SPA Race Masters - Toyota 86GT

4 comentários

Olá amigos. O que dizer desta corrida com o Toyota 86GT? Como sempre, podemos fazer um pequeno resumo do que se passou nas 25 voltas, mas esta corrida não pode nem deve, ficar sem o comentário de cada piloto interveniente, até para percebermos exactamente o que se passou. Compensador para uns, desolador para outros! Uma coisa é certa, nunca um pódio do SPA Race Masters esteve tão indefinido como este. Pelos tempos feitos nas voltas de qualificação, dava para ter uma ideia de quem poderia subir ao palanque, mas com o desenrolar da corrida, o trio da frente sofria por vezes alterações incríveis, e sempre fruto, de tudo quanto pode acontecer numa corrida real. O certo é que PORTO_GT venceu a corrida, e DANIEL_CC001 e Brasil-Men foram respectivamente 2º e 3º classificados. joao_alan terminou em 4º lugar, mas um erro de condução acabou por prejudicar Bimmer23, levando esta ao abandono da corrida. FLS-GTP5 tinha tudo para vencer, mas um despiste aparatoso na 19ª volta quando se preparava para ultrapassar PORTO_GT, retirou todas as chances para vencer esta corrida. Ainda podia ter conseguido o 3º lugar, mas a perda de ligação na volta 24, foi o ponto final na sua corrida. Venham lá esses comentários de regozijo ou frustração de cada piloto. Na próxima quarta-feira tem inicio o Test Driver Challenge, um campeonato, onde os carros, circuitos e definições, foram seleccionados por vários pilotos. O SPA Race Masters, passa assim, a contar exclusivamente com as corridas aos domingos, sendo que a próxima, é com o C4 Coupé 2.0 VTS

PORTO_GT - 1º lugar / 1h 02m 54s

DANIEL_CC001 - 2º lugar / 1h 03m 14s

Brasil-Men - 3º lugar / 1h 03m 41

joao_alan - 4º lugar / 1h 04m 50s

FLS-GTP5 - 5º lugar / perda de ligação ou abandono

Bimmer23 - 6º lugar / perda de ligação ou abandono

No final da corrida, FLS-GTP5 dizia não perceber como se despistou.  Como tal, aqui fica em imagens,  o que provocou o despiste de Felipe Lopes. Coincidência ou não, o certo é que PORTO_GT foi o único piloto a usar a asa traseira tipo A, e venceu a corrida!

Ao curvar, FLS-GTP5 deixa o carro ir à relva...

... e já não consegue corrigir a trajectória! 

Num ápice, o Toyota 86GT de FLS-GTP5 virou corta-relva




4 comentários:

  1. Boas pessoal. De todas as corridas do SPA Race Masters, esta, foi aquela em que levei o carro sem ter feito a rodagem. Tinha 386CV para fazer frente aos 395 da concorrência. Comprei o carro na sexta-feira à noite, e apenas consegui fazer a afinação. Não tinha qualquer referência de tempos que estavam a fazer com este Toyota, mas como fiz voltas de 2.28, não devia estar muito mal. No domingo, foi chegar a casa e correr. Na qualificação, quando vi o Felipe, o João e o Armen, fazerem voltas superiores à minha, vi logo que a coisa não ia ser fácil! No arranque consegui chegar ao 2º lugar, entrei bem no rouge, e no final da recta ultrapasso o João. Depois veio o assalto do Felipe. Aguentei até à 2ª volta, mas depois passou por mim que nem um foguete. Mesmo no cone de ar, não dava para acompanhar. Os 9CV de diferença, faziam mesmo grande diferença! Sendo assim, tentei logo segurar o 2º lugar. No entanto, o Felipe nunca conseguiu ganhar uma grande diferença, e quem vinha atrás, cada vez ficava mais longe de mim. Na 8ª volta, achei um pouco estranho o Felipe trocar de pneus, até pelo pouco desgaste que tinha nos meus. Passei para a frente, e só volto a ser ultrapassado pelo Felipe na 13ª volta, altura em que fiz a minha paragem nas boxes. Na 18ª volta, regresso ao comando na segunda paragem do Felipe, mas apenas com 2.800 de vantagem. Claro que com melhores pneus, e com sete voltas por disputar, não tinha qualquer hipótese de fugir ao Felipe. De qualquer maneira, estava disposto a vender cara a derrota! Apesar de um pouco mais lento, o meu carro era bastante seguro em curva, não sei se pelo tipo de asa que usei, diferente de todos os outros. Na 19ª volta, entro numa curva a calcar o corretor, e o Felipe a calcar a relva! Pelo retrovisor, vejo o Felipe em desespero para segurar o carro! Quando reparo que bate no muro e rodopia, disse para os meus botões: JÁ FOSTE!!! Com o Daniel a 16 segundos, não tinha como perder aquela corrida! Foi justo? Justíssimo! 9CV a menos no carro, sem cometer qualquer erro nas 25 voltas! Depois de ver a corrida, não posso deixar de fazer um pequeno reparo: tanto nesta corrida como na anterior, houve toques perfeitamente evitáveis, e que acabaram por prejudicar pilotos sem culpa nenhuma. Na corrida anterior, apanhei uma penalização de 10 segundos ao ser empurrado para fora da pista. Esta penalização, praticamente hipotecou a minha corrida: Na corrida de ontem, foi o João a ficar com o carro empenado. Sei perfeitamente que estes acidentes não são premeditados, mas resultam de descuidos, que não podem nem devem acontecer. Os toques normais de uma corrida, não deixam mossa nos carros! Parece que as férias, deram energia a mais a alguns pilotos!

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  2. DANIEL_CC001: Boas pessoal, em primeiro lugar os parabéns ao Carlos pelo 1º lugar do pódio.
    Nesta corrido estava longe de pensar atingir o 2º lugar, mas quando vi o pessoal da frente a esbardalhar-se, optei por fazer uma coorida limpa sem correr risco sempre na casa dos 2m30seg, por volta, e esse foi o segredo para esta corrida, pois não tive tempo para afinar melhor o carro. De resto o Carlos já tudo disse.
    Abraços GT's.

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  3. Boas pessoal,
    Apesar de ser talvez um dos melhores carros que aqui passaram nestas corridas de SPA, a minha corrida foi premiada por dois toques que me levariam lá bem para trás.
    Logo na primeira volta na travagem a seguir à recta grande, travei tarde de mais e por consequência dei um toque involuntário no bimmer que além de danificar o meu carro acabei por danificar o dele também. Quando me apercebi que estava a travar tarde ainda tentei mandar o carro para dentro afim de evitar o toque mas como o bimmer fecha a trajectória foi inevitável.
    Fica aqui o meu pedido de desculpa bimmer.
    Como tivemos de entrar os dois na Box caímos para os últimos lugares da corrida. Pouco tempo depois quando circulava atrás do bimmer, este despista-se e por pouco não lhe acertava em cheio mas festa vez consegui mandar o carro para a areia e assim evitar o toque, pouco tempo depois vejo o bimmer entrar na boxe e abandonar a corrida.
    Julgo que por despiste do Armen consigo ficar a rolar em cima dele (passo a expressão). Na volta 7 na chicane rápida quando desacelero para na bater no Armen saio fora de pista e bato c bastante violência no muro onde danifiquei o carro com bastante gravidade. Depois foi chegar à Box e acabar a corrida com mais calma porque já não valia a pena o esforço, aqui foi gerir o andamento porque já não iria mudar mais de pneus.
    Faço só uma chamada de atenção a todos, apesar de andar a circular em ultimo em penúltimo ou até com uma volta de atraso, não vejo razão para o pessoal desistir e ficar até aí fim, eu vejo estas corridas como uma diversão e não uma ânsia de vencer. Já muitas corridas começarem com 8 pilotos e acabarem com 4, certo é que por vezes as ligações caem mas não é este o único motivo.
    Abraço a todos
    joao_alan

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  4. Alô Pilotos!
    Carro perfeito, bem rodado, tempos maravilhosos nos treinos. Só faltou uma coisa: cuidar da saúde!
    Na 3ª volta, com o pé no porão, deu-me um ataque de espirros, o que me fez sair da pista e bater no muro, num lugar que até de olhos vendados conseguiria! O carro ficou tão torto que mais parecia uma barata depois de levar umas chineladas; na ânsia de chegar rápido aos boxes, saí fora de novo e perdi mais tempo ainda. Troquei os "sapatos" e fui até o final sem mais nenhuma troca, portanto sem nenhuma chance de melhor colocação.
    Parabéns ao Carlos pela vitória e a todos que participaram. A lamentar, a saída do Felipe aos 45' do segundo tempo que, de repente, desapareceu da tela e foi pro chuveiro antes do combinado.
    Agora a preocupação é com a próxima corrida, principalmente o início do Test Driver Challenge, que logo na primeira prova traz um desafio extra no circuito de Madrid: tal como Mônaco, as paredes e os muros precisam ser vencidos milimetricamente e farão a diferença entre um piloto e outro.
    Na próxima quarta-feira (25), vale lembrar àqueles que ainda não compraram o carro: as afinações são proibidas e não permitem a compra de algumas peças: é o carro cru, como sai de fábrica.
    Abraços a todos e até quarta-feira.
    Armen

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