Punto Abarth CUP - SPA Francorchamps

4 comentários

Olá amigos. Começou o Punto Abarth CUP, e tal como dissemos no evento anterior, nestas corridas não há vencedores nem vencidos antecipados. Se no Nissan Micra CUP as corridas foram disputadas com grande realidade, o evento atual segue pelo mesmo caminho, até pelo que se viu em SPA Francorchamps. No que toca a pilotagem, nenhum piloto fica a dever nada aos outros, mas tal como em corridas reais, há sempre apenas um vencedor, e outro que termina na última posição, nem que seja pela diferença mínima para o piloto que o precede. Uma vez que os pilotos estão autorizados a fazer modificações no carro, nota-se que aqui já existe alguma diferença de habilidade, acabando o setup por contribuir nos tempos que os pilotos conseguem em pista. Em 6 anos a organizar eventos no Gran Turismo, vamos alternando entre corridas com afinações e sem afinações, até para satisfazer todos os pilotos. Na nossa opinião, o piloto mais completo, é aquele que retira a melhor performance do carro fazendo os ajustes necessários, principalmente quando se transforma um carro utilitário num carro de competição. Para os pilotos que encontram maior dificuldade em afinar carros, não nos parece ser boa opção deixar de participar nos eventos. Os pilotos não evoluem na parte mecânica, ficam limitados a determinados eventos, sejam eles particulares como os nossos ou de outros organizadores, ou mesmo em eventos do Gran Turismo. Há sempre algo de positivo a retirar nestas participações, quanto mais não seja, tentar compreender como determinado piloto, consegue melhores tempos com o mesmo carro. Nesta primeira corrida do Punto Abarth CUP, pilotestgt saiu na frente do campeonato, vencendo a corrida e conseguindo a volta mais rápida na qualificação. Nas posições imediatas, ficaram os pilotos PORTO_GT e BIG_FOOT-88. Uma corrida acérrima, com trocas de posição e recuperações dignas de registo, onde o único senão, foi a ausência de alguns pilotos. No próximo domingo, o evento prossegue no sempre difícil circuito de Laguna Seca, onde a famosa curva Corkscrew (saca-rolhas), promete ser uma dor de cabeça para os pilotos.

Punto Abarth fez esquecer rapidamente o Nissan Micra

1º lugar - melhor volta 2:37.817

2º lugar - melhor volta 2:38.011

3º lugar - melhor volta 2:38.976

4º lugar - melhor volta 2:38.951

5º lugar - melhor volta 2:38.811

6º lugar - melhor volta 2:38.966

7º lugar - melhor volta 2:39.363

8º lugar - melhor volta 2:39.278

9º lugar - melhor volta 2:40.469

10º lugar - melhor volta 2:38.959

11º lugar - melhor volta 2:40.621




Em 1996, Alex Zanardi foi protagonista em uma ultrapassagem incrível na ultima volta a Bryan Herta. Será que em Laguna Seca, algum piloto vai arriscar a fazer o mesmo com o Punto Abarth?




http://poleposition-gt.blogspot.pt/2015/11/punto-abarth-cup-spa-francorchamps.html
Posted by Pole Position GT on Segunda, 2 de novembro de 2015


4 comentários:

  1. Bom dia amigos
    Como já disse o Carlos o campeonato Nissan Micra CUP só teve um vencedor na última prova assim como também não se ganha corridas na primeira curva, teve a ver a repetição da corrida e confesso que não gostei de ver algumas ultrapassagens, queria fazer um apelo aos pilotos para terem mais cuidado nas ultrapassagens para não prejudicar os outros pilotos, se somos mais rápidos podemos fazer ultrapassagens sem haver toques, digo isso para quem estão a ser ultrapassados como para quem estão a ultrapassar.
    Agora: eu pilotestgt não sendo especialista em afinações e nem ser um piloto rápido já habituado a andar no meio da tabela dos campeonatos anteriores acabei por ter a sorte de fazendo uma boa prestação logo no arranque do campeonato, coisa inédita.
    Com isso beneficiei é claro de os outros pilotos mais rápidos não terem tido tempo para afinar os seus carros, assim acabei por ficar na frete do campeonato, mas digo, o mais importante é participar e tentar fazer sempre o melhor sem prejudicar os outros.
    Agora que estou na frente do campeonato sinto o peso e a responsabilidade de tentar manter essa posição o mais longe possível estando sempre atento a concorrência feroz.
    Parabéns a todos os que participaram e que venha a próxima corrida.

    ResponderEliminar
  2. Alô Pilotos!
    Na semana que passou não tive tempo para afinar o Punto e acabei numa colocação mediana, arrancando o fígado do carro e o meu para manter-me na pista. Estava fora da briga das primeiras posições porém, durante muito tempo tive uma disputa particular com o REPROTEAM (Paulo), que ao final me alcançou e "roubou" meu 5o. lugar.
    Mas não há de ser nada! Nunca me dei bem com carros com tração dianteira, mas a dificuldade é igual para todos. Então, vamos em frente e, nesta semana, conseguir um tempinho para acertar o carro, pois vem pedreira pela frente!
    Parabéns ao António (pilotestgt) pela vitória e a todos os participantes.
    Abraços,
    Armen

    ResponderEliminar
  3. Boas pilotos.
    Para começar, devo dizer que sou daqueles que gosta de afinar o carro para qualquer circuito. Não sou nenhum expert na matéria, mas dá-me alguma satisfação, baixar o tempo ao fazer alguns ajustes no carro, seja na suspensão ou motor. Carros sem afinações, só mesmo para passear, ou quando o tempo não é muito para andar a fazer testes. Para fazer umas corridas competitivas, logicamente que prefiro as afinações. Numa corrida que se preze, nada como o piloto ajustar o carro ao seu tipo de condução, tal como acontece em qualquer corrida real, seja em que categoria for. Um setup pode ser excelente para um piloto, mas ser uma droga para outro. Já experimentei algumas afinações disponíveis na NET, mas sinceramente nunca me dei bem com nenhuma!
    Para esta corrida do Punto Abarth, suponho ter conseguido um bom setup, embora me tenham ficado algumas duvidas na corrida. Na sexta-feira, num treino com vários pilotos, onde estava o António (pilotestgt), fiz voltas de 2.37.8XX sem grandes problemas, e em cada volta que dava, ganhava tempo para os outros pilotos. Mesmo assim, no sábado de tarde voltei á carga! Faço algumas alterações no carro, e passo a fazer voltas de 2.37.4XX. Perfeito! Agora sim, o carro estava pronto para a corrida. No domingo, o raio do carro não parecia o mesmo! Demorava a atingir a velocidade máxima em alguns pontos do circuito. Na qualificação, não consegui sequer, entrar na casa 37. Apesar de o meu carro estar melhor que a maioria da concorrência, ia perdendo algumas milésimas para o António em cada volta. Cheguei a pensar que fosse da sala, mas o motivo não foi esse, uma vez que o Ferreira abriu uma sala para eu dissipar duvidas. Acabei por dar razão ao Ferreira, quando disse que não devia estar nos meus dias. Afinal, algo que suponho acontecer com todos os pilotos. Nem sempre conseguimos o mesmo desempenho em determinados dias, apesar de o carro ser o mesmo.
    Mas na segunda-feira, quando entro na oficina para ver o carro, encontro um filtro de uma máquina fotográfica no chão. Boa... o único fotografo que eu conheço aqui, é o António. Fiquei com a pulga atrás da orelha! Será que o António sabotou o meu carrito durante a noite? Como não tenho a certeza, o melhor é dar os parabéns ao António pela vitória. Agora vem Laguna Seca, um circuito que não gosto muito! Vai ser uma semana a espremer o Abarth! No domingo logo se vê.

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.