Erros de condução uma realidade a que poucos escaparam

4 comentários

Olá amigos. Já não restava dúvidas quanto à excelência das corridas do Nurburgring Endurance, e tudo devido a um aproximar da realidade com nota bastante positiva. E na corrida de ontem, voltou a estar em evidência essa realidade, reforçada desta vez por situações de erro humano. E se há dias em que as coisas não correm bem, isso aconteceu à grande maioria dos pilotos nesta corrida. Tal como na vida real os erros de condução acabam sempre por acontecer, e na maior parte das vezes, fruto da verdadeira paixão pela competição. Já nem faz sentido sequer, estar a falar em palavras bonitas como fair play ou desportivismo, pois os pilotos que participam nestas corridas, estão mais que vacinados quanto a isso. O Mercedes não era nenhum "bicho" indomável, mas a configuração para os 430PP permitia algumas afinações distintas, acabando por confundir os pilotos em certos sectores do circuito. Confusão essa, que acabou por contribuir para alguns erros. Despistes anormais, cálculos errados em ultrapassagens, toques involuntários, foram as situações em maior evidência. Um dia a esquecer para a maioria dos pilotos, e que apenas hfsaraujo e NARESERVA parece terem escapado. Conseguiram isolar-se na frente da corrida desde muito cedo, discutiram o 1º lugar durante as 10 voltas, mas a troca de pneus do Araújo nas últimas voltas, arruinou a poupança dos mesmos por parte do Nuno. Apesar do jcarlos72 também não escapar a alguns erros de condução, acabou no entanto por subir ao pódio e conquistar mais uma medalha de bronze. Para que não falte qualquer descrição importante sobre esta corrida, deixem como é costume, o vosso indispensável comentário. Esta corrida já é passado, e está na hora de preparar o RUF RGT para a corrida do próximo domingo.

hfsaraujo - Estratégia na troca de pneus com resultados à vista. 1º lugar na corrida

NARESERVA - Poupança dos pneus, arruinou a segurança do Mercedes

jcarlos72 - Medalha de bronze, acabou por ter sabor especial

Brasil-Men - Corrida comprometida pelo mau arranque

Hdvtec - Toques e despiste numa corrida para esquecer

PORTO_GT - Outro piloto com corrida para esquecer

FLS-GTP5 - Churrasco em dias de corrida, com "digestão" difícil em Nürburgring





4 comentários:

  1. Alô galera do GT5!
    Foi por pouco que o GT5 não me traiu mais uma vez, como acontecera em Trial Mountain com o Toyota: carro afinado, tudo perfeito, mas na hora da corrida uma mudança radical no comportamento do carro; é como se colocasse pneus conforto duros atrás e corrida macio à frente.
    Quando entrei com o Mecedes na pista acontecera a mesma coisa. Daí, por sugestão do Carlos, saí fora, coloquei a Configuração B, fiz duas curvas, voltei e instalei a configuração original. Pronto: acabaram-se os problemas, tudo normal!
    Minha corrida não teve nada de excepcional e ocorreu sem maiores problemas; apenas fui prejudicado pela péssima largada (como sempre)! Mantive um ritmo suave no início para tentar fazer a "primeira perna" da corrida e completar 4 voltas com o primeiro jogo de pneus. Fiz a troca ao final da 4a. volta e a outra ao final da sétima. Algumas disputas pelo caminho e um 4o. lugar, muito longe dos líderes NARESERVA e Araújo que faziam uma corrida à parte, trocando de posições e chegando ao final com mais de 6 meses de vantagem sobre os demais.
    Esta corrida para mim não foi para esquecer: foi para lembrar! Agora, todas as vezes que entrar na sala, troco a configuração, dou um passeio e volto na configuração programada!
    Abraços a todos e parabéns ao Araújo pela vitória e impecável condução.
    Armen

    ResponderEliminar
  2. Uma corrida para esquecer, simplesmente por alguns toques anormais que aconteceram. Dei uns e levei outros, mas apenas devido ao calor da corrida ou a situações inesperadas. Os pontos de travagem eram diferentes de piloto para piloto, havia carros com entradas em curva sem alterar a trajectória, enquanto outros, bailavam de um lado para o outro sendo difícil evitar os toques. No final da corrida, acabei por desistir da luta pelo 3º lugar, numa disputa acesa com o Fernando. Numa zona de curva e contra-curva, vejo o Fernando do lado esquerdo do meu retrovisor, para rapidamente passar para o lado direito. Quando volto a olhar tinha desaparecido, retardo a travagem, e lá vou eu para o mato. A duas voltas do fim e sem qualquer possibilidade de chegar ao 3º lugar, acabei por encostar o carro, até devido a algum cansaço de deitar tarde e acordar cedo. Esta corrida já é passado! Venha lá esse Porsche disfarçado de RUF

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal!

    Fiquei com algumas dúvidas quanto às definições da prova. Quando treinei na minha sala com variabilidade do clima definida a 1, havia chuva. Demorava algum tempo a aumentar a percentagem, mas havia e chegava aos 100% passadas algumas voltas. Tendo isto em conta afinei o carro para ter um comportamento mais previsível no molhado, mas na hora H chuva nem vê-la... Será que na corrida a variabilidade do clima ficou a 0?

    Parabéns ao Araújo pela grande vitória. De facto no final já não tinha pneus para acompanhar, por ter feito só uma troca. Estava com um grãozinho na asa e com pouca capacidade para andar no limite. O andamento à taxista não foi suficiente para tirar partido de ter parado só uma vez.

    Foi pena a ligação do Diogo não se ter aguentado, provavelmente seria mais um a lutar pela vitória.

    ResponderEliminar
  4. Bons dias pessoal!!

    Realmente estas endurances tem sido fantásticas, o facto de numa semana ter feito uma corrida de mer..., não invalida que na próxima estejamos a lutar pela vitória ou vice versa.

    Quanto à corrida, acho que também já disseram tudo, eu e o Nareserva estávamos com um andamento muito semelhante, e só mesmo a estratégia na troca dos pneus é que ditou o resultado final. Apesar de termos andado sempre relativamente próximos as ultrapassagens só se efectuaram nas boxes ou então na recta, acho que estávamos mais para controlar do que para arriscar, o que acabou por ditar as diferenças para os restante.

    Abraço a todos e domingo lá estamos!!!

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.