Olá amigos. O Super Touring 2013 está a chegar ao fim, e como tal, damos hoje a conhecer o próximo evento, uma vez que os pilotos vão necessitar de alguns carros Standard sem modificações. Os restantes carros são da gama Premium, o que não coloca qualquer dificuldade na sua obtenção. Os carros são da categoria "Rally", de marca ou modelo diferente, e que de alguma forma, se destacaram em provas ou campeonatos de rally em que participaram. Apesar de o motor de alguns carros "cortar" a determinada velocidade, os pilotos vão ter que saber moderar o pedal do acelerador. Em termos de velocidade, o desempenho dos carros prima pelo equilíbrio, o que fará deste campeonato um dos mais competitivos. A série Gran Turismo nunca dispôs de grandes traçados em terra batida, e os que existem, acabam por ser um pouco ruinosos para os volantes, causando muitas das vezes alguns danos irreparáveis neste equipamento. A única forma de evitar danificar o material, é desligar completamente o force feedback, mas este procedimento acaba por retirar todo o realismo em termos de condução. Sendo assim, vamos fazer um campeonato com carros de rally, mas em prova de estrada. Para a combinação carros/circuito ser perfeita, nada melhor que Nurburgring Nordscheleife para ser o anfitrião deste Rally Raid.
Regras e funcionamento do Rally Raid
1 - O Rally Raid está aberto ao limite máximo de 16 pilotos, com prioridade aos pilotos que participam no Super Touring 2013. As inscrições encontram-se em aberto a todos os interessados, e devem ser feitas até ao dia 20 de Abril. Diariamente, será actualizada no blog a lista de pilotos inscritos.
2 - O Rally Raid conta com 12 carros da classe Rally, (7 Standard e 5 Premium) não sendo permitida qualquer alteração nos carros por parte dos pilotos.
3 - O campeonato é composto por 12 corridas, com duas corridas semanais a efectuar no mesmo dia. O circuito para este campeonato é Nürburgring Nordscheleife, sendo que em algumas corridas, a hora do circuito é variável. Para o efeito, consultem o calendário do campeonato.
4 - Para cada corrida, o piloto é livre de escolher o carro com que quer participar. Uma vez utilizado determinado carro, não pode ser usado nas corridas seguintes.
5 - As corridas realizam-se na sala Team-PORTO_GT, sendo que a 1ª corrida terá início às 23h com arranque automático. A grelha de partida será, o "Mais rápido primeiro"
6 - Terminada a primeira corrida, será concedido um intervalo de 15 minutos para os pilotos trocarem de carro, fazerem um pequeno treino de adaptação, e em alguns casos, para o anfitrião fazer a alteração da hora no circuito.
7 - A grelha de partida para a segunda corrida será "Grelha de Partida invertida, baseada nos resultados da última corrida"
8 - A sala Team-PORTO_GT estará online a partir das 22h30, altura em que os pilotos podem ingressar na sala para fazerem as respectivas voltas de qualificação. O início das corridas será sempre com arranque automático, não havendo qualquer interrupção ou adiamento na hora de arranque por qualquer motivo.
9 - Se um piloto não participar na primeira corrida por atraso ou perda de ligação, pode participar na corrida seguinte. Se o piloto der entrada na sala com a primeira corrida a decorrer, deve aguardar que a corrida termine para participar na seguinte, abstendo-se de usar o auricular ou escrever mensagens enquanto decorre a corrida.
10 - Se um piloto abandonar a sala ou perder a ligação após terminar a primeira corrida, deve ceder a passagem a todos os pilotos durante a primeira volta na corrida seguinte, sem imobilizar o carro na pista.
11 - Os pneus autorizados para este campeonato são da gama "Corrida" e os pilotos são livres de escolher para cada um dos carros, pneus Duros, Médios ou Macios.
12 - No acto de inscrição no campeonato, todos os pilotos recebem 500 Pontos Extras. Estes Pontos Extras, vão servir como moeda na aquisição dos pneus que utilizarem.
13 - Se um piloto optar por pneus "Duros" serão descontados 50 pontos. Se a escolha recair nos pneus "Médios", desconta 100 pontos. Se equiparem o carro com pneus "Macios", serão deduzidos 150 pontos.
14 - Se um piloto iniciar a corrida com Pneus Duros, e depois trocar por outros superiores, serão descontados os pontos referentes aos melhores pneus.
15 - No final de cada corrida, aos pontos ganhos serão descontados os pontos referentes aos pneus utilizados.
16 - O piloto que durante o campeonato deixe a sua pontuação reduzida a menos de 0 pontos, fica com a pontuação sinalizada como negativa. A pontuação negativa, não impede que os pilotos continuem no campeonato, ou que equipem os carros com os pneus que entenderem.
Pontuação
Definições do Rally Raid
Circuito - Nürburgring Nordscheleife
Número de Voltas por corrida - 7 voltas
Pneus - Corrida (Duro / Médio / Macio)
Consumo de pneus e combustível (Normal) - Ligado
Afinação do veículo - Proibido
Força recuperação derrapagem - Desligado
Direcção activa - Desligado
Controlo de estabilidade - Desligado
Controlo de tracção - Desligado
Linha de condução - Ligado
ABS - Ligado
Tipo de arranque na 1ª corrida - O mais rápido primeiro
Tipo de arranque na 2ª corrida - Grelha de Partida invertida, baseada nos resultados da última corrida
Impulso - Desligado
Força do cone de ar - Fraco
Redução de aderência nas bermas - Real
Penalização de tempo - Ligeiro em todas as corridas
Danos mecânicos - Ligeiro em todas as corridas
Abertura da Sala (Team-PORTO_GT) - 22h30 (hora portuguesa)
Inicio da 1ª corrida - Arranque automático - 23h
Inicio da 2ª corrida - Arranque automático, 15 minutos depois de terminada a 1ª corrida
Atraso do fim da corrida - 180s
Calendário do Rally Raid
Carros
Premmium
Standard
Standard
Premmium
Standard
Standard
Standard
Standard
Premmium
Premmium
Premmium
Standard
Ai sim!
ResponderEliminarEstou dentro.
Parece bem, mas sem afinação... não vou participar. Bom campeonato para todos.
ResponderEliminarDepois de conduzires estes carros, vais-me dizer que afinações fazias. Para quê estragar o que está bem feito?
EliminarTodos os carros do GT5 podem ser melhorados com uns toques no alinhamento e no diferencial. Os de corridas/rally ainda mais porque vêem todos com a mesma configuração da treta. Se tu achas que eles estão bem configurados é a tua opinião. Eu até aguento andar com carros desafinados quando estou na sala da malta e é só umas voltinhas, mas um campeonato inteiro com provas da extensão habitual para mim é um sacrifício. E eu ando nisto pelo gozo.
ResponderEliminarSe o GT apenas permitisse afinações de suspensão, eu não tinha qualquer problema em facilitar isso. Acontece que permitindo alterações, dá para alterar tudo, acabando alguns pilotos por aldrabar o carro original. Sem alterações, acho que estão todos em pé de igualdade.
EliminarCompreendo as limitações do jogo e compreendo também que assim tem a vantagem da comparação de andamentos dos vários carros na sua configuração original.
ResponderEliminarProponho limitação de peso e potência, que são as limitaçoes do rally.
Se as provas forem com carros iguais, é fácil. Com carros diferentes já é mais complicado devido à diferença de peso do xsara, mas a diferença de potência podia-se acertar pelo carro com menos cvs, até porque nestes carros o que importa é o binário.
Experimenta todos os carros sem modificações, e talvez mudes de opinião. Aparece nos treinos.
EliminarO logótipo diz Nürburbring, mas o correto seria Nürburgring.
ResponderEliminarDiogo
EliminarBem observado. Como estou até às tampas com trabalho, e na pressa de fazer o logo, cometi o erro de digitação. Já está corrigido.
Obrigado,
Armen
Armen, espero que este erro de digitação dê direito a um desconto na factura. Isto de mete e tira dá trabalho. hehehe...
EliminarPessoal
ResponderEliminarAqueles que divergem das regras do Rally Raid, como bem disse o Carlos, terão a oportunidade de fazer treinos noturnos conosco e constatar que, apesar das afinações proibidas, teremos grandes disputas, uma vez que os carros têm características similares (potência, dirigibilidade, velocidade e condução). Como sempre dissemos, regras nunca serão do agrado de todos; na Fórmula 1 é assim. Apareçam nos treinos e constatem.
Abraços a todos,
Armen
Mais um campeonato que promete. So acho que duas corridas de sete voltas no mesmo dia é duro. Para quem se tem de levantar as seis da matina do dia seguinte é complicado. Deveria começar as 22.30.
ResponderEliminarAbraço a todos
Ô Luís!
EliminarDeixa disso! Você tem a morte inteira para dormir. É só meia horinha a menos de sono...
Abraços,
Armen
Pronto armen fiquei convencido, tens razão, lol...
EliminarAgora senti firmeza, Luís.
ResponderEliminarAbraço.
Eu concordo com o Luis. Para mim, que gosto de dormir, não sei se a morte toda chega.
ResponderEliminarPMSR