Endurance foi só para pilotos de raça!

5 comentários

Olá amigos. O Super Endurance em La Sierra, foi uma autêntica prova de resistência aos pilotos, onde nem todos aguentaram o desafio que foi proposto. No final das 3 horas, chegamos à conclusão que esta categoria de corridas não é para todos os pilotos. Dos 16 inscritos estiveram presentes 12 na grelha de partida, sendo que um deles participou como suplente. Durante a corrida, foram quatro os pilotos que rebentaram pelas "costuras", denotando talvez, uma forma física que deixe algo a desejar. Para quem aguentou as 3 horas em La Sierra, podemos afirmar que são todos vencedores, fosse qual fosse o lugar que ocuparam no final da corrida. Para quem se inscreveu neste evento e não compareceu à corrida, não avisando que não iria participar por qualquer motivo, demonstrou uma atitude que não nos parece ser a mais correcta, pois impediu a participação a pilotos interessados neste endurance. Lamenta-se esta atitude, principalmente daqueles que participam com regularidade nos eventos que vamos propondo. Como não sabemos o motivo para estas ausências, aguardamos uma qualquer justificação. Para quem desistiu durante a corrida, nada temos a dizer de negativo! Compareceram, fizeram grande número de voltas, mas o cansaço falou mais alto, tal como acontece em muitas modalidades desportivas desgastantes em termos físicos. Talvez esta corrida até tenha sido boa para os mais "fraquinhos", alertando-os para umas caminhadas ou algumas horas no ginásio. Em relação à corrida, podemos dizer que foi absolutamente fantástica em termos de entrega. Não era uma corrida fácil, pois além das 3 horas a dar ao braço constantemente, o carro requeria um setup especifico, principalmente a nível de caixa de velocidades, o elemento mecânico que podia contribuir para o menor consumo de combustível. Como os pilotos só podiam abastecer na 10ª volta, foi grande o suspense nestas primeiras 10 voltas, pois a distância que ia separando os pilotos, podia ser um pouco enganadora. Dos pilotos presentes, só mesmo o estreante REPROTEAM causou alguma surpresa, pois assim que a corrida começou, esqueceu-se de olhar para o ponteiro do depósito. Para quem entrou nesta corrida na qualidade de suplente, talvez sem ter feito um treino para avaliar o consumo do carro, compreende-se esta vontade em andar de "prego" a fundo. Fazer quase uma volta com o depósito seco, foi meio caminho para a desistência. Este piloto e jviegas1960, foram mesmo os únicos a não conseguir fazer as 10 voltas com um depósito de gasolina, embora os outros tenham conseguido com o combustível que restava no tubo. No meio de toda a estratégia e afinações, quando a gasolina deixou de contribuir para o desenrolar da corrida, houve quem pagasse caro nos seguintes abastecimentos. No final das 3 horas, hfsaraujo acabou por ser o grande vencedor do evento, tendo por companhia no pódio, eol- e Brasil-Men, mas também duartev, PORTO_GT, pilotestgt, gasparmatos, e trofa65. Podemos afirmar que foram pilotos com raça! Caso seja feita nova corrida no género, ficam desde já com lugar assegurado na grelha de partida!

De 16 participaram 12, mas só 8 resistiram às 3 horas de competição

Um piloto de palavra! Ameaçou nos treinos e cumpriu na corrida

O problema não foi a gasolina a menos, mas sim a gasolina a mais!

Nunca gostou da ideia de 10 voltas sem abastecer, mas foi só para enganar a concorrência! 

Um piloto com uma palavra a dizer em corridas de endurance.

Na 3ª paragem pediu uma coca cola e atestaram-lhe o depósito

Assim que a corrida terminou, só quis fotografar as espanholas

Houve quem dissesse, que levava um "jamón y una botella en el coche". Será verdade?

Quem estava à espera que dormisse a "siesta", enganou-se redondamente

Entusiasmou-se a ouvir Las Ketchups, e deu no que deu

Foi preciso chamar o 112 para o levar a casa

Por ordem da rainha, foi mais cedo para a cama

Entrou com "ganas" mas foi o primeiro a sair






5 comentários:

  1. Respostas
    1. Duarte, para quem fez uma corrida de 3h, o teu comentário até cansa a ler. Mas como há quem não diga nada...

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  2. Boas pessoal. Isto de andar a poupar gasolina numa corrida não é para mim! De qualquer forma consegui fazer as 10 voltas com um depósito, embora tenha demorado mais uns minutos que o Araújo e o Pedro. Meti meio depósito para não andar com o carro muito pesado nem demorar muito, pois tencionava parar novamente para meter a gasolina que faltasse para terminar a corrida. Quando vi a repetição, reparo mais uma vez que perde-se e ganha-se tempo nas boxes de forma injusta! Não há um critério igual para todos os pilotos nestas paragens. A minha entrada nas boxes é colado ao Duarte, e apesar de eu meter meio depósito e o Duarte atestar, saímos das boxes ao mesmo tempo! Quem é anfitrião da sala em qualquer corrida, a sua boxe é sempre a última! O tempo que se perde para lá chegar, é sempre superior a quem pára nas primeiras boxes. Se apanhamos um ou dois carros pela frente nas boxes, o tempo aumenta mais uns segundos. Está mal feito! Ao menos, os meus mecânicos deviam ter uma mangueira com um diâmetro maior, e os primeiros metiam a conta-gotas! Se não chamo à atenção o sr. Kazunori Yamauchi para este problema, o GT7 vem aldrabado! Mas o meu destino nesta corrida estava mesmo traçado nas boxes! Na 3ª paragem, quando devia abastecer meio depósito, distraído, mando atestar até à rolha! Quando dei pelo erro já era tarde! De 3º, caio para 5º parado nas boxes! Lá se foi o bronze! Quanto à corrida, foi mesmo para quem gosta de endurance. Parabéns a todos que fizeram a corrida de inicio ao fim, em especial para os vencedores. Para quem desistiu, espero que na Segurança Social tenham aceite os papeis para a reforma. hehehehe.... Fraquinhos!

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  3. Alô Pilotos!
    Não sei se comentei nas semanas que antecederam o Endurance que não achava nenhuma graça andar 10 voltas com um carro tão veloz, extremamente estável, numa pista maravilhosa.
    Mesmo assim, fiz muitos treinos, com vários setups e consegui uma relação de caixa que permitiria vencer as exaustivas 10 voltas com 1/2 pé no acelerador: consegui chegar aos boxes com "zero" de gasolina no tanque e daí para frente foi só alegria!
    Com o tanque cheio até a boca, era hora de realmente aproveitar todas as qualidades da pista e do carro sem a preocupação de ficar olhando para os mostradores de gasolina e contagiros. Levei o RX7 até a penúltima volta e fiz novo pitstop para colocar + 20 litros e chegar ao final. Toda a regularidade nas 10 primeiras voltas e velocidade nas seguintes não foi suficiente para alcançar os ponteiros Pedro e Araújo, mas valeu! Consegui chegar em terceiro.
    Apesar das exaustivas 3 horas sem descanso, cheguei ao final inteiro e pronto para outra. A única coisa que ficou na lembrança foi o barulho do carro que dormiu comigo e me fez sonhar com ele.
    Nesta corrida tivemos de tudo: os que desistiram por cansaço, os que meteram o pé e ficaram pelo caminho sem gasolina e os quenão tiveram ritmo para vencer o desafio.
    De toda forma, exceto o fato de ter que "correr" economizando combustível, foi uma corrida interessante; Parabéns ao Pedro (eol-) e Araújo pelos lugares mais altos do pódio e a todos os heróis que chegaram ao final, independentemente da posição conquistada.
    Abraços a todos,
    Armen

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  4. Viva pessoal, finalmente percebi o truque para conseguir novamente comentar as corrida, já estava a pensar em formatar o PC. (escrever no word ou no bloco de notas, e depois copy paste - dica do Carlos PortoGT).

    A corrida foi uma verdadeira maratona, 3 horas sempre colado e concentrado.
    Os meus parabéns a todos, mas, principalmente e ao contrário do que é habitual, não só ao pessoal do pódio, mas ao principalmente ao pessoal que anda mais cá para trás, pois se para o pessoal que está a disputar a vitória ou um lugar no pódio é fácil estar motivado, quem vais mais para trás é sempre mais difícil encontrar motivação para levar a maratona até ao final, uns BRAVOS, os meus parabéns e obrigado.

    Muito importante para esta corrida, tal como havia sido dito nos treinos, era fulcral ter uma boa afinação da caixa. Além disso, não sei se mais alguém se apercebeu que retirando todo o apoio aerodinâmico se conseguia reduzir o consumo de combustível e aumentar a velocidade nas longas rectas. Outra dica para poupar combustível, que li em algum sitio, é reduzir a pressão no pedal do acelerador para ¾ a partir do momento que se chega perto da velocidade máxima.

    Quanto à corrida, as primeiras 5 voltas foram de gestão, tentando não gastar muito combustível, nem deixando o eol ter mais do que 10 segundos de vantagem para que na parte final do stint fosse possível recuperar. O facto do eol ter saído de pista ajudou-me a chegar ao primeiro abastecimento na liderança. Ao contrário de que pensavam, também atestei na primeira paragem e a partir daí foi ataque total, apenas com dois erros graves que custaram alguns segundos. A pouco e pouco fui conseguindo aumentar o gap e resolvi ir novamente à boxe à 18 volta, pois o combustível com o ritmo que ia não chegaria até ao final e já não estava contente com o estado dos pneus (menos aerodinâmica maior consumo de pneus). Não tive a pouca sorte de voltar a atestar o depósito, coloquei à volta de 40l mas 15l chegavam e sobravam.
    Até final foi gerir, ainda assim a última volta parecia que nunca mais acabava.

    Abraço malta.

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