Circuito da Boavista 2013

3 comentários

Olá amigos. Este ano realiza-se mais um Circuito da Boavista, um evento sem dúvida a não perder na cidade do Porto. Para quem não conhece ou nunca assistiu, fiquem por dentro desta prova histórica do automobilismo.

APRESENTAÇÃO

Um circuito único. Uma cidade imperdível. A cidade do Porto volta a ser palco de grandes emoções automobilísticas, com a realização do Circuito da Boavista, da cidade do Porto, um circuito que remonta aos anos 30 do século XX, e que recebeu a 24 de Agosto de 1958, a primeira prova de Fórmula 1 em Portugal. Uma estreia acompanhada com a vinda de nomes como Stirling Moss, Mike Hawthorn, Jack Brabham, Graham Hill e a primeira mulher a pilotar um Fórmula 1 – Maria Teresa de Filippis -, entre muitos outros. Depois de 45 anos sobre as últimas glórias vividas no Circuito da Boavista do séc. XX, a paixão pelas máquinas, o cheiro e o barulho dos motores, voltaram finalmente em 2005 ao Circuito da Boavista, realizando-se este ano a 5.ª edição do Circuito da Boavista do século XXI. Para além das corridas, o Circuito da Boavista de 2013, haverá também espaço para as mais variadas atividades de turismo e lazer, integradas na Festa do São João do Porto que este ano já faz 102 anos, mas que apesar de secular, mantém uma oferta apaixonante, e que promete fazer do dia-a-dia da cidade também uma festa, para a qual todos estão convidados.

BEM-VINDO AO PORTO



HISTÓRIA

Depois de 45 anos sobre as últimas glórias vividas no Circuito da Boavista, a paixão pelas máquinas, o cheiro e o barulho dos motores, voltaram finalmente ao Circuito da Boavista. Venceu a vontade de um grupo de homens que pelo desporto automóvel fez mover montanhas, permitindo pôr de pé um projecto de âmbito nacional e internacional: o Grande Prémio Histórico do Porto de 2005. Passadas as 4 primeiras edições - 2005, 2007, 2009 e 2011 -, este evento faz não só as delícias dos amantes de corridas e de carros, mas também de todos que não querem perder a oportunidade de ver a cidade ainda mais cheia de vida e charme, num reencontro com o seu passado, fortemente marcado pelo ritmo e pela animação de um acontecimento único: o “Melhor acontecimento de desporto automóvel de 2005”, como foi descrito. A Câmara Municipal do Porto teve um papel fundamental para que o sonho passasse a realidade. As raízes da estrutura física mantiveram-se na zona da Boavista e Circunvalação, onde foram construídas novas infra-estruturas para o efeito. Foram, e são, meses de trabalho para que o Circuito da Boavista possa receber, a cada dois anos, bólides das mais variadas classes, desde os HGPCA F1 Pré-1961 – Motor Dianteiro, HGPCA F1 Pré-1966 – Motor Traseiro, Pre-War Motor Legends, HGPCA GT/Sport – Travões de Tambor, Lurani Fórmula Júnior, Gentleman Drivers GT and Sports Enurance, Gentleman Drivers Sports Racing Challenge, Sports Racing Masters (Protótipos até 1964), Touring, GT e Sports Classics (Clássicos até 1981), o World Sports Masters (GT e Protótipos até 1974, ex-Le Mans), e o Grand Prix Masters (F1 Pré-1978), bem como o Seat Leon Celebridades, o Troféu Datsun, o Campeonato Nacional de Clássicos Velocidade, o Troféu Nacional de Clássicos Velocidade e, a finalizar, o Masters GT/Taça FPAK.


INTRODUÇÃO

De 21 a 23 de junho o convite é para um regresso ao passado para assistir ao Grande Prémio Histórico do Porto, ao ritmo rápido do Circuito da Boavista. Com encontro marcado com a cidade de dois em dois anos, este circuito urbano com características únicas, faz as delícias dos amantes de corridas e de carros, mas também de todos quantos não querem perder a oportunidade de ver a cidade ainda mais cheia de vida e charme, num reencontro com o seu passado, mas fortemente marcado pelo ritmo e pela animação dos dias de hoje! Grande Prémio Histórico do Porto: dedicado a reviver os velhos tempos do automobilismo, com categorias automóveis desde os anos 30 aos 80, dos monolugares, sport protótipos e gt.










CIRCUITO DA BOAVISTA 2011



 WTCC

Nos 3 últimos dias de junho, a ordem é definitivamente para acelerar! E os limites de velocidade passam a ser bem diferentes dos habitualmente sinalizados nas ruas do Porto. Os melhores pilotos de velocidade de todo o mundo instalam-se no Circuito da Boavista, e transportam-nos para uma etapa das mais disputadas e conceituadas provas do automobilismo internacional: o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). Depois do  fim de semana da noite de São João, a noite mais longa do ano dá lugar ao fim de semana mais rápido do ano, onde os níveis de adrenalina e de emoção prometem levar todos os que vivem ou visitam o Porto ao rubro. Não perca esta oportunidade de ver a cidade a todo o gás! WTCC - Campeonato do Mundo de Carros de Turismo : neste fim de semana destacam-se as duas corridas do World Tourism Car Championship, com alguns clássicos à mistura, Oldtimers /VIP race, etc.















3 comentários:

  1. Parabens excelente reportagem sobre este momento

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Quem vai? Eu estava a pensar ver as corridas de clássicos.

    Abraço,
    CheirasMal

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar ir, mas tudo vai depender do trabalho. Depois digo alguma coisa,

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.