Ferrari Hot Lap - Novo campeonato

17 comentários

Olá amigos. Agora que está feita a mudança de "casa", é hora de dar inicio aos nossos eventos com a regularidade habitual. Apesar do sucesso dos campeonatos realizados sob a denominação PORTO GT, fica a promessa de manter a mesma performance no Pole Position, podendo mesmo haver algumas surpresas em futuros campeonatos. Estamos a trabalhar para isso, numa autêntica corrida de obstáculos, mas sem pensar em desistir. Depois de um campeonato exemplar como foi o Road Cars Trophy, chegou o momento de dar inicio a outro evento, que vai fazer as delicias dos aficionados do Gran Turismo. Temos optado sempre por inovar os nossos campeonatos, fazendo algo diferente de todos os outros, e mais uma vez, isso vai acontecer com o Ferrari Hot Lap. Passemos então à explicação deste evento: O Ferrari Hot Lap, vai estar disponível ao número máximo de 24 pilotos, que serão divididos em dois grupos. Os pilotos que participaram no Road Cars Trophy, terão lugar assegurado neste novo evento, devendo no entanto confirmar a sua participação. As inscrições estão abertas até ao dia 16 do corrente mês. Terminando este prazo, serão definidos os grupos com os pilotos inscritos. O campeonato é composto por 10 corridas em 10 circuitos diferentes, sendo realizadas duas corridas semanalmente, e sempre à quarta-feira. Em cada circuito, os pilotos testam um modelo diferente da marca Ferrari. Todos os carros são da gama Premmium, o que facilita a obtenção dos modelos seleccionados. Tal como a designação do campeonato indica, o desafio lançado aos pilotos não é vencer qualquer corrida, ou ficar nos lugares da frente, mas sim, conseguir a melhor volta com cada modelo nos 10 circuitos, e no número de voltas estipulado para cada um deles. Vai ser este item usado na atribuição de pontos. Um piloto até pode ser o último a transpor a meta, mas pode ser o que obteve a volta mais rápida, conseguindo assim, o número máximo de pontos. E se um piloto perder a ligação durante uma corrida, não fica sem pontuação, desde que tenha completado uma volta. Deste modo, vamos minimizar a sempre desagradável perda de ligação, que por vezes, retira alguma motivação aos pilotos. Os carros selecionados para este campeonato, não podem sofre qualquer alteração, inclusive a troca de jantes. A pintura dos carros fica ao gosto de cada participante, desde que o modelo o permita. Os danos mecânicos serão ligeiros em todos os circuitos, passando a elevadas, as penalizações de tempo. No arranque das corridas, o ideal, será os pilotos guardarem uma distancia considerável para o piloto da frente, salvaguardando as suas voltas, e as dos restantes participantes. Um piloto que embata em outro/s carro/s, por usufruir do cone de ar, por negligência, entrada em pista após despiste sem a devida precaução, será alvo de penalização, desde que o piloto prejudicado, apresente reclamação. As reclamações devem ser feitas por email até ao dia seguinte da corrida, e sempre para os dois organizadores do evento. (PORTO_GT e Brasil-Men) O piloto infractor ficará com a pontuação obtida, mas sinalizada a vermelho. No final do evento, por cada sinalização a vermelho que o piloto possua, serão descontados 3 pontos. Tal como aconteceu no Road Cars Trophy, todos os pilotos devem gravar a corrida assim que esta termine, pois podem ser designados para juiz de corrida por os organizadores. A recusa para o efeito, será penalizada com a subtracção de 3 pontos. Qualquer reclamação apresentada pelos pilotos, será sempre confidencial, bem como a decisão dos pilotos designados para juiz. Verifica o calendário das corridas, obtém todos os carros pretendidos sem fazer qualquer alteração, e envia a tua inscrição ainda hoje.


Regulamento

1º- O Ferrari Hot Lap, é um evento destinado ao limite máximo de 24 pilotos.
2º- Os pilotos serão divididos em dois grupos (Grupo A e Grupo B). O evento tem inicio no dia 18 de Julho.
3º- Os carros admitidos a este evento são 10, de modelo diferente e da marca Ferrari.
4º- Não é permitido qualquer tipo de alteração aos carros. As jantes devem ser originais, não podendo ser trocadas por outras ou pintadas de cor diferente. O piloto que o fizer, será alvo de penalização. A cor dos carros, é da livre escolha dos pilotos.
5º- Em cada semana, os pilotos efectuam duas corridas, conforme calendário apresentado.
6º- O campeonato é composto por 10 corridas, sempre à quarta-feira, e serão realizadas duas corridas por grupo.
7º- As corridas do Grupo A realizam-se às 22h e as do Grupo B às 23h. As corridas do Grupo B, podem por vezes sofrer de algum atraso devido a algum contra-tempo no Grupo A.
8º- Não sendo a grelha de partida um factor importante para a classificação final, esta será no entanto definida como "O mais rápido em primeiro". No Grupo A, o juiz de corrida será PORTO_GT, e no Grupo B, Brasil-Men.
9º- Os pilotos só devem entrar na Sala, assim que receberem mensagem do anfitrião de "Sala aberta" Todas as corridas, serão efectuadas na sala "Team-PORTO_GT" a fim de impedir a entrada de pilotos não inscritos neste evento. Nesta conta, apenas constam os pilotos inscritos no Ferrari Hot Lap.
10º- Após receberem a mensagem de "Sala Aberta" serão concedidos 10m para os pilotos marcarem presença, sendo o  relógio activado para "Arranque Automático" O aviso para o Grupo A de "Sala Aberta" será enviado às 21.50. Os pilotos do Grupo B, devem estar online às 23h. A partir desta hora, os pilotos serão avisados para o inicio da corrida. Este aviso, poderá por vezes sofrer algum atraso, devido a algum imprevisto no Grupo A. Mantenham o Chat do blog aberto, para uma possivel informação sobre este assunto.
11º-  Terminando a 1ª corrida, os pilotos devem trocar de carro para a 2ª corrida. Serão concedidos 5m para efectuar voltas livres, dando-se inicio à corrida com "Arranque Automatico". 
12º- Pontuação - As melhores voltas de cada piloto, serão pontuadas pela seguinte ordem:

Pontuação: 1º/24 pontos - 2º/23 pontos - 3º/22 pontos - 4º/ 21 pontos - 5º/ 20 pontos - 6º/19 pontos - 7º/18 pontos - 8º/17 pontos - 9º/16 pontos - 10º/15 pontos - 11º/14 pontos - 12º/13 pontos - 13º/12 pontos - 14º/11 pontos - 15º/10 pontos - 16º/9 pontos - 17º/8 pontos - 18º/7 pontos - 19º/6 pontos - 20º/5 pontos - 21º/4 pontos - 22º/3 pontos - 23º/2 pontos - 24º/1 ponto

- Ferrari 430 Scuderia '07
- Ferrari 512 BB '76
- Ferrari Enzo Ferrari '02
- Ferrari SP1 '08
- Ferrari California '08
- Ferrari 599 '06
- Ferrar F430 '06
- Ferrari 458 Italia '09
- Ferrari F40 '92
- Ferrari 330 P4 Race Car '67

Infracções: Se no final de uma corrida, um piloto se sentir prejudicado por comportamento menos correcto de outro piloto, deve apresentar o seu protesto, preenchendo o formulario que se encontra no blog, "Reclamações". Um terceiro piloto escolhido pelos organizadores, será convidado a analisar a corrida, e dar o seu parecer sobre o mesmo. Perante a votação dos 3 juízes, será tomada uma decisão. Se a reclamação tiver fundamento, o piloto infractor fica com a pontuação que obteve na corrida, mas sinalizada a vermelho. No final do campeonato, por cada sinalização a vermelho que os pilotos obtiverem, serão descontados 3 pontos. Se a reclamação recair sobre um dos organizadores, será pedida a opinião a dois pilotos, não podendo o organizador alvo de reclamação, dar o seu parecer. As reclamações e decisões de cada juíz, será sempre confidencial. Os pilotos penalizados, devem aceitar a decisão tomada sem direito a protesto. O piloto que for convidado para juiz e, se recuse a fazê-lo, será alvo de penalização. Assim que termine cada corrida, todos os pilotos devem fazer a gravação da mesma, pois podem ser seleccionados para juiz de corrida. As reclamações só serão aceites até ao dia seguinte da corrida. Antes de apresentarem qualquer reclamação, analisem bem o que aconteceu, com quem aconteceu, e se essa reclamação merece ser apresentada.

Definições do evento:
Pneus - Desportivos Duros, excepto no Ferrari 330 P4 Race Car, que serão de Corrida Duros
Consumo de pneus e combustivel - Ligado
Afinação do veículo - Proibido
Força recuperação derrapagem - Desligado
Direcção activa - Desligado
Controlo de estabilidade - Desligado
Controlo de tracção - Desligado
Linha de condução - Ligado
ABS - Ligado
Tipo de arranque - O mais rápido em 1º
Impulso - Desligado
Força do cone de ar - Fraco
Redução de aderência nas bermas - Real
Penalização de tempo - Elevada
Danos mecanicos - Ligeiros
Inicio da corrida Grupo A - 22h
Inicio da corrida Grupo B - 23h
Atraso do fim da corrida - 180s


Calendário do Campeonato






17 comentários:

  1. Olá a todos,

    independentemente de já ter feito a inscrição, gostaria de deixar o meu comentário ( sempre com o objectivo de ser construtivo )a este campeonato.
    Em primeiro lugar confesso que para a inauguração, esperava algo mais arrojado :)
    Embora compreenda a intenção de eliminar eventuais problemas de Lag ou perda de ligação, a verdade é que este tipo de campeonato quase que acaba por ser uma mini GT Academy, ou seja, vamos fazer 10 voltas a um circuito na procura da "volta milagrosa". Isto até pode fazer com que alguém faça um bom tempo à 2ª ou 3ª volta e depois simplesmente abandone porque a pontuação (boa ou má) está assegurada. A exemplo do que se passa no GT Academy, sempre defendi que o piloto vê-se pela sua consistência, não porque consegue a tal volta milagrosa...
    Acho que uma fazer uma corrida sem que haja um vencedor, poderá se tornar um pouco desmotivante pela falta dessa mesma competitividade em pista.
    Outro pormenor que questionei no passado campeonato e que neste se repete novamente é: porque é que não se pode trocar as jantes nos carros que o permitem?? não tem qualquer influência no resultado.
    Obrigado à organização e, por favor, entendam este comentário como construtivo porque é essa a única intenção.

    Um abraço para todos.

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  2. Boas pessoal...

    Concordo com o João, apesar de não discordar por completo do objectivo, fazer a volta mais rápida, acho que deviam existir na mesma pontos ainda que mais reduzidos, pela classificação final, caso contrário, a corrida em si não tera tanto interesse.

    Ou então fazer equipas, como WTCC, uma volta o oriola a dar cone ao monteiro, na volta a seguir o monteiro a dar cone ao oriola.

    Outra coisa a tal volta milagrosa, será difícil de saber uma vez que em corrida, não temos forma de saber o tempo dos adversários.

    Abraço a todos!!!

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  3. Olá amigos. Para começar, devo dizer que todas as opiniões são válidas, e até gostaríamos que cada piloto desse a sua. Quando o João Pereira diz, que estava à espera de algo mais arrojado, a ideia deste campeonato, foi criar uma rampa de lançamento para esse tal evento arrojado. É uma questão de esperarem, pois fazer algo em grande, é preciso criar base sólida para isso acontecer. Vamos dar um passo de cada vez, pois a rapidez nunca foi amiga da perfeição. Podem ter a certeza que estamos a trabalhar nisso, apesar do imenso trabalho e tempo que é exigido. Discordo da opinião do João, quanto à emotividade do campeonato, ou que seja um mini GT Academy. Tentar fazer a volta mais rápida com vários pilotos em pista, obriga a uma condução correcta e sem cometer erros. No fundo, é esse o objectivo de qualquer piloto. A motivação, é nunca saber qual o piloto que detem o melhor tempo, ou se podemos fazer melhor, nas voltas que faltam cumprir. A troca de pneus ou não, pode ser fundamental na estratégia de cada piloto. Em relação à troca ou não das jantes, é sempre uma decisão de quem organiza estes campeonatos. Como optamos por ser um campeonato sem qualquer tipo de modificações, as jantes ficaram incluídas neste item. Quanto à pintura, deixamos ao gosto de cada piloto, até por ser dificil de controlar esse pormenor. Cada campeonato que organizamos, obedece sempre a um regulamento, sendo certo que por vezes, não agrada a todos os participantes. No Mini Cooper Challenge, Fiat 500 Trophy, e outros, sempre foi possivel fazer essas alterações. Há certos modelos de algumas marcas, que até fica engraçado algumas alterações profundas, mas em outros, ficam uma autêntica aberração! Não me parece que seja preciso trocar as jantes a estes Ferraris, para que fiquem... mais belos!

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  4. Boa tarde,

    Quando me inscrevo num campeonato tento sempre levar a "coisa" até ao fim, como tal estou a ponderar a minha inscrição nesta campeonato, visto que o que eu gosto é de luta na pista e não andar ás voltas a tentar fazer o melhor tempo, já no campeonato passado só me apercebi disso quando já estava inscrito, no entanto participei e até o ganhei, contudo não é este o tipo de campeonato que mais me agrada, mas como isto não para me agradar a mim e sim a maioria se calhar a maioria escolhe desta forma, como tal, já disse e volto a repetir estou a ponderar a minha inscrição. Não levem a mal o meu comentário, reconheço o vosso trabalho mas cada um come do que gosta.

    Abraço a todos.

    bilicas

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    1. Olá bilicas. Na mensagem sobre o GT Academy, a certa altura escreves: ...no meu ponto de vista conseguem aprender muitas coisas que vos podem ser uteis em futuras provas. Então, vamos lá fazer estes teste que podem vir a ser uteis nos próximos eventos. É certo que cada um come do que gosta, mas não podemos servir sempre o mesmo "prato" só para agradar a uns, esquecendo os outros.

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    2. Certo, Carlos, mas o gt academy o objectivo são os tempos por forma a selecionar possiveis candidatos, aqui a provas sãoa para ser discutidas porta a porta ( adoro esta expressão lol), o meu objectivo a participar nestes campeonatos é para realmente discutir o primeiro segundo ou penultimo lugar acho que é esse o objectivo, para mim nestas provas. No entanto aceito a vossa decisão, de querer fazer um campeonato nestes moldes, sempre aceitei todas as decisões, depois fica ao criterio de cada um participar ou não. So estou a dar uma justificação para o caso de não vir a participar, assim voces ficam a saber o motivo. De resto amigos como sempre.

      abraço

      bilicas

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    3. Tenho a certeza que se não participares, vais-te arrepender, quando te aperceberes do nível de competição que vai existir. Além disso, este campeonato é relativamente curto, e vai servir para definir alguns parâmetros nos próximos. Abraço.

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  5. Obviamente que falo exclusivamente por mim, mas concordo com vários aspetos aqui já mencionados.
    Aquilo que me estimula verdadeiramente são as corridas. Tudo o resto provoca em mim um estímulo bastante mais modesto (para não dizer outra coisa). Mas por outro lado, acho muito positivo experimentar hipóteses diferentes. Neste caso, penso que será interessante, embora me pareça que vamos ter dez sessões de qualificação, o que para mim é apenas entediante. Acho que não seria negativo adicionar uma pontuação para a classificação da corrida (ainda que meramente simbólica) para aumentar o desafio da volta mais rápida. Isso poderia baralhar um pouco a pontuação final e acrescentava certamente interesse ao campeonato. Outro aspeto que me parece pertinente é o da obrigatoriedade de cumprir as voltas estipuladas e dentro do «delay» de 180s para que a pontuação seja atribuída por inteiro.
    São apenas sugestões, que mesmo que sejam deixadas de lado, não me irão impedir de participar neste campeonato (desde que a saúde não me leve de novo às boxes…)
    Abraço a todos.

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  6. Olá amigos. Desde o lançamento do Gran Turismo 5, já vamos no 10º campeonato aqui realizados. Em todos eles, o objectivo foi vencer as corridas, ou conseguir a melhor classificação para obter o maior numero de pontos possivel, tentando assim, ser o vencedor do evento. Com o Ferrari Hot Lap, a finalidade é outra. Conseguir num determinado numero de voltas, fazer a volta mais rápida, é um objectivo que não retira qualquer emoção ao evento. Criar um evento que agrade a 100% a todos os pilotos, é um pouco dificil de conseguir. Ou é pelos pneus, ou é pelo controlo de tração, porque uns querem afinar os carros, e outros não, etc. etc. O campeonato foi apresentado com regras, e é com essas regras que vai continuar, sem qualquer tipo de alteração! Quem gostas das regras, inscreve-se e participa, quem não gosta, não faz a inscrição. Aceitamos as opiniões de todos os pilotos, mas como devem compreender, não podemos andar a alterar regras ao gosto de cada um. Isso nunca iria dar bom resultado! Abraço a todos.

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    1. Como disse anteriormente, são apenas sugestões, para este ou para qualquer outro campeonato.
      Em qualquer caso, já estou incrito e pretendo participar e dar tudo o que tenho.
      Só tenho penna que ainda falte «tanto tempo» para o início deste novo desafio...

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  7. Olá pessoal. É bom estar de volta!
    Isto de estar a dar sugestões/críticas com as regras do compeonato já definidas parece-me inútil, mas cá vai:
    Agradar à maioria e ao mesmo tempo estar sempre a inovar é quase impossivel.
    Não me levem a mal mas o novo campeonato parece que são corridas em que é feita a qualificação e depois, por qualquer razão, a corrida é cancelada... semana após semana...
    Penso que vai ter vantagem quem trabalhar em equipa, aproveitando os cones de ar, como já foi dito. O que não me parece ser justo para quem não conseguir arranjar colega com andamento idêntico. Tendo dito isto, mesmo assim ia correr com vontade se fosse possível modificar o handling do carro, mas isso já não é novidade.
    Estou em dúvida quanto à inscrição no campeonato, até porque agora à noite apetece mais é sair de casa e beber umas jolas...
    Se participar vai ser mais por respeito pelo trabalho da organização, ao qual dou muito valor.

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    1. Olá Nuno. Pode parecer que são corridas onde apenas é feita a qualificação, mas como já disse, pretendemos com isto atingir um objectivo. Vai ser muito útil para o próximo campeonato! Naturalmente, não podemos divulgar tudo que queremos fazer, até para não retirar algum o interesse. Quanto ao parceiro para o cone de ar, cuidado para não se constiparem. Faz a inscrição, e deixa-te de conversa. Abraço.

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  8. Epá! já não há censura... ;)
    Atenção que a hora dos comentários não está correcta... nem o dia...

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  9. Boas pessoal! Parabéns pela novo Blog e pela aparência do mesmo, que me parece mais clean e leve q o anterior.

    Quanto ao novo campeonato vou deixar a minha opinião, embora já estejam definidas as regras acho que é sempre bom haver um feedback dos participantes nem q seja para futuros campeonatos.

    Acho que a escolha dos carros e das pistas foi muito boa, embora concorde com algumas opiniões que este tipo de competição para a volta mais rápida tira muita pica a estes campeonatos, porque com estes carros e estas pistas acho que estavam juntos os ingredientes certos para fazer um grande campeonato com corridas à moda antiga, a velha máxima do quem chega 1º ganha, acho que continua a ser a melhor opção. E por último quanto às opções das ajudas acho que este seria o campeonato ideal para a linha de condução ser pela 1ª vez desactivada num campeonato, tendo em conta que o objectivo da corrida vai ser fazer a melhor volta e não andar a ultrapassar os carros da frente, o que poderia ser mais propício a acidentes. Sei que não é a 1ª vez que dou esta sugestão (tenho a esperança de vos vencer nem q seja pelo cansaço :P)mas acho que todos os que corremos nestes campeonatos o fazemos por isto ser o mais próximo da realidade possível, e como já foi dito, sendo este um campeonato de preparação seria também a esse nível, para testar e preparar o pessoal para eventualmente em futuros campeonatos a linha ser desactivada e a simulação mais próxima da realidade e penso não ser o único a pensar desta forma.

    Um grande abraço para todos e continuem o bom trabalho.

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    1. Olá Vasco. Talvez não tenhas lido todos os comentários, mas mais uma vez explico, que o campeonato nestes moldes tem um objectivo para futuro. E pelos treinos que temos feito, nota-se que não falta emotividade! Pelo contrário. E isso obriga sempre a fazer melhor, criando algum suspense até se saber os tempos de cada um. Não te esqueças de fazer a inscrição caso queiras participar.

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  10. Tenho que arranjar os 20M para op Ferrari, tenho 16M por isso ja o vou ter depois de concluir os sazonais! Quanto à prova acho que ao fazer por tempo da melhor volta algumas coisas devem ser tidas em conta. Uma delas é mesmo a possibilidade de apanhar o cone de outros carros e ganhar tempo com isso, e a consistencia também passa a nao contar e deixa por isso de ser uma corrida, mas sim 15 ou 20 tentativas para fazer a melhor volta! Apesar de tudo penso ser um evento interessante, por isso venha ele que estou pronto para derreter os meus Camac

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  11. Alô Portugal
    Como foi dito infinitas vezes, é impossível fazer eventos que agradem a todos: uns gostam de linhas de condução, outros não gostam; alguns gostam de ABS, outros não; muitos gostam de Ferrari e outros de Fiat 500...
    O objetivo deste novo campeonato inaugural do Pole Position é testar o desempenho dos nossos pilotos e criar parâmetros para futuros eventos. Tenham a certeza de que, o fato de serem proibidas as afinações e de se permitir somente pneus originais de fábrica teremos muitas surpresas. Os testes que fizemos confirmaram isso!
    Nosso exaustivo e incansável trabalho na produção do blog, sem medir esforços, tem um único objetivo: proporcionar momentos de descontração e não se tornar – como já disse algumas vezes – um circo da Fórmula 1, onde as "estrelas" vêm de helicóptero, vestem o fato, correm e saem pelos fundos. E, lembrando, lá também eles têm regras. Uns gostam de asa móvel, outros não; alguns gostam do Kers, outros são contra; muitos gostam de Mônaco, outros tirariam esse circuíto do calendário. Mesmo assim todos participam. A única diferença é que suas contas bancárias ficam recheadas no final do mês e aqui o vencedor ganha uma imagem com um carro personalizado. Mas o maior prêmio, aqui no Pole Position, é a amizade, o entretenimento e a descontração que não existe na Fórmula 1.
    Continuamos trabalhando, colhendo dados e preparando grandes novidades para o futuro e contamos com toda a galera para fazer todo esse trabalho valer a pena.
    Então, dia 18 está próximo: preparem-se, "afinem os cascos" (porque a afinação dos carros é proibida) e "pé no porão" porque esse será mais um evento de grande sucesso: quem viver verá!
    Abraços a todos,
    Armen

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