Treino em ritmo de corrida

12 comentários

Olá amigos. Apesar de terem comparecido ao treino programado do Super Touring, 14 dos 16 pilotos inscritos, apenas foi possível realizar uma corrida com o máximo de 11 pilotos, pois nem todos conseguiram marcar presença à mesma hora. No entanto, fica a certeza de termos mais um campeonato competitivo a avaliar por este treino em La Sarthe. Esperamos realizar mais uns pequenos testes antes do início do campeonato, até para rever alguns aspectos, principalmente os relacionados com as penalizações. Mas vamos por partes: as penalizações existem para manter alguma ordem nas corridas, tal como acontece em corridas reais, apesar de nem todos estarem de acordo com elas. Certamente que algumas até são um pouco exageradas, enquanto outras, quase se torna ridículo por não existirem, principalmente nos circuitos, ditos "Originais". Mas o problema maior das penalizações, são aquelas que acontecem à chegada da primeira curva após o arranque das corridas. Sabemos que não é por falta de fair play dos pilotos, os toques que acontecem no início das corridas. A visibilidade para os pontos de travagem com muitos carros em pista, não é de todo a melhor no jogo, mais a velocidade extra que os carros da retaguarda atingem por usufruir do cone de ar, dificilmente se consegue evitar alguns embates por muito ligeiros que sejam. Geralmente estes acidentes penaliza quem bate por trás, mas por vezes tira da pista, ou deixa o carro virado ao contrario, quem nada fez por para merecer estes contratempos.


Depois temos a agravante de os carros penalizados ficarem semitransparentes, o que causa uma confusão total no meio de outros carros, pois nem sempre se consegue vislumbrar quem está penalizado ou não e, lá acontece mais um toque que se podia evitar. Talvez não fosse má ideia, o Gran Turismo contar com arranque temporizado para cada piloto, tal como acontece em provas de rally. Bastava um pequeno intervalo de 3 segundos para cada piloto, e as corridas deixavam de ter algumas penalizações e acidentes que resultam numa grande salgalhada. Fica a chamada de atenção ao sr. Kazunori Yamauchi, mais conhecido por Tamagotchi entre portugas e brasucas. Mas como vamos participar num campeonato com as "armas" que temos, não fica mal, haver um maior cuidado por parte dos pilotos no arranque de cada corrida. Dificilmente se ganha uma corrida, por chegar em primeiro à primeira curva. Perde-se menos tempo levantando o pedal do acelerador mais cedo, do que levar com uma penalização de 10 ou 20 segundos. Lembrem-se que além das penalizações em corrida, este campeonato conta com um regulamento que é para cumprir integralmente. Vamos aprimorar o fair play, até para não existir reclamações de qualquer piloto. Como já perceberam, este campeonato não vai ser nada fácil. Escolher um carro para cada circuito, gerir o uso dos pneus disponíveis, vai ser uma tarefa árdua. Se todos conseguirem, evitar causar danos desnecessários aos adversários, tanto melhor.

Dodge Challenger parece ser o carro preferido para La Sarthe. Com que pneus?


12 comentários:

  1. Boa tarde amigos.

    Tenho uma ideia para "resolver" esses pequenos problemas principalmente em La Sarthe, já que realmente as primeiras curvas com os toques e penalizações relativamente exageradas que acontecem naquela pista deixam por muitas vezes alguns pilotos em situações bem difíceis.

    Poderíamos fazer uma largada falsa, e alinharmos um atrás dos outros até a passagem das duas primeiras curvas, e somente após o último piloto passar essas curvas, o pole daria pé no acelerador e daí para frente é CORRIDA! Todos manteriam suas posições de classificação e somente após a passagem da curva, com todos alinhados realmente passaria a valer. Acho que todos temos o fair play nacessário para fazermos uma largada desse tipo e isso resolveria os problemas de transparências, penalizações e toques indesejados no início. Lógico, tudo isso em velocidade controlada, tipo 60 km/h para todos podermos ficarmos bem alinhados até o início real da corrida.

    Seria como uma partida lançada, só que só após o primeiro "S" da La Sarthe.

    Fica a sugestão.

    Abraços

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  2. Pilotos
    Acho ótima a sugestão do Felipe para a largada de La Sarthe.
    Os dois primeiros colocados dariam o ritmo da largada, com velocidade baixa e os demais ficariam lado a lado, de dois em dois, na sua posição original e, passando as primeiras duas curvas os ponteiros acelerariam ao fundo, dando início à corrida.
    Abraços,
    Armen

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  3. A ideia não é má, mas pode alterar um pouco o rumo da corrida pelo seguinte: se houver pilotos que façam uso de carros como os NIssan, podem acabar por ser prejudicados. Estes carros por serem 4WD, são rápidos no arranque, podendo ganhar algumas posições no início das corridas. Se beneficiarem de uma penalização de 20 segundos de um piloto com um carro mais potente, pode gerir a corrida de outra forma. Numa partida lançada, estes carros perdem o poder de melhor arranque. Acima de tudo, deve prevalecer o fair play e, fazer cumprir o regulamento para os toques por descuido, ou seja, ficar com a pontuação obtida sinalizada a vermelho, e no final do campeonato ser descontados 5 pontos. É que este problema não se resume a La Sarthe! Vai ser assim em todos os circuitos. Com partidas lançadas, os carros de tração às 4 rodas vão acabar por ser prejudicados.

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  4. Ainda sou novo no grupo mas na minha maneira de ver deveriamos de tentar aproximar o mais possivel da realidade. Nem as penalizações nem o arranque depois das duas primeiras curvas se aproxima da realidade porque isso nunca ninguém viu. O ideal seria mesmo retirar as penalizações por completo até porque toda a gente se conhece e sabe que somos um grupo sério. Mesmo assim quem cair no erro de fazer "corta mato" como penalização pode ficar desqualificado dessa corrida. Para o efeito de fiscalização da corrida propunha uns 4 juizes que, gravavam a corrida e analizavam a seriedade dos pilotos.

    É só uma ideia e vale o que vale.


    PMSR

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  5. Depois de ler todos estes comentários acho que a solução mais justa e a que vai agradar equitativamente estas duas três opiniões, é haver penalizações mas reduzidas. O arranque é o normal!
    Fica dada uma possível solução.
    Diogo.

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  6. Isso vai dar pano para manga...rs....

    Acho que o comentário do Pedro, resume bem o que no fundo eu acho. Penalizações, são feitas por juízes e devem ser observadas e julgadas os devidos abusos dos pilotos. Isso no GT5, acho bastante difícil, porque o LAG das redes inviabilizam isso, principalmente no início da corrida. Também acho as penalizações, principalmente em La Sarthe, exageradas.

    Achar uma medida que agrade a todos, e que de o maior senso de realidade é uma tarefa difícil, principalmente quando temos os campeonatos com essa possibilidade de variação de carros, já que cada carro, tem a sua característica e se beneficia em um ponto. As vezes, uma medida beneficia alguns carros e outra, outros.

    Outro ponto que é de discórdia entre os pilotos, é a questão dos danos mecânicos, onde na realidade se você bate e quebra a roda, só conserta indo ao box, e não depois de alguns segundos. Será que se tivéssemos esse tipo de danos, todos não tomariam um SUPER CUIDADO NA LARGADA? Quem sabe não resolveria todos os problemas de penalizações e toques? Difícil falar.

    Acredito que o bom senso sempre seja o melhor caminho, e o que os organizadores decidirem, está decidido. Mas mesmo com as penalizações do GT5, sejam elas, leves ou elevadas, deveríamos ter um corpo de jurados após a corrida para avaliar possíveis excessos de todos os pilotos.

    Abraços

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  7. Boas pilhotos
    Ja que se toca neste assunto entao dou a minha opiniao, acho que apos estes anos todos juntos a correr os campeonatos nao deveriam ter penalizaçoes. Ja todos nos conhecemos e nao me acredito que alguem durante uma prova fosse cortar xicanes para ganhar tempo, ate porque apos algumas voltas ja todos sabemos os tempos que se fazem em media. No caso de nao haver penalizaçoes se os organizadores assim o entendessem e quizessem vistoriar a corrida era facil, como todos guardam a corrida no final, e para distribuir tarefas cada piloto vistoriava a corrida do seu antecessor, ou seja, o ultimo via a do 1º, o antepenultimo via a do ultimo e assim sucessivamente.
    Para mim o mais facil era fazer sem penalizaçoes e mais nada.
    É só a minha opiniao
    Abraços

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  8. Se o Felipe diz que isto vai dar pano para mangas, eu digo que o pano chega para costas e colarinho. Mas ainda bem que é assim. Escrever mensagens para tentar manter o melhor ambiente durante as corridas, e não contar com as opiniões dos pilotos, é desmotivante. Mesmo que não estejamos de acordo com algumas opiniões, é sempre bom saber o que cada um pensa acerca do tema. Um blog alimenta-se de comentários. Sem eles deixa de ter interesse. Com tantos pilotos inscritos nos campeonatos, é pena serem sempre os mesmos a colaborar. Mas voltando ao tema das penalizações, elas são exactamente as mesmas que foram aplicadas nos últimos campeonatos realizados. O resultado foi, que tivemos campeonatos limpos do princípio ao fim, sem qualquer reclamação por parte dos pilotos. Como tal, tentámos mantemos o mesmo regulamento e definições para não haver grandes mudanças. Em todos eles, sempre pedimos aos pilotos para manterem o fair play antes dos campeonatos se iniciarem, e assim fizemos neste. As penalizações que o jogo disponibiliza podem não ser reais, mas servem para manter alguma ordem nas corridas. As penalizações são iguais para todos! Não são graves para uns e ligeiras para outros.Fazer corridas sem qualquer tipo de penalização não me parece ser boa ideia. Ia haver sempre dúvidas em qualquer ponto do circuito sobre qualquer piloto. Ia ser como nos fora de jogo do futebol. Para uns é fora de jogo, para outros é limpinho. Em poucos dias, o blog era conhecido pelo blog do sistema. De gatuno a compadrio, era num abrir e fechar de olhos. Depois acusavam os pilotos de ganharem campeonatos na secretaria. Só alinho nisto, se me chamarem Pinto da Costa do Gran Turismo. Os benfiquistas e sportinguistas que me perdoem, mas aquele homem sabe mais a dormir que os outros acordados. Lampiões! hehehehe.... Estar a penalizar um piloto pelo visionamento da corrida, é uma coisa impensável. Quem é que se disponibilizava para tal tarefa? Quem? Que tempo isto iria demorar? Fazia-se uma corrida hoje, e na semana seguinte apresentava-se a classificação?! E se durante o visionamento algum piloto estivesse com LAG momentâneo, parecendo que embate em outros carros, quando na realidade fez uma corrida limpa? Danos mecânicos graves nem é bom pensar. Por vezes, basta pisar um pouco a relva e ter um despiste que nos faça embater num muro ou rail. Ter um dano mecânico grave em La Sarthe, era motivo para eu abandonar de imediato a corrida. Não estou para andar quilómetros com o volante feito martelo pneumático. Já basta o tempo que se anda com a roda empenada, mais a penalização de tempo que se leva por sair da pista. Acho que se deve manter o estipulado, e que tem dado bons resultados. Os pilotos, apenas devem manter o máximo cuidado e respeito nas primeiras curvas. Depois é cada um por si. Já fiz corridas sem levar penalizações, e já fiz outras que levo o "saco cheio". Até pareço o Pai Natal.

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  9. Seria muito bom se fizéssemos corridas com o máximo de realidade, sem penalizações, mas como já foi dito é muito difícil observar as provas de todos os pilotos. Também gostaria de correr com danos reais, mas por muito fairplay que haja podem sempre haver toques devidos à falta de visibilidade lateral do gt5. O que acho que se podia mudar era as penalizações para fracas, acho que chegava perfeitamente.

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  10. Boas pessoal
    Sou da opiniao do Nuno, poderiamos ter penalizaçoes reduzidas.
    Abraço
    Jcarlos72

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  11. Alô Pilotos!
    Diante dos comentários, na minha opinião, o que vem ao encontro dos desejos da maioria é a redução das penalizações. Somente. Danos mecânicos graves jamais! Um G27 no Brasil custa muitos dinheiros e a maré não está para peixe... Esse tipo de castigo é o que mais destroi nossos volantes! E, ainda na minha opinião, essa regra das penalizações valeria para todas as corridas do campeonato.
    Acho que não se trata de fairplay, o que já é demonstrado em todas as nossas corridas. Trata-se de minimizar o trabalho pós-corrida: imaginem ter que ficar verificando as gravações; imaginem as várias interpretações; imaginem o tempo dispendido! É como sempre digo: o divertimento deve estar em primeiro lugar!
    Abraços a todos,
    Armen

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