SPA Race Masters - Autobacs Garaiya

9 comentários

Olá amigos. Tal como se esperava, a corrida com o Autobacs Garaiya não defraudou as expectativas dos pilotos, não faltando ponta de emoção nas 25 voltas obrigatórias. As primeiras cinco, foram mesmo feitas em ritmo diabólico, mas há pilotos que precisam de refrear os ânimos iniciais. Uma corrida não se ganha na primeira volta, e por vezes, é mesmo na última que tudo fica decidido, tal como aconteceu na corrida de ontem. O piloto joao_alan que participou em várias corridas deste evento, já deu mostras do seu valor e desportivismo, mas continua a somar classificações modestas por culpa própria. Quando o coração se sobrepõe a qualquer estratégia ou paciência, o resultado final nunca é satisfatório. Para vencer uma corrida, por vezes é necessário ultrapassar vários pilotos, mas há que escolher o local certo, criar oportunidades para isso, e que o carro corresponda ao que se pede dele na hora da decisão. Fazer ultrapassagens arriscadas, obrigando o piloto que vai ser ultrapassado a "encolher-se" para não sofrer consequências danosas, não é de todo a melhor atitude. A visão lateral neste Gran Turismo é quase inexistente, o que por vezes origina alguns toques entre os pilotos, sem que haja qualquer intenção para que isso aconteça. Nestas situações há que redobrar os cuidados, até para se evitar danos mecânicos ou penalizações de tempo, tal como aconteceu a um ou outro piloto na noite de ontem. Apesar da excelente corrida proporcionada por este Garaiya, talvez o nível competitivo das primeiras cinco voltas se prolongasse um pouco mais, caso houvesse maior discernimento e calma em algumas situações. Como líder da corrida, hfsaraujo aproveitou o desacerto dos outros pilotos para conquistar alguns segundos de vantagem, ficando muito perto de vencer a corrida. Mas na 22ª volta, uma penalização de tempo acabou por ser fatal! PORTO_GT encosta-se a hfsararujo, e na última volta fez a ultrapassagem decisiva. hfsaraujo ainda tentou recuperar o lugar, mas a aderência do seu Garaiya já não era a melhor. Bimmer23 obteve o 3º lugar, mas teve que suportar a pressão exercida por CheirasMal, que ficou apenas a algumas centésimas. Vítima de algum LAG temporário, Brasil-Men não conseguiu melhor que o 5º lugar. Mais uma vez, joao_alan não soube moderar o seu entusiasmo, acabando por pagar um pouco a factura. Uma paragem nas boxes na 3ª volta para reparação no carro, sentenciou a corrida de DANIEL_CC001. A corrida do próximo domingo, é sem dúvida alguma a mais complicada desta 2ª série do SPA Race Masters. Com todas as modificações, este Mercedes SL65 AMG ultrapassa os 1000CV de potência, atingindo velocidade superior a 300Km/h. A distância de travagem aumenta significativamente, com acentuado desgaste dos pneus. Vai ser necessária grande concentração, um carro bem equilibrado na afinação, pois ao menor erro, as consequências serão desastrosas. Esperamos que todos os pilotos tenham em mente, os danos que poderão provocar em outros carros por negligência.

PORTO_GT - 1º lugar / 1h 04m 28s

hfsaraujo - 2º lugar / 1h 04m 38s

Bimmer23 - 3º lugar / 1h 04m 42s

CheirasMal - 4º lugar / 1h 04m 43s

Brasil-Men - 5º lugar / 1h 04m 51s 

joao_alan - 6º lugar / 1h 05m 12s

DANIEL_CC001 - 7º lugar / 1h 05m 38s

Trio do pódio Autobacs Garaiya



Mercedes SL65 AMG: quem vai segurar esta fera na noite de domingo?


9 comentários:

  1. Boas pessoal. As primeiras palavras vão para o joao_alan: CALMA João Carlos! Podias ter feito uma grande corrida, mas o teu entusiasmo prejudica-te, e acaba por prejudicar os outros. Até à 5ª volta, o Bimmer, eu, e tu, tivemos sempre o Araújo sob controlo, mas a tua "aflição" em ultrapassar na primeira oportunidade, quase deitou tudo a perder! Ultrapassas-me desnecessariamente numa curva, mas um ligeiro toque levou-me para a areia! Na mesma volta, ultrapassas o Bimmer quase da mesma forma, e quem ganhou com isso, foi o Araújo! O Araújo apanhando-se na frente não facilita, e dificilmente comete erros que permitam a recuperação. Podíamos ter feito a corrida sempre na "cola" uns dos outros, e depois decidia-se nos pormenores. Já deu para perceber que afinas bem os carros, mas algum entusiasmo coloca-te em lugares que talvez não mereças. Na volta 22 apanho o Araújo numa penalização, mas aguentei o ímpeto de o ultrapassar até à última volta! Se não conseguisse de forma limpa, tinha que me contentar com o 2º lugar. O que interessa nestas corridas, é que elas se procedam da forma mais real possível! Se se ganhar, óptimo, se não se ganhar, óptimo na mesma! Acima de tudo está a diversão, e o prazer de uma corrida limpinha! O prémio monetário do primeiro, é igual ao do último! Com a dedução dos impostos, é igual a zero!
    Quanto à minha corrida, tive que fazer pela vida para apanhar o Araújo. A saída de pista na 5ª volta deixou-me a 8 segundos do Araújo, mas tinha carro para poder recuperar alguma coisa, tal como veio a acontecer. Na 18ª volta estou a 5 segundos, mas numa curva acabo por parar na relva e passo para 9! Já não tinha qualquer hipótese de vencer a corrida, mas na volta 22 quando vejo o Araújo penalizado, não podia deixar escapar a oportunidade. Andei sempre com o maior cuidado no seu encalço, até porque o Araújo já mostrava alguma dificuldade em segurar o carro nas curvas. Na última volta, na descida para a recta, não lhe dei espaço para fugir. Nas curvas seguintes, fui aumentando a distância, pois a dificuldade do Araújo em curvar era notória. De qualquer forma, parabéns ao Araújo pela corrida, e pelas últimas voltas, limpinhas, limpinhas, limpinhas, como dizia o outro. O meu carro... uma máquina afinadinha ao pormenor! Se quiserem a afinação, vendo pelo melhor preço!

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal,
    Sem duvida um excelente carro com um excelente comportamento!
    Grande corrida a de domingo, mais uma vez um mau resultado da minha parte mais uma vez por vários erros cometidos.
    Embora tenha começado logo com uma penalização por colisão entre mim e o Daniel, que sinceramente julgo não ter sido caso de penalização, levou-me ao ultimo lugar. Desta vez o meu carro estava com uma afinação magnifica, e ultrapassagem após ultrapassagem, na 2a volta já estava a rolar em cima do Carlos e bimmer, 3o e 2o lugar respectivamente. O toque que dei no Carlos foi um aproveitamento de uma travagem muito tardia da parte do Carlos e que eu aproveitei para passar por dentro, lamentavelmente fechei a trajectória acreditando vivamente que o carro dele já estava atrás e não ao lado o que originou numa saída de estrada que o fez perder pelo menos 1seg desistência para mim. No entanto Carlos, na volta anterior à entrada da recta da meta também me mandaste ás couves! Vingança! Juro que foi sem querer!!!!! A ultrapassagem ao bimmer, a meu ver, foi completamente limpa, ele trava mais cedo e eu passo, normal. O carro do bimmer desta vez acho que não estava afinado da melhor forma, visto que a volta que fiz atras dele tive a sensação de ser mais lenta e fez o Carlos ficar em cima novamente. De seguida e até à 12a volta, foi um conjunto de ultrapassagens entre mim e o Carlos (fizeste-me suar Carlos!!!) até que cometi o meu primeiro erro, entrei na boxe antes do Carlos e isso abranda o ritmo, de seguida o segundo erro que foi uma saída de estrada com uma penalização, só aqui devo ter perdido mais de 15seg, na volta seguinte outra saída de estrada... E a partir daqui levantei o "pé" porque já não valia a pena.
    Em suma, os erros pagam-se e é preciso ter calma e saber gerir a corrida.
    Mais uma vez uma excelente corrida!
    Próxima corrida um canhão de 1000cv sem travões e sem pneus!!! Não vai ser fácil!!'
    Abraço a todos e parabéns ao Carlos e Araújo pela excelente corrida.
    joao_alan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pelo engano, corrida de 4a e não corrida de domingo.....

      Eliminar
    2. Olá João Carlos. Não penses que qualquer toque que te tenha dado, fosse por vingança. Isso é coisa que nunca faria! No final da corrida ou nos comentários, digo o que penso, mas sempre com o intuito de melhorar estas corridas. Caso contrário, nem perdia tanto tempo com o blog e estes eventos. Eu e o Armen, já vamos no 4º ano a organizar corridas, sempre com o cuidado de manter o melhor ambiente. Apesar de evitar dar qualquer toque, por vezes é completamente impossível! O Bimmer foi vítima de um toque meu, simplesmente por falta de visibilidade. Felizmente sem consequências para ele. O toque que me deste, sei perfeitamente que foi sem qualquer intenção! O que te quero demonstrar, é que algumas ultrapassagens um pouco precipitadas, acabam por ser mais prejudiciais que benéficas. Até à 5ª volta, com o Bimmer em 2º, eu em 3º, e tu em 4º, tivemos sempre o Araújo ao nosso alcance. Podíamos ter feito mais voltas assim, com uma ou outra ultrapassagem, mas sempre a controlar o piloto da frente. O que aconteceu, foi que quando chegaste ao 2º lugar, já o Araújo já tinha ido embora! Com um pouco mais de calma, vais ver que os resultados são bem diferentes. Quanto ao Mercedes... nem sei o que fazer no carro! Vai dar trabalho a afinar, mas o mais importante, é ter o máximo cuidado na corrida, até porque qualquer toque, vai prejudicar os pilotos envolvidos, com ou sem qualquer culpa. Vamos lá ver quem é o melhor mecânico deste Mercedes. Abraço.

      Eliminar
  3. Viva,

    Pensei que esta corrida ia ser mais um igual às outras, qualificação fraca e depois na corrida ia cometer algum erro que iria remeter-me a lutar contra mim mesmo durante 25 voltas, mas pelos vistos enganei-me!
    Tive uma penalização numa das primeiras voltas logo a seguir à meta, mas depois com a ajuda da confusão que ia na frente da corrida, consegui aproximar-me dos mais rápidos e tentar fazer um bom resultado.
    Vi-me então numa corrida intensa na luta pelo 3º lugar com o Armen e o João que durou até à meta na última volta. Ainda tentei passar o João, forçando um bocado as travagens e mostrando-me no retrovisor mas ele manteve a sua posição com unhas e dentes! :)

    Grande corrida!

    Abraço,
    CheirasMal

    ResponderEliminar
  4. Alô Portugal!
    Mais uma vez, a PSN me traiu e, apesar dos esforços, não consegui melhor colocação: jamais consegui ultrapassar o Bimmer, que apesar de não saber, estava um um lag desgraçado; ora estava à minha frente, ora sumia, ora vinha me sobrevoando e me jogando para fora; batia nas paredes, voltava à pista, saía de novo, levantava poeira e fazia a estrada desaparecer. O engraçado é que só aparecia com lag para mim!
    Logo no inícia, tomei uma porrada dele que me fez andar até a volta 13 com a suspensão dianteira detonada, tirando-me qualquer chance de luta. Meu carro estava afinadíssimo e, com certeza, faria frente aos mais velozes. Depois da troca de pneus na 13ª volta, fui penalizado na chicane (por pura distração), e tive que me contentar com a 5ª posição.
    Enquanto estive na briga, foi divertido.
    Impressionante o desempenho do Carlos que, em princípio parecia que ia estacionar na segunda posição. Mas, o Araújo perdeu rendimento, sendo ultrapassado e ficando na segunda posição.
    Parabéns ao Carlos pela vitória e a todos pela grande corrida.
    Espero que na próxima, com o Mercedes, o problema de lag fique para trás.
    Abraços,
    Armen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Armen, com a velocidade que este carro atinge, de certeza que o LAG vai ficar para trás. Por vezes é preferível perder a ligação, do que fazer uma corrida com LAG. Já aconteceu comigo, e é desesperante levar cacete a qualquer momento, sem saber donde ele vem! Já abrimos a sala meia hora antes para detectar qualquer problema, mas a verdade, é que eles por vezes acontecem. Não há nada a fazer! Abraço.

      Eliminar
    2. Carlos
      Infelizmente, desta vez estava tudo normal na classificação e o Bimmer estava redondinho. Foi só na largada que o problema apareceu.
      Abraço.

      Eliminar
  5. DANIEL_CC001: Boas pessoal, parabéns ao Carlos, Araujo e João pelo 1º, 2º e 3º lugar nesta corrida.
    Quanto ao mais, pronto esbardalhei-me, foi daquelas para esquecer.
    Abraço a todos.
    Daniel

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.