Olá amigos. Apesar do número de pilotos ainda algo reduzido neste SPA Race Masters, não falta motivação a quem participa, seja para conseguir um lugar no pódio, pelo prazer da competição, ou não ser o último classificado em cada corrida, apesar de isso não retirar qualquer mérito ao piloto que ocupe o ultimo lugar. Sendo estas corridas com carros de configuração e afinação livre, por vezes não se consegue o setup ideal para cada carro, e isso acaba por traduzir um pouco os resultados obtidos em pista. Não adianta ser um grande piloto se o carro não responder ao que se pede dele. Pelos debates que vamos tendo na sala acerca de afinações, já deu para perceber, que dificilmente se consegue duas configurações iguais ou parecidas. É certo que são vários os itens a serem reajustados para conseguir a melhor performance para cada carro, seja pelos amortecedores, altura do carro ao solo, angulo do camber e eixo, caixa de velocidades, etc, etc. Como nenhum de nós parece ser um expert nesta matéria, o certo é que há pilotos que vão conseguindo resultados mais satisfatórios que outros. Mas isto de afinações é um pouco mais complicado do que parece. Uma configuração pode ser excelente para um piloto, e para outro ser uma autêntica dor de cabeça, dependendo do modo de condução de cada um, não se podendo dizer com isto, que uma seja mais correcta que outra. De qualquer forma, atendendo ao pedido de alguns pilotos, convidamos todos os que participaram na corrida com o Punto HGT, a apresentar a configuração usada neste carro. Acreditamos com isto, que se consiga melhorar os resultados testando configurações de outros pilotos. Quanto maior for a dificuldade em vencer uma corrida, mais saborosa ela se torna! Na noite de ontem repetiu-se o pódio da corrida com o Peugeot 106 Rallye: primeiro lugar para FLS-GTP5, segundo lugar para PORTO_GT, e terceiro para Bimmer23. Numa corrida em que participaram seis pilotos, não faltou competição renhida do primeiro ao último lugar! Na próxima quarta-feira, o BMW 2002 Turbo promete uma corrida difícil! O carro exige algum treino e uma afinação bem conseguida. Vão ser algumas horas passadas na garagem até ao dia da corrida!
FLS-GTP5 - 1º lugar / 1h 08m 53s
PORTO_GT - 2º lugar / 1h 09m 05s
Bimmer23 - 3º lugar / 1h 09m 23s
DANIEL_CC001 - 4º lugar / 1h 09m 49s
lpardelha - 5º lugar / 1h 10m 07s
Brasil-Men - 6º lugar / 1h 10m 07s
Não sabemos de quem era este carro, mas pelo camber, era de alguém com vontade de fazer as curvas a "rasgar". Não caiam em exageros nestes ajustes.
BMW 2002 Turbo, vai ser uma dor de cabeça para afinar
mais uma vez tive dificuldades em afinar o carro... mas mesmo que tivesse o carro perfeito não conseguia acompanhar o FLS-GT (Filipe) e o PORTO-GT (Carlos) vocês voam
ResponderEliminaras últimas voltas valeram a pena, a luta com o Brasil-Men (Armen) foi fantástica sempre com muitas ultrapassagens, já que ganhar ou lutar pelo pódio ainda é uma miragem venham lá estas lutas
Boas pessoal. Quanto ao meu carro, tinha a afinação que melhor resultados consegui depois de experimentar outras. O meu problema continua a ser o desgaste, mais pelo tipo de condução que gosto, e em parte, por não ser grande fã dos pedais do G27. Gosto dos pedais a virem de cima, pois acho que se consegue maior suavidade na hora de os usar. Até estou a estudar uma maneira de fazer isso no meu G27 enquanto não houver dinheiro para comprar um Fanatec. Se esta corrida fosse sem desgaste, eu e o Felipe tínhamos feito 25 voltas taco a taco. As primeiras 5 foram espectaculares, sempre com ultrapassagens sucessivas e sem toques. Do melhor neste GT5! A minha configuração é a seguinte, e espero que possa ajudar outros pilotos menos experientes nestas afinações. Mas isto de afinações é um pouco subjectivo, pois não quer dizer que outros pilotos se adaptem a ela. Mas nada como experimentar.
ResponderEliminarSUSPENSÃO:
Altura: -17 na frente -20 atrás
Molas: 6,8 6,2
Amortecedores extensão: 7 7
Amortecedores compressão: 6 6
Barras: 1 1
Camber: 0,5 frente 0 atrás
Ângulo do eixo: 0.00 frente 0.30 atrás
TRANSMISSÃO:
Binário inicial: 5
Sens. Aceleração: 20
Sens. Travagem: 10
CAIXA DE VELOCIDADES:
Relação final: 4300
Velocidade máxima: 250
1ª - 2.475
2ª - 1.754
3ª - 1.396
4ª - 1.133
5ª - 0.941
6ª - 0.807
TRAVÕES: 4 frente 5 atrás
Esta afinação é para um carro de tracção dianteira, que dificilmente funciona em carros de tracção traseira, ou mesmo em outros carros de tracção dianteira. Cada carro é um caso! Nada como fazer vários testes até conseguir o equilíbrio perfeito, e uma configuração que se adapte ao vosso estilo de condução. Espero ver mais afinações aqui publicadas, mesmo de quem não obteve bom resultado.
DANIEL_CC001:
ResponderEliminarBoas pessoal, antes de mais parabéns aos pódio pilotos FLS-GTP5, PORTO_GT e Bimmer23.
Como prometido aqui vai a configuração do meu PUNTO.
Transmission
1: 3.055 2: 2.181 3: 1.652 4: 1.310 5: 1.119 6: 0.970
Final: 3.730
Vel. Max:250 [Km/h]
Drivetrain
Differential
Initial: 60/0
Accel: 12/0
Braking: 25/0
Suspension
Suspension
Ride Height: -25/-20
Spring Rate: 9.5/8.5
Extension: 6/6
Compression: 6/6
Anti-Roll: 2/2
Camber: 1.5/0.5
Toe: -0.05/0.10
Brakes
Brake Balance Controller
Brake Balance: 6/5
Abraços GT's
Daniel
lpardelha
ResponderEliminarTransmission
1st:-- 3.244 2nd:-- 2.291 3rd:-- 1.769 4th:-- 1.401 5th:-- 0.955
Final: 3.715
Vel. Max:250 [Km/h] - 250 no canto superior direito
Drivetrain
Differential
Initial: 5/0
Accel:-- 5/0
Braking: 5/0
Suspension
Suspension
Ride Height: -20/-18
Spring Rate: 10.6/8.4
Extension:-- 9/7
Compression: 7/7
Anti-Roll:-- 4/4
Camber:----- 2.0/2.0
Toe:-------- -0.08/-0.05
Brakes
Brake Balance Controller
Brake Balance: 7/6