SPA Race Masters - Volkswagen Golf VI R

7 comentários

Olá amigos. Nunca uma corrida do SPA Race Masters, ou de outro campeonato qualquer, teve um início tão acidentado como este. Nem nos parece que houve algum descuido na hora de travar para a primeira curva, e a ideia que ficou, é que se instalou algum LAG momentâneo, o que poderá ter originado esta confusão. O certo é que aconteceram muitos toques, dando origem a danos mecânicos sérios, obrigando um grande número de pilotos a irem às boxes logo na primeira volta. Conforme os danos que cada carro teve, e pelo tempo que demoraram a chegar às boxes, desde logo os pilotos ficaram algo distanciados uns dos outros, sendo que Brassil-Men foi quem mais sofreu com as consequências deste contratempo. Quem escapou a tudo isto, ganhou desde logo uma vantagem considerável, e no final da 2ª volta, quase se podia adivinhar quem poderia ficar nos três primeiros lugares. FLS-GTP5 e os estreantes zappa-pt e GiMelo, tinham tudo para ficarem no pódio desta corrida, mas pelo caminho, só FLS-GTP5 saiu ileso a qualquer penalização ou acidente, ganhando a corrida com a maior das tranquilidades. O melhor da corrida passou mesmo para segundo plano, pois foram muitas as trocas de posição entre os pilotos que podiam ascender ao 2º e 3º lugar. Algumas penalizações de tempo, colocou zappa-pt novamente no centro da "fogueira", juntamente com Bimmer23, DANIEL_CC001 e PORTO_GT. Aqui sim, a corrida "aqueceu", pois cada um destes pilotos, demonstrou sempre o maior empenho em conseguir a melhor classificação, mas todos eles acabaram por cometer alguns erros de condução. Quando tudo indicava que Bimmer23 podia alcançar o 2º lugar, bate no muro na descida para o Rouge, deixando PORTO_GT com caminho livre para a prata, mas no mesmo local, PORTO_GT leva uma penalização de tempo, deixando DANIEL_CC001 escapar a grande velocidade. Brasil-Men, nunca teve grande chance de lutar por um dos lugares no pódio, pois os 4m 30s para chegar às boxes na primeira volta, retirou qualquer hipótese. PMSR foi dos poucos que escapou a qualquer dano no arranque da corrida, mas não se livrou deles por culpa própria. GiMelo começou bem, ganhou vantagem significativa, mas na 10ª volta, abandona a corrida após uma penalização.

FLS-GTP5 - 1º lugar / 1h 03m 08s

DANIEL_CC001 - 2º lugar / 1h 03m 28s

PORTO_GT - 3º lugar / 1h 03m 36s

Bimmer23 - 4º lugar / 1h 03m 40s

zappa-pt - 5º lugar / 1h 04m 29s

Brasil-Men - 6º lugar / 1h 05m 38s

PMSR - 7º lugar / 1h 06m 05s

GiMelo - 8º lugar / sem registo de tempo




7 comentários:

  1. Boas pessoal. Como sempre, a minha intenção era ter o carro bem afinado para esta corrida, até para a tentar vencer. Mas nada disto aconteceu por um motivo. Tinha a minha playseat toda desmontada desde quinta-feira, uma vez que o BINO SMARTISTAS me estava a fazer uma nova. Ficou pronta no sábado à noite, mas... com um pequeno defeito. O banco ficou mais baixo do que o pretendido! O BINO é um artista como serralheiro, mas quando mete uma coisa na cabeça, não há forma de o demover! Sismou em deixar o banco mais baixo do que pedi, e foi obrigado a fazer a corrida, PENDURADO no volante! Agora tem lá o material para fazer o devido acerto. Sem playseat, não tive hipótese de pegar no carro para o afinar nem fazer a rodagem, e no domingo trabalhei o dia todo. De qualquer forma, estava disposto a dar tudo por tudo nesta corrida, até por este circuito já não ter qualquer segredo. O problema foi os danos mecânicos logo na primeira curva. Ir às boxes na primeira volta, e com vários pilotos com os carros bem afinados, não deixava grandes hipóteses de conseguir um lugar no pódio. Quando saio das boxes e vejo o Felipe, o GiMelo e zappa-pt a uma distancia abismal, não havia nada a fazer. Tentei sempre fazer a melhor classificação possível, mas aos poucos, começo a ganhar terreno ao zappa-pt e GiMelo. Na 10 volta vejo o GiMelo parado na berma a descansar, talvez por não estar habituado a corridas de resitencia. Na 13ª volta ultrapasso o zappa-pt quando vai trocar de pneus, acabando por entrar em despique directo com o Bimmer e o Daniel.. Andei em 2º, passei para 3º ao ser ultrapassado pelo Bimmer, passei novamente para 2º quando Bimmer se esbardalhou contra o muro, e quando podia ter segurado o lugar, levo uma penalização de tempo, deixando o Daniel com caminho aberto para o 2º lugar.

    Fazendo um pouco de publicidade, aqui vai um conselho: se alguém quiser fazer uma playseat para o Gran Turismo, falem com o BINO. Fica por um preço muito mais acessível, e com melhor qualidade, do que as que se encontram à venda em casas comerciais. Depois coloco no blog a foto da minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe aí a foto. Já ando há algum tempo para arranjar uma coisa dessas mas para mim tem que ser sem baquet, com um sistema qualquer de fixação por baixo do sofá...

      Eliminar
    2. tenho um Wheel Stand Pro, começei por me sentar no sofá (com regulação lombar by almofada), mas ao fim de algumas semanas começou a causar-me desconforto na anca, agora jogo na cadeira da secretária, meto à frente do sofá, sempre fico um pouco mais perto da TV, no natal passado quando investi no G27 devia ter logo optado por uma backet, estava decidido a fazer o upgrade este natal, mas o meu carro não tem dado descanso, correia de distribuição e mais umas cenas dispendiosas da manutenção dos 100 mil kms, somando mais umas avarias, injectores e embraiagem levaram-me o orçamento para a Playseat ou Rseat

      Eliminar
  2. Ruína total!
    Quando achava que faria uma corrida com chances de pódio, logo na primeira curva após a largada, tomo uma borduada do Bimmer e meu carro é danificado, fazendo-me virar passageiro. Vi e revi o vídeo e notei que que o pessoal estava com "sangue no zóio", querendo ganhar a corrida na primeira curva; após essa porrada que tomei, meu carro ficou totalmente descontrolado e consequentemente, ziguezagueando na pista, bati nos muros, tomei mais porradas, levei penalizações e demorei mais de 4m para chegar aos boxes. Vi também que o Daniel se enfiou no meio de todos nessa primeira curva, provocando estragos.
    Conclusão: pelo meu vídeo, o único que saiu sem nenhum dano da história foi o Carlos. Os outros todos sofreram algum tipo de dano. Vale lembrar que o Carlos foi aos boxes no final da primeira volta por ter sofrido danos; no meu vídeo, seu carro está intacto, como comprovam as fotos que enviei a ele. Coisas de PSN...
    Sem criar polêmicas, pois não é esse nosso objetivo, precisamos nos conter um pouco nas primeiras curvas a fim de evitar idas "ao chuveiro" mais cedo. Todos são experimentados e podem evitar essas batidas desnecessárias. Todos sabemos que são involuntárias, mas o ímpeto de ganhar a frente na primeira curva, principalmente em SPA, não é uma boa tática, visto que temos a seguir uma grande reta onde pode-se ultrapassar nos malditos cones de ar.
    Minha corrida foi totalmente prejudicada, mas fui até o final, mesmo sabendo que nunca mais alcançaria alguém. Afinal, isso para mim é pura diversão. Torço para que todos façam o mesmo, sem desistir ou abandonar por não ter chances de sucesso.
    Também aconselho àqueles que participam de nossas provas, que tomem uma chavena (xícara no Brasil) de Maracujá, calmante para "sossegar o facho", antes de alinhar o carro no grid; com certeza fica mais divertido!
    E vamos para a próxima, sem ressentimentos!
    Cansei de dar parabéns ao Felipe, mas ele, mais uma vez mereceu: sobrou na pista!
    Abraços a todos,
    Armen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Armen, pelos vistos, os danos mecânicos nem sempre são visíveis nos outros pilotos. De facto fiquei com a roda traseira empenada, pois foi esse o motivo que me levou às boxes, e me fez apanhar uma penalização de tempo pelo caminho.

      Eliminar
  3. Boas Pessoal... Antes demais os meus parabéns ao Filipe, pois ninguém dá conta...ganha todas...PARABÉNS FILIPE.
    No que diz respeito à 1ª curva, toda a gente sofreu alguma penalização menos o GiMelo, isto na minha repetição/gravação.
    Efetivamente devo um pedido de desculpas ao Armen, pois na 1ª curva eu entrei forte e ele travou muito, mas os danos no carro dele, não derivaram do meu toque, a certa altura, depois da 1ª curva há ali um mini leg, que esbardalha todos os carros menos o do Gimelo, mesmo o Filipe e o zappa que com um pequeno toque nas rodas conseguem continuar sem ir as boxes, enfim...
    Reforço aqui o meu pedido de desculpas ao Armen.
    Nesta corrida estava muito longe de pensar que iria subir ao pódio, pois, na 1ª volta fiquei em penultimo, atrás de mim só estava o Armen, a corrida foi feita de quase ultimo para 2º lugar, deu luta com o Carlos, andei umas volta à frente dele mas depois ele passou, e deixei-me ir atrás dele, eu tinha nução que estava mais rápido que ele e era uma questão de tempo, ele penaliza naquela fatídica EAU - ROUGE que não perdoa erros, e dai até ao fim levantei o pé e foi só regir a vantagem para acabar em segundo.

    Abraços GT's

    Daniel

    ResponderEliminar
  4. Não tirando o mérito ao Filipe e ao João Boléo, que estão com muito bom andamento, eles teriam mais dificuldade em fugir se o pessoal não se embrulhasse todo na partida. Eu não sou inocente porque tenho tendência para "entrar na onda" e fazer o mesmo quando vejo os outros a fazer, mas acho que devíamos tentar fazer corridas mais bonitas, ganhando ou não.
    O que fica na memória são as boas corridas, não as vitórias...

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.