Danos mecânicos graves

5 comentários

Olá amigos. Começa hoje a 2ª série do SPA Race Masters, onde a grande novidade é a inclusão de danos mecânicos graves, em vez dos ligeiros usados na 1ª série. A aplicação desta penalização não se destina a sancionar os pilotos por falta de fair play, pois felizmente é coisa que não nos podemos queixar. Se assim não fosse, nem sequer perdíamos tempo na organização destes eventos. Por vezes lá acontece um ou outro toque, mas em situações algo semelhantes às corridas reais. Os toques mais frequentes são mesmo os de falta de visibilidade lateral, algo ainda difícil de conseguir no simulador, a não ser que os pilotos disponham de monitores suplementares para essa função. As outras opções, é carregar nos botões direccionais esquerda e direita, o que nem sempre é muito prático em certos sectores dos circuitos, ou ampliar o mapa da pista para o máximo, o que acaba por trazer a desvantagem, de não se saber a que distância se encontra cada piloto da nossa posição. A solução mais fácil de resolver o problema quando se aproxima uma curva, é dar prioridade ao piloto que circula à nossa frente, e isso consegue-se visualizando a lista de pilotos mostrada no lado direito do monitor. Se o piloto que está ao nosso lado não é visível, pelo menos na lista aparece atrás ou à nossa frente. É uma questão de bom senso, e evita-se males maiores. Como os danos mecânicos graves implica uma ida às boxes, há que evitar ao máximo qualquer toque. A entrada em pista após despiste ou a saída das boxes, deve ser feita com a maior precaução. O piloto que danificar o carro, não pode ir às boxes em sentido contrário ou de marcha atrás, seja em que ponto for do circuito que tenha ocorrido o dano, como não deve dificultar a ultrapassagem aos outros pilotos. Se o vosso carro se encontra danificado e em marcha lenta, evitem o trajecto que é feito em velocidade alta. Não vai faltar ponta de emoção nesta 2ª série, pois ao menor erro de condução, pode-se perder uma corrida que parecia ganha. Hoje vamos testar o Caterham, um carro de condução fácil mas algo endiabrado em curva, se não houver moderação no acelerador. Boa sorte a todos, e  máximo de cuidado.


5 comentários:

  1. Boas pessoal,
    Esta alteração para danos graves, embora ache que é bastante mais exigente, tem o seu senão.
    Na corrida de hoje, além das minhas habituais penalizações, tive apenas que ir à boxe arranjar o carro por danos porque fui literalmente empurrado para fora pelo bimmer e bati no muro, fiquei com o carro feito num harmónio, motor, rodas da frente e uma de trás danificadas, surpreendentemente o carro do bimmer nada sofreu porque continuou como se nada fosse. Ou seja, os danos obrigam-nos a ter cuidado com o piloto da frente mas desta forma quem sai mal é quem não tem culpa no acidente....
    Talvez seja melhor haver um bocadinho maus de FairPlay e termos mais cuidado uns com os outros.
    Fora isso, foi muito divertido.
    Abraço a todos
    João
    joao_alan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João.
      As minhas desculpas pelo sucedido. Não era de todo minha intensão tocar-te, mas naquele preciso momento ias aos esses e eu estava numa luta espetacular com o Carlos pela 2ª posição. O facto de o meu carro não ter sofrido quaisquer danos deve-se ao facto de não ter ido ao muro, comno infelizmente aconteceu contigo. Depois de ver a repetição percebi porque razão a tua trajetória era irregular: Tinhas a roda dianteira direita danificada.
      Abraço
      Bimmer23

      Eliminar
  2. Alô Pilotos!
    Confesso que esta nova série em Spa, para mim, era uma incógnita. Mas, após esta primeira prova, fiquei satisfeito com os Danos Graves, um “castigo” que, certamente, trará muitas surpresas.
    Minha corrida, no início, estava uma maravilha, até que cometi erros, e num deles espetei na parede de concreto, obrigando-me a ida aos boxes, uma coisa que não faria com este Caterham. Mesmo não conquistando o pódio, achei os Danos Graves bastante interessantes e uma regra que vem contribuir para uma condução mais cuidadosa de todos e novas emoções nos campeonatos.
    Quanto aos comentários do João acima, mesmo não tendo Procuração para defender quem quer que seja, tenho certeza que o toque do Bimmer foi acidental e involuntário, visto que corre conosco há alguns anos e sempre demonstrou lisura e competitividade. Digo isso com a maior imparcialidade e acredito que todos do PolePosition compartilham da mesma opinião.
    Eu mesmo já tomei muitos toques, fui jogado para fora inúmeras vezes e, mesmo assim, considerei como acidentes de percurso e/ou inexperiência. Dei alguns toques também...
    Será que o João colocou o braço para fora e mostrou o dedo “pai de todos” para o Bimmer e este revidou?
    Brincadeiras à parte, sempre é bom lembrar algumas práticas que evitam a maioria das colisões:
    1) O espelho retrovisor é um grande aliado do piloto e não serve somente para espremer espinhas ou retocar a maquiagem: de vez em quando, deve ser consultado para detectar a aproximação de um piloto mais rápido;
    2) Quem vem atrás, no cone de ar (no Brasil, dizemos apenas Vácuo), deve calcular a frenagem em relação ao aumento substancial da velocidade;
    3) Ainda com relação ao cone de ar, na aproximação antes da curva, evita-se batidas na traseira deslocando um pouco o seu “charuto” da traseira do que vai à frente: cada piloto um tem um ponto de frenagem diferente do outro. Esta tem sido a maior causa de despistes em corridas;
    4) Na primeira curva deve-se evitar disputas por posição: nossas corridas são longas o suficiente para ultrapassagens nesse momento;
    5) Nunca deve-se mudar o traçado normal para interromper uma ultrapassagem: normalmente, que vem atrás numa reta, certamente está à 20 ou 30km/h a mais. Portanto, deixe-o passar e faça o mesmo com o adversário na volta seguinte. Isso não quer dizer que você precisa deixar passar e sim demonstrar fairplay;
    6) Fique de olho no mapa: coloque-o na visão “pista completa” e acompanhe a posição aproximada do que vem à frente ou atrás. É um meio de ficar “ligado” nas aproximações;
    7) Não é demérito para ninguém ficar fora do pódio, e até mesmo chegar em último: o que vale é a amizade, a diversão e o entretenimento;
    8) Por último e o mais importante: quem leu este comentário até o final deve fazer um depósito de €100,00 na minha conta bancária a título de contribuição. A família penhorada agradece.
    Abraços a todos e parabéns ao Araújo pela vitória e a todos que participaram!

    ResponderEliminar
  3. Boas bimmer
    Não tenho qualquer duvida que me mandaste para fora por mero acidente inevitável, a questão aqui foi somente a diferença de danos entre os dois carros.
    Embora estivesse do lado direito da pista assim que se deu o toque fiquei logo com dados no motor e a seguir ao embate no muro fiquei com as rodas quadradas...
    Mas ainda assim, foi interessante esta mudança visto que podemos ir à frente e por uma coisinha ficamos para ultimo. Ou seja, promete corridas com resultados no mínimo diferentes...
    Abraço
    joao_alan

    ResponderEliminar
  4. João
    Infelizmente a diferença de danos entre os dois carros é problema do jogo. Já aconteceu comigo: numa corrida com danos graves, em Nürburgring Nordschleife, tomei uma porrada na traseira, fui penalizado com 20" e ainda tive que percorrer quase 18km para chegar aos boxes. São deficiências que teremos que conviver e aceitar.
    Veja que em algumas pistas, se você pisar na zebra é penalizado e em outras, como Mônaco, você corta a chicane na maior cara dura e nada acontece.
    Esperamos que o GT6 corrija esses bugs e torne o jogo mais real do que é.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.