Festival Pole Position - 5 anos

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Olá amigos. Recentemente, o blog Pole Position completou 5 anos de existência. Foram 5 anos a realizar eventos no Gran Turismo com regularidade, contando sempre com a participação de muitos pilotos. Nunca pensamos chegar tão longe, mas a verdade é que o blog transformou-se numa autêntica bola de neve, não parando de crescer de dia para dia. Para comemorar estes 5 anos, nada como um evento competitivo para assinalar a data: o Festival Pole Position. Mais uma vez vamos fazer algo diferente de todos os outros, tendo a confiança que será do agrado dos pilotos. O maior divertimento que podemos obter no Gran Turismo, é sem dúvida alguma o prazer da condução, aliado sempre a uma corrida competitiva com vários pilotos. Assim neste evento, vamos deixar de parte as afinações, e a preocupação em poupar pneus e combustível para terminar uma corrida. Eventos com estas características também são interessantes, mas inibe-nos sempre de praticar o tipo de condução que mais apreciamos. Desta vez não vamos levantar o pé a 100 metros de uma curva só para poupar pneus, nem vamos fazer reduções de caixa como se andássemos num passeio de domingo. Neste evento, vamos andar sempre com o ponteiro do conta-rotações no red line, pois o grande desafio, é chegar ao final de cada corrida na melhor posição possível, mas com carros de transmissão e motorização diferentes. Para este evento, os pilotos interessados devem adquirir o Toyota 86 Race Car, o Mazda Roadstar Touring Car, e o Subaru Impreza GT300, todos da gama Base Model. A cor da carroçaria e jantes fica ao critério dos participantes. Os pneus serão de competição médios, não sendo permitida qualquer modificação nos carros. Nestas corridas não haverá desgaste de pneus e combustível, uma vez que cada uma delas é composta por 6 voltas ao circuito de Nürburgring Nordscheleife, sendo obrigatório uma paragem nas boxes durante as 6 voltas. O evento é composto por 16 corridas, sendo realizadas duas corridas em cada domingo, conforme as datas no calendário apresentado. Nas 16 corridas oficiais, os pilotos participam em 10 com o Toyota 86 Race Car, em 5 com o Mazda Touring Car, e em uma, com o Subaru Impreza GT300. Os carros a utilizar em cada corrida pelos pilotos, serão conhecidos mediante a ordem de inscrição. Na tabela em anexo, os pilotos podem verificar quais os carros para cada uma das corridas. Assim que todas as 16 inscrições estiverem atribuídas, será apresentada a tabela com os devidos nick's. O arranque das corridas será temporizado para cada marca de carro, pelo que se pede a máxima atenção a quem vai participar. Este evento, é basicamente o recriar de uma missão que existia no Gran Turismo 4. Essa missão obrigava a uma volta muito rápida com o Mercedes SLR McLaren em Nürburgring, que arrancava 2 minutos depois dos outros carros partirem. Se saíssemos fora da pista, a prova era imediatamente anulada. Um autentico teste à paciência dos pilotos, que nem um santo devia suportar. Assim neste evento, os pilotos vão ser a "caça" numas corridas, e o "caçador" em outras. Os 10 pilotos com o Toyota 86 Race Car arrancam no final da contagem decrescente, ficando os Mazdas e Subaru imobilizados no grid. Os pilotos devem manter os carros imobilizados pressionando o pedal do travão, ou fazendo uso do travão de mão. Quando o relógio do jogo atingir os 3 minutos, arrancam os 5 pilotos com o Mazda Roadstar, ficando imobilizado o Subaru até ao minuto 6, altura em que deve dar inicio à sua corrida. Tanto o arranque dos Mazda como do Subaru, serão analisados pela gravação da corrida. Um arranque em tempo inferior, implica penalização de tempo ou desclassificação. Depois, é cada piloto fazer pela vida! O Toyota é o carro menos potente, mas leva uma vantagem de 3 minutos para os Mazda e 6 minutos para o Subaru. O Mazda é o carro intermédio, levando uma desvantagem de 3 minutos para os Toyota, e 3 minutos de vantagem para o Subaru. Por último, o Subaru GT300 é o mais potente, mas tem a dificil tarefa de ultrapassar todos os outros carros, o que não será nada fácil, mas não sendo impossível de todo de o conseguir! Em cada corrida será realizada uma qualificação de 7.30 minutos. Esta qualificação é principalmente para os pilotos dos Toyota 86 Race Car, devendo os pilotos do Mazda ficarem imobilizados na linha de meta depois de acionarem o seu cronómetro. A ordem de arranque para os pilotos com este carro será dada por um dos organizadores, que deverá acontecer por volta dos 3.30 minutos. Estes pilotos não terão tempo para completar uma volta, mas trata-se apenas de uma formalidade para ordenar a grelha de partida. O piloto do Subaru não participa na qualificação, uma vez que deve arrancar na última posição. Neste evento é atribuída pontuação aos pilotos em cada corrida. A pontuação vai de 1 ponto para o último, até 16 pontos para o 1ª classificado, independentemente do carro utilizado. Como será fácil compreender, nestas corridas não convém muito dificultar as ultrapassagens, principalmente entre os pilotos dos Toyota, pois caso contrário vão favorecer os perseguidores. Todos os pilotos são obrigados a uma paragem nas boxes, podendo assim, conseguir uma distancia para os outros carros que facilite um andamento mais forte. Antes de fazerem a inscrição, verifiquem se podem participar em todas as corridas. No dia das primeiras corridas, o piloto inscrito que se atrase a entar na sala à hora marcada, será substituído por um suplente caso exista. Como será fácil perceber, este evento obrigou a muitas horas de testes. Foram muitos os carros utilizados, e conforme iam sendo eliminados por diversos factores, acabaram por ficar estes três. Pelos vários testes realizados, acreditem que é adrenalina da 1ª à última volta!

Os carros






Definições do evento

Circuito - Nürburgring Nordscheleife - 6 voltas
Ordem da grelha de partida - O mais rápido em primeiro entre os Toyota 86 Race Car
Partida temporizada para o Mazda Roadstar Touring Car - Partida aos 3 minutos
Partida temporizada para o Subaru IMPREZA GT300 - Partida aos 6 minutos
Tipo de partida - Grelha de partida com falsa partida
Paragem obrigatória nas boxes - 1 vez
Força de recuperação de derrapagem - Desligado
Direcção activa - Desligado
Controlo de estabilidade (ASM) - Desligado
Controlo de tracção (TCS) - Desligado
Impulso - Desligado
ABS - Ligado
Linha de condução - Ligado
Força do cone de ar - Real
Redução de aderência nas bermas - Real
Afinação do veículo - Proíbido
Pneus - Competição médios
Desgaste e consumo de combustível - Desligado
Penalização de tempo - Elevado
Danos mecânicos - Ligeiros 
Abertura da Sala (PORTO_GT) - 22.00 horas (hora portuguesa)
Inicio da qualificação - 22h15





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