SPA Race Masters - Mercedes SL65 AMG

4 comentários

Olá amigos. Nunca uma corrida foi decidida nas boxes como esta, nem talvez mesmo, nunca uma corrida esteve tão perto da realidade, quando todos os factores inerentes são determinantes. Com apenas quatro pilotos em pista, não faltou qualquer motivação aos presentes, e este facto, acabou mesmo por contribuir para o bom andamento dos pilotos. O carro, o supersónico Mercedes-Benz SL65 AMG parece ter assustado a grande maioria dos pilotos, tanto mais que depois de instalados todos os acessórios de tuning e pneus desportivos, havia a necessidade de o afinar ao pormenor. Verdade seja dita, não era dos carros mais fáceis de configurar quando comparado com outros. Talvez tenha sido este o motivo, para a fraca adesão registada. Bimmer23 entrou na sala à hora marcada, mas apenas com bilhete para assistir à corrida da bancada. Para os pilotos presentes em pista, ficou demonstrado que estão sempre prontos para qualquer desafio, por mais complicado e difícil que ele seja ou pareça. A grande dúvida nesta corrida, era mesmo saber quantas trocas de pneus os pilotos iriam realizar, pois o desgaste era bastante rápido. Se o carro já não era fácil de dominar devido à potência do motor, menos fácil se tornava quando a aderência não era a mais eficaz. A acompanhar o ritmo do desgaste dos pneus, esteve o consumo de combustível. Alimentar os mais de 1000CV que este carro tunado debitava, obrigava a um abastecimento de muitos litros de gasolina para percorrer 25 voltas em SPA Francorchamps. Apesar da forte oposição de Brasil-Men e DANIEL_CC001, foi FLS-GTP5 e PORTO_GT, quem sempre estiveram mais próximos de vencer a corrida. Apenas ficaram separados na 6ª volta, altura em que FLS-GTP5 parou nas boxes para trocar de pneus, enquanto PORTO_GT prosseguia a corrida. Só aqui, o cronómetro começou a dar indicação do tempo que os separava, pois até aquele momento, bastava o retrovisor para essa indicação. E foi precisamente nas boxes que ficou decidido o lugar destes dois pilotos. Com três trocas de pneus, FLS-GTP5 tirou vantagem sobre as duas trocas de PORTO_GT. Um benefício que se traduziu em 12 segundos, mas que foi suficiente para determinar o vencedor. A longa demora de abastecimento de PORTO_GT na primeira paragem, acabou mesmo por ser desesperante! Em corridas de resistência como as deste evento, ficou demonstrado que a estratégia é um elemento a levar em conta neste tipo de corridas. Se este Gran Turismo preza pela grande realidade dos circuitos, da velocidade e comportamento dos carros, estas paragens nas boxes, acabam por dar uma realidade mais pura. Mais um factor a merecer a máxima atenção, quando o desgaste e consumo de combustível dos carros é grande. Há que preparar estas corridas com outro cuidado, pois está provado que não basta andar depressa e bem para se sagrar vencedor. Brasil-Men subiu novamente ao pódio, enquanto DANIEL_CC001 estacionava o carro em posição estratégica na 19ª volta, ficando a cronometrar os tempos que separava os pilotos em pista. Apesar da diferença de performance deste SL65 AMG, o Renault 5 Turbo, não significa que a corrida da próxima quarta-feira vá ser fácil. Pelo contrário!

Toda a potência do SL65 AMG demonstrada no arranque da corrida

FLS-GTP5 - 1º lugar / 1h 01m 54s

Três paragens nas boxes, foram a chave do sucesso de FLS-GTP5

PORTO_GT - 2º lugar / 1h 02 06s

Duas paragens, e abastecimento de combustível de uma só vez, hipotecou a corrida de PORTO_GT 

Brasil-Men - 3º lugar / 1h 02m 40s

Brasil-Men espera pacientemente que os mecânicos terminem o serviço

DANIEL_CC001 - 4º lugar / sem registo de tempo

Não foi pelas paragens nas boxes, que DANIEL_CC001 teve uma corrida menos conseguida

FLS-GTP5 e PORTO_GT, uma corrida a não esquecer

Nunca uma corrida foi decidida nas boxes como esta

Na 19ª volta, DANIEL_CC001 estaciona o carro fica a assistir à corrida

Bimmer23 entrou na sala, mas estranhamente dirigiu-se para a bancada, onde assistiu a toda a corrida de binóculos. Como ficou até ao fim, deve ter gostado do que viu.



Renault 5 Turbo, vai fazer a delícia dos pilotos na próxima quarta-feira


4 comentários:

  1. Boas pessoal. Apesar de participarem poucos pilotos nesta corrida, esta até acabou por ser uma das melhores, ou mesmo a melhor que já fiz neste GT5, por vários motivos.
    1º - Porque quem estava em pista, já deu provas mais que suficientes que não participa para facilitar, apesar de o Daniel ter demonstrado alguma dificuldade em afinar este carro.
    2º - Porque apenas tive a preocupação de não cometer nenhum deslize, e nunca me preocupei com quem estava na minha traseira, por saber do máximo cuidado que os pilotos têm em não bater para não estragar a corrida dos outros.
    3º - Porque apesar de este carro ser uma autêntica fera quando todo kitado, nunca apanhei uma penalização ou tive qualquer despiste. Uma corrida limpinha! Nem um arranhão fiz na pintura!
    4º - Pela grande incerteza de quem iria vencer a corrida, pois até ao lavar dos cestos era vindima.
    5º - Por descobrir que estas corridas merecem um pouco mais de atenção, caso se queira vencer. Infelizmente o tempo disponível não é muito, por motivos pessoais e trabalho.
    6º - Pela grande dose de adrenalina que esta corrida proporcionou.
    É certo que perdi algum tempo a afinar o carro, mas acabei por encontrar uma configuração excelente, pelo menos, para o meu modo de condução. Na sala de treinos fiz voltas na casa dos 2m 23s, o que me dava grandes garantias de uma boa corrida. O desgaste dos pneus era grande, mas estava confiante que duas trocas de pneus eram suficientes. E eram! O problema, foi que nunca dei grande atenção ao consumo de combustível do carro. Um erro que me ficou caro! Na 6ª volta, quando vejo o Felipe a ir às boxes trocar de pneus, mais confiante fiquei! Vi logo que ia fazer três trocas de pneus, e eu apenas tinha programado duas. Na 8ª volta entro nas boxes para trocar de pneus, com o Felipe a uma distância considerável. Quando me aparece 45 litros de gasolina para atestar, dei o OK. Paro o carro, troco de pneus, e passa o Felipe por mim. Convencido que iria sair de seguida, dificilmente iria perder aquela corrida. Apenas um despiste com danos graves podia ser fatal. Acontece que a demora para abastecer, foi simplesmente desesperante! Parecia que estava a ser reabastecido a conta-gotas. O tempo só para meter gasolina, foi mais que uma paragem para trocar de pneus. Nunca pensei nisto! Quando entro em pista, o Felipe leva quase o dobro da distância que eu tinha para ele. Não desisti, pois ao menor deslize do Felipe, podia voltar ao comando novamente. Como tal nunca aconteceu, já não tive hipótese de vencer a corrida. Como o Felipe apanhou uma penalização de 10 segundos, e ainda bateu no muro à saída das boxes, posso afirmar que perdi a corrida... a meter gasolina! Pode parecer incrível, mas foi pura realidade. Parabéns ao Armen pela grande corrida, ao Daniel, que apesar de não ter conseguido uma boa afinação para este carro, marcou presença, e ao Felipe pela vitória. As três trocas de pneus foram perfeitas! Menos tempo gasto nas boxes, e sempre com melhor aderência dos pneus. Se tinha feito igual, não sei se tinha ficado em 2º lugar. Valeu pela adrenalina! Da próxima vez vou ter mais cuidado. Como diz o Armen, vivendo e aprendendo.

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  2. DANIEL_CC001: Boas pessoal, ao contrário do Carlos, este carro para mim é uma banheira muito pesada e muito potente, não consegui um SETUP equilibrado para esta carroça.
    Parabéns Filipe, Carlos e Armen pelo pódio.

    Abraços GT's.

    Daniel

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    1. Configuração da minha banheira pesada e potente. Continuou pesada depois de afinada, mas muito fácil de dar uma banhada à concorrência. Não tive um despiste nem nenhuma penalização de tempo, coisa que nem sempre aconteceu com carros mais leves e menos potentes. Espero que gostes da afinação. Só na usei buzina! Os toques que tenho são todos horríveis.

      SUSPENSÃO
      Altura ao solo 0 frente -15 traseira
      Molas 15.0 frente 14.5 traseira
      Extensão 8 frente 8 traseira
      Compressão 8 frente 8 traseira
      Barras 1 frente 5 traseira
      Ângulo do camber 0.0 na frente 0.0 traseira
      Ângulo do eixo 0.00 frente 0.00 traseira

      TURBO 2 MÉDIAS ROTAÇÕES

      CAIXA DE VELOCIDADES
      Relação final 3.800
      Velocidade máxima 400Km
      1ª - 2.242
      2ª - 1.418
      3ª - 1.036
      4ª - 0.810
      5ª - 0.627

      Binário inicial 25
      Aceleração 50
      Travagem 30

      Trravões 8 frente 6 traseira

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  3. Pessoal, boa noite...melhor, bom dia!

    Faz tempo que não escrevo por aqui, mas é que o tempo anda pouco. Precisava de mais uma horas todos dia, mas como diz o Armen: eu sou um cara enrolado...rs...

    Enfim, falando sobre corridas, essa do Mercedez apesar do carro não ser nenhuma moça ao conduzir, fiz uma corrida tranquila. Consegui tomar a fera sem problemas, com tempos baixos na casa dos 2"23'.

    Quando estávamos na qualificação, um comentário me chamou a atenção: "gasta muita gasolina esse carro". Após isso me dei conta que iria ter que colocar pelo menos uns 30/40 litros para terminar a corrida. Como sei que o pessoal do box, coloca aproximadamente 1 litro por segundo, logo fiz as contas e pensei: vou fazer 3 paradas, coloco 10 litros por vez e ando sempre de calçados novos....rs....foi o ponto para ganhar a corrida sem nenhuma dificuldade.

    Da largada até a minha primeira parada, foi sensacional a briga com o Carlos. Sempre uma disputa limpa. Deu gosto! Entro no box, abasteço 10 litros, troco os sapatos e toca a andar. O Carlos nesse ponto disparou e abriu cerca de 25 segundos, mas que sabia que iria recuperar logo após o Carlos parar.....mas precisa andar forte, porque eu iria ter de qualquer modo uma parada a mais.

    Foi o que fiz, e o resultado foi uma corrida ganha na estratégia, na calculadora de tempos perdidos no box. Foi realmente o exemplo claro de como uma corrida de carro na vida real é.

    Tive uma penalização de 10s por uma distração com a minha mulher perto da 18ª volta, que achei que iria me atrapalhar, mas mesmo assim mantive o lugar mais alto do pódio.

    Pena foi ter poucos participantes, mas os que participaram são fiéis. Firmes e fortes, mesmo quando a afinação ou o gosto pelo carro não é o melhor.

    Parabéns a todos. Domingo estou no online novamente!

    Abraços

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