SPA Race Masters - Volkswagen Lupo GTI

12 comentários

Olá amigos. Tudo indicava que a corrida com o Lupo GTI iria ser uma das mais competitivas neste SPA Race Masters, mas a verdade, é que esta corrida acabou mesmo por ser fantástica! PORTO_GT e FLS-GTP5 fizeram 25 voltas como que atraídos por um íman, nunca estando separados por mais de meio segundo, pois até a paragem nas boxes para troca de pneus, foi efectuada na mesma volta. As ultrapassagens entre ambos durante a corrida, quase se tornam impossíveis de contabilizar! Pelo que fizeram nas 25 voltas, o mais justo seria que estivessem os dois no primeiro lugar do pódio, tanto mais que os restantes pilotos, mereciam sorte idêntica para os outros lugares. CheirasMal, Brasil-Men e andregalhardo, qualquer um deles podia ter sido o 2º classificado, sendo que o 3º lugar assentava que nem uma luva a lpardelha e joao_alan. De fora do pódio, só mesmo o DANIEL_CC001, apenas pelo facto de colocar um ponto final à sua corrida antes de completar as 25 voltas. Apesar do cansaço provocado por uma corrida intensa como esta, é quase certo que nenhum dos intervenientes se recusava a repeti-la. Um carro a manter na garagem com a revisão feita, até para a possibilidade de uma corrida aleatória, em dia de semana que não haja treinos. Nada mais há a acrescentar a esta corrida com o Lupo GTi, pois o mais justo, é cada piloto descrever um pouco pelo que passou na noite de ontem. Faltam três corridas para terminar a 2ª série do SPA Race Masters, mas carros como o BMW 120D, Audi S3 e Lexus SC430, dão garantias de salas bem compostas de pilotos para o que falta. Este evento começa a ter fama, sendo que está mesmo a ser alvo de uma imitação nos Estados Unidos por parte de outros aficionados do Gran Turismo. Facto que não é de estranhar, até pelas muitas visitas diárias de outros países ao site. É sinal que vamos fazendo um bom trabalho, e dá ânimo para continuar com a chegada do Gran Turismo 6.

Lupo GTi, um carro pequeno numa grande corrida. Todos os pilotos mereciam estar no pódio!

PORTO_GT - 1º lugar / 1h 08m 48s

FLS-GTP5 - 2º lugar / 1h 08m 49s

PORTO_GT e FLS-GTP5, 25 voltas como que atraídos por um íman

CheirasMal - 3º lugar / 1h 09m 17s

Brasil-Men - 4º lugar / 1h 09m 20s

andregalhardo - 5º lugar / 1h 09m 37s

lpardelha - 6º lugar / 1h 09m 45s

joao_alan - 7º lugar / 1h 10m 27s

DANIEL_CC001 - 8º lugar / Sem registo de tempo




Um dos maiores problemas no Gran Turismo, é sem dúvida a visão lateral que o jogo apresenta. Ciente desse problema, o Pole Position vai comercializar em breve uma TV de sua autoria com patente registada, exclusiva para este simulador, No final de semana, Carlos Sousa (PORTO_GT) e Armen Loussinian (Brasil-Men) deslocam-se ao Japão para ultimar o contrato com a empresa que irá fabricar este aparelho. Todos os pilotos de Pole Position, irão beneficiar de um desconto de 50% na compra desta TV

BMW 120D, mais uma grande corrida em perspectiva na noite de domingo


12 comentários:

  1. Alô Pilotos!
    Esta foi a corrida mais sensacional desta Série SPA Race Masters!
    Apesar de ainda não ter visto o vídeo, onde Carlos e Felipe mantiveram um duelo "dos diabos" do começo ao final, o segundo pelotão me proporcionou momentos emocionantes, também do começo ao final.
    No início, para evitar batidas desnecessárias na primeira volta, permiti que todos me atropelassem e caí para último. Fui remando, remando e logo entrei numa luta ferrenha com Daniel e Luís Pardelha: trocas de posição a todo o momento, grandes disputas de freadas, curvas lado-a-lado e, finalmente, consigo manter-me à frente dos dois com alguns segundos de vantagem; na 13ª vou aos boxes para troca de pneus e aí a luta passou a ser com o Sérgio (CheirasMal), até o final da corrida, também com inúmeras trocas de posição e uma luta insana até o final.
    Na última volta, um erro mínimo que cometi, permitiu que ele ficasse 2 ou 3 segundos à minha frente e assim terminamos a corrida, sem mais poder alcançá-lo.
    Corridas assim, onde andamos uns pregados aos outros, qualquer deslize, por mínimo que seja, faz tudo ir por água abaixo.
    Corridas assim fazem valer nossos invejáveis campeonatos! Tivemos até pequenos toques, inerentes às constantes trocas de posição, porém sem comprometer a corrida do adversário.
    Parabéns ao PortoGT pela vitória e a todos os participantes. Valeu!
    Abraços,
    Armen

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal. Esta corrida com o Lupo GTi, é daquelas que até nem rejeitava repetir. Foram 25 voltas a ouvir o motor do meu carro, e do carro do Felipe. 25 voltas limpas, nem mesmo o "cacete" involuntário que levei na 1ª volta do Felipe que me obrigou a algum drift, pode manchar esta corrida. Da minha parte, faço votos que o GT6, venha com o cone de ar um pouco mais realista, pois mesmo quando definido para fraco, parece-me um pouco irreal. Não dei qualquer chance ao Felipe de me escapar, tal como ele fez comigo! Não sei quantas ultrapassagens fizemos um ao outro, mas foram algumas dezenas de certeza absoluta. Na 12º volta resolvo trocar de pneus, apesar de ter a certeza absoluta que estava com melhore aderência que o Felipe, pois já notava alguma dificuldade da parte dele em curvar. Como entrei primeiro nas boxes, o Felipe resolveu fazer o mesmo. Se não tivesse entrado naquela volta, certamente que ele também não o faria. Como tal, foram mais 13 voltas rasgadinhas! Até a volta mais rápida de ambos foi feita na 4ª volta! 2.41.3xx ele, e 2.41.5xx eu. É certo que foi com a ajuda do cone de ar, mas até nisto não descolamos! Na última volta ultrapasso o Felipe na recta, e resolvo atacar o primeiro lugar, mais uma vez por notar maior dificuldade da parte dele em curvar. O Felipe derreteu pneus e caixa para não perder o cone de ar e conseguiu. Na última curva do circuito antes da chicane, tenho o Felipe no cone de ar para tirar vantagem. Encosto-me à esquerda para fechar a passagem, deixando apenas livre o lado direito do circuito por apresentar maior dificuldade para ultrapassar, naturalmente! Talvez não tenha fechado convenientemente a passagem, e acabo por deixar de o ver no retrovisor. O certo é que o Felipe forçou mesmo a passagem pela esquerda, e ao fazer a curva está ao meu lado. O meu carro acaba por servir de almofada, e acabo em despiste com direito a penalização. Por momentos fiquei sem saber bem o que aconteceu. Culpa minha ou dele? O Felipe reduz a velocidade, e eu acabo por fazer o mesmo. Na entrada da recta da meta, levo o pedal do acelerador a meio gás, dando a possibilidade ao Felipe de me passar. Como não o fez, acabei por chegar em primeiro. Depois deste incidente que não mancha em nada a nossa corrida, até já mandei serrar o troféu de ouro ao meio, e enviar metade ao Felipe. Depois de ver a repetição da corrida, o Felipe que me desculpe, mas esta vitória acabou por ser merecida. O meu carro estava com melhor afinação, pois mantive sempre melhor aderência nas 25 voltas. O Felipe acabou mesmo por ter alguma sorte, pois por duas ou três vezes, viu-se grego para segurar o carro e não se despistar. O consumo de combustível do Felipe, é mesmo superior quando comparado com o meu! Se a corrida tivesse 50 voltas, era obrigado a meter gasolina para a terminar, enquanto um depósito chegava para mim, e ainda vendia alguns litros. Em tempo de crise, é justo vencer o mais poupado! Parabéns a todos os outros pilotos pela grande corrida que fizeram. Os lugares no final, foram mesmo decididos por pequenos detalhes. Venha mais corridas iguais a esta!

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Durante a semana fiz a rodagem ao Lupo para aumentar os CV e só mesmo no dia é que peguei no carro para fazer umas afinações e sentir o comportamento em pista.
    No início da corrida consegui chegar ao 3ºlugar e ver se conseguia acompanhar o Filipe e o Carlos, mas uma travagem tardia nas curvas rápidas a seguir à meta deu-me uma penalização que me mandou para último lugar...
    Ainda andei algumas voltas com o Joao Alan e assim que o passei foi recuperar o terreno perdido para o Armen, Daniel e Pardelha.
    Não sei o que se passava mas estava a conseguir diminuir a diferença para eles e quando chegou o tempo de ir às boxes estava junto a este grupo de pilotos.
    Daí em diante andei na dicussão pela 3ª posição com o Daniel e Armen (depois do André ter ido novamente às boxes), alguns toques à mistura mas penso que foi tudo dentro dos limites e sem causar problemas de maior.
    E depois no final andei a par do Armen, ele estava melhor nas zonas mais rápidas e eu nas zonas com curvas mas a ferro e fogo lá consegui "roubar" o 3º lugar :)

    Abraço,
    CheirasMal

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Mais uma corrida que não correu como estava à espera!
    O carro, sem nada a apontar a nível de comportamento, faltou tempo para treinar e conhecer melhor a maquina, no entanto uma penalização logo no inicio mandou-me para os últimos lugares e depois de umas voltas com o CheirasMal dei-lhe um toque numa travagem tardia e fiquei com a roda esquerda a precisar de uma paragem na boxe, resolvi continuar porque não estava a prejudicar muito mas na volta seguinte cortei demasiado a trajectória e embati no muro com violência e aí aim fiquei com as rodas quadradas... Uma volta em quase 4 minutos para conseguir chegar á boxe para reparar a carroça e ditou o resto da corrida. Obrigado ao Daniel que não me deixou ficar último! :))
    Apesar deste stress todo não desisti e fiz a corrida até ao fim. Como o intuito destas corridas em primeiro lugar é a diversão não se deve desistir e abandonar a corrida só porque vamos em ultimo.
    Abraço a todos
    joao_alan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carlos: sábias palavras!
      "...não se deve desistir e abandonar a corrida só porque vamos em último" – É isso que levamos ao final de cada corrida, ganhando ou chegando lá atrás.".
      Que esta máxima sirva para todas as nossas corridas, em todos os nossos campeonatos.
      Abraços,
      Armen

      Eliminar
  5. Como já quase todos sabem, não tenho jeito nenhum para afinar o carro. Este já estava quitado há bastante tempo, mas ainda não tinha mexido no setup, no dia anterior à corrida fiz login apenas para manter o bónus a 200% com intenção de desligar logo a PS3, mas recebi logo mensagem do Carlos Correia a dizer que estava a treinar com o Daniel, então decidi fazer-lhes companhia, senti o carro e fui mexer na altura da suspensão e LSD, ficou mais confortável e um pouco mais rápido, acertei caixa e repartição de travagem, entretanto Chegou o Carlos, o Correia fizemos uma corrida que ganhei??? mas só havia o Daniel e o Carlos a dizerem um ao outro passa tu, e desculpa que estava distraído e bati-te porque pousei o cigarro... estavam mais empenhados em esconder o jogo :P

    O Daniel ainda comentou que eu estava a andar bem, ao que respondi que não, eles é que estavam distraídos, eu estava no 2'44. Dito isto estava há espera de passar ao lado de mais uma corrida.

    Na qualificação depois de rodar um pouco fiz mais uns acertos na suspensão e gostei ainda mais do carro apesar do cronómetro não mostrar grande evolução. Começo no penúltimo lugar mas como fui moderado com o acelerador caio logo para último. E pensei que dali não subia, apesar de já ter visto a repetição não encontro justificação para o Armen me ter tirado do último lugar... quando o vi demasiado próximo afastei-me logo para ele não perder tempo atrás de mim, segundo a qualificação eu não tinha forma de o acompanhar, qual o meu espanto ao ver que consigo rodar perto dele, início da segunda volta, penalização para o João e para o Sérgio e cada vez mais perto do Armen e Daniel, respirei fundo e disse deixa-te ir com calma.

    Se sem um objectivo à minha frente estava lento, ao ver o Daniel e o Armen transfigurei-me e estava rápido, o dito cone de ar é capaz de ter dado uma ajuda grande, ou não, porque o meu carro esgotava mais cedo que o deles, mas o certo é que os dois não me conseguiam passar na zona mais lenta a não ser que eu falhasse a travagem ou cometesse um erro. Com o passar das voltas ganhei confiança e por duas vezes na reta grande consegui passar pelos dois por ter saído melhor de Eau Rouge, umas delas furei mesmo pelo meio, ao ver a repetição achei que forcei um pouco, pois dei um toque lateral ao Armen. Com tanta animação e ultrapassagem é claro que de vez em quando alguém dava um toque, mas nunca se ultrapassou os limites do aceitável e ninguém tirou partido disso, esperámos sempre que quem levou toque recuperasse o carro. Nas curvas a seguir à reta grande falhei a travagem e entrei muito mal, como o Armen vinha lançado abri para ele passar em vez de o bloquear, para não perdermos o comboio para o Daniel.

    Em relação ao Daniel tal como o Armen nunca dificultaram a ultrapassagem em curva, acho que nenhum de nós, ao percebermos que um de nós podia estar ao lado deixou-se sempre espaço, mas se no início achei piada ao Daniel quando começou a dançar à nossa frente para não apanharmos boleia do cone de ar, para o fim já não me ria. Não temos que travar para o outro passar ou deixar de acelerar, mas segundo as regras das FIA apenas podemos mudar de direcção uma vez para nos defendermos.

    Depois da troca de pneus, perdi o contacto com o Armen e Daniel, o último ainda cheguei a rodar perto, mas penalizei e depois foi só levar o carro até ao fim, ainda perdi um lugar para o André. A uma ou duas voltas do fim olhei para o mapa e vejo que tinha havido acidente, ainda fiquei mais ciente disso quando vi o Daniel parado, depois de ver a repetição acho inglório e percebo a frustração do Daniel, depois de uma corrida fantástica com muita luta sempre dentro dos limites foi empurrado daquela forma pelo André, é por isso que não costumo ultrapassar naquela zona da pista, para não atirar ninguém para fora.

    Bem chegou a altura do merecido descanso, vou de férias este domingo, venho a Lisboa no próximo fim de semana, mas volto para baixo no dia da corrida.


    Boas corridas,

    lpardelha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís. Treinos... são treinos! O que se passou entre mim e o Daniel foi mesmo assim. Tinha acabado de afinar o carro, e estava mais atento ao andamento dos adversários. Mas não escondi nada! Fui dando umas dicas durante o treino, ou não é verdade? Pelo que fiz na corrida, apesar de ter o Felipe sempre colado a mim, suponho que tinha o carro com melhor configuração. Se quiseres, posso deixar aqui a minha afinação. Sempre dá uma ajuda na afinação para carros parecidos. Abraço e boas férias.

      Eliminar
  6. só não sei como eles conseguiam ver o caminho quando eu ia à frente, tal era a quantidade de borracha que eu queimava

    aqui se vê a falta de jeito para afinar, queimo muito pneu

    ResponderEliminar
  7. DANIEL_CC001: Boas pessoal, quero dar os parabéns ao Carlos,Felipe e Sérgio, pelo pódio.

    Abraços GT's.

    Daniel

    ResponderEliminar
  8. Carlos não interpretes mal as minhas palavras, o que eu queria dizer era que em quanto vocês estavam em ritmo moderado e de brincadeira, eu já estava no máximo.

    Dicas dás muitas vezes em sala de treinos e mesmo no dia da corrida, ainda há pouco tempo na corrida do Renault 5 Turbo que eu não tinha tido tempo para afinar e disse como estava o meu carro, tu enviaste mensagem a dizer em parâmetros devia mexer e em que direção. Todos falam abertamente sobre o setup de forma a ajudar a termos corridas ainda mais competitivas.

    ResponderEliminar
  9. também não é apenas uma questão de setup, se corrermos em carros sem permissão de afinação os resultados não vão ser muito diferentes dos atuais, porque quem é rápido vai ser sempre rápido.

    ResponderEliminar
  10. Boas pessoal,
    Hoje não vos vou poder dar uma lição de condução mas vou tentar aparecer má 4a feira.
    Boa corrida a todos os que vão comparecer.

    Abraço
    joao_alan

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.