu das boxes, não tendo carro para me ultrapassar. O problema era nas curvas, onde era obrigado a reduzir muito, mas tudo devido a um esquecimento meu. No sábado à noite estive a afinar o carro com o PMSRibeiro, onde ele fazia voltas de 2:22.xxx, e eu com uma afinação a olho, rodava nos 2:24.xxx. Entre a oficina e a pista, lá fui baixando o tempo segundo a segundo. Em vez de tirar peso ao carro, resolvi acrescentar alguns Kg, chegando aos 200 Kg de lastro. É certo que tinha a redução de peso no nível 3, mas o lastro, sempre dá para colocar no sitio em que dê estabilidade ao carro. Dos 2.24 iniciais, passo aos 2:18.2xx sem grande dificuldade. Já pareço o outro a falar! Só falta dizer que o setup era da madrinha! Adiante... o carro ficou um foguete, com o Ribeiro sentado na bancada, de de binóculos na mão e de boca aberta com os tempos que ia fazendo. Como não tinha alterado nada na suspensão e aerodinâmica, disse ao Ribeiro que devia dar para os 2.17. Como já era perto das 5 da manhã, o Pedro foi dormir, ficando eu na sala a fazer mais uns testes. Mais uns ajustes, e lá acabo por ir aos 2.17.8xx. Entusiasmado, nova paragem nas boxes para novo ajuste. Resolvo endurecer as barras no 5 para tirar umas dúvidas, mas quando vou a entrar para a pista, já não via um boi à minha frente! Foi tiro e queda! Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...... Acordo ás 7h15 já com os passarinhos a cantar, a PS3 desligada, pois desliga ao fim de 1h se não acionar nenhum comando. Como tinha combinado com o Pedro, novo treino no domingo de tarde, nunca mais me preocupei com o carro. Mas no domingo tive de sair, chegando a casa às 20h30. Quando abro a sala, nem sequer fui para a pista treinar, tal era a confiança no carro. AZAR! Quando começa a qualificação, e vejo o comportamento do carro em curva, é que me lembrei que tinha endurecido muito as barras, não tendo reposto a configuração anterior! Parecia que ia num carro dos Flintstones! O carro era uma autentica pedra! Curvas que fazia em 3ª a meio prego, era obrigado a meter 2ª para o segurar! Fiquei... f#d%d& da silva... mas já não havia nada a fazer. Mesmo assim deu para o 3º lugar, pois em recta, recuperava o que perdia nas curvas. Venha o Mito! Sábado à noite lá estou eu na oficina! Só espero não adormecer novamente, apesar de este carro não me agradar nem um bocadinho!

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  3. Boas malta, isto foi uma daquelas corridas que para além de estar atento à estrada também tinha que ter o espelho retrovisor sempre na mira já que o Armen praticamente sempre ficou por perto de princípio ao fim da corrida, foi muito bom e o Armen está de parabéns! O meu carro da linha da frente era talvez o mais lento em rectas mas até compensava bem nas curvas, havia muitas possibilidades de afinações mas arrisquei pela forma mais segura (da maneira que costumo fazer) já que apenas preparei o carro uma hora antes da corrida começar, mas nesse mesmo espaço de tempo entraram na sala que estava a afinar o carro e disseram que o pessoal estava a andar na casa dos 20's, consegui fazer 19's baixos/médios, o carro estava bom de conduzir e então não me "preocupei" mais até ao início da corrida até porque já não faltava muito mais. Começou a qualificação e vi logo que o Armen ia ser um osso duro de roer, fiquei apenas a 0.005 no final da qualificação e então aí soube que ia ter que andar bem e constante se aspirava lutar pela vitória. Logo de início consegui passar para a frente e consegui ter ali uma pequena margem de "segurança", mas não podia falhar, era uma diferença mínima, os tempos cresciam e depois voltavam a baixar, com as dobragens e paragens a distância ficou sempre ali entre os 3~8s. No geral gostei da corrida, esta pista não costuma dar muitos problemas a nível de confusões já que tem uma pista larga e espaço mais que suficiente para ultrapassagens.
    Que venha a próxima e parabéns a todos pela corrida.

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