Mini Masters PRO & STAR - Em La Sarthe, a verdadeira paixão pelas corridas!

13 comentários

Olá amigos. Se há campeonatos que dá gosto participar, o Mini Masters é certamente um deles. E isso ficou provado em La Sarthe, no arranque da classe PRO & STAR. Foram duas grandes corridas, apesar de algumas ausências na classe STAR. Mas nem isso tirou brilho à vitória do bilicas, nem à participação de quem esteve presente. Este campeonato, tais como outros já disputados, tem-se destacado pelo desportivismo e pela correcção dos pilotos em pista. É este o motivo que nos leva a criar estes campeonatos para entretenimento de todos. Se vencer é algo especial, participar com estas condições é certamente o mais importante. As ausências na classe STAR, demonstra algum descontentemento injustificado de certos pilotos. Será que correr na classe STAR é menos prestigiante que correr na classe PRO? Se não conseguiram passar à classe , foi porque  não obtiveram os pontos suficientes! Talvez tenham tido algum azar em determinada corrida, ou talvez os outros pilotos fizessem progressos e foram melhores. Os pilotos que passaram ao Mini Masters PRO, não passaram por decreto lei, nem por qualquer manobra de secretaria! Passaram por mérito! Não comparecer nas corridas do MM STAR sem qualquer justificação, só demonstra desprezo pelos amigos que participam nesta classe. Estas atitudes, serão levadas em conta em próximos campeonatos. Se fazem a inscrição para participar e, desistem por não conseguir os objectivos, talvez seja melhor dar o lugar a outros participantes. Em relação à corrida e na classe STAR, a vitória foi para o bilicas com todo o mérito. Andou sempre na frente com o VMMP, depois de deixarem os outros pilotos a uma distancia confortável. Talvez devido a um melhor setup e sem cometer erros, acabou por impedir que VMMP circulasse no seu cone de ar, acabando por ganhar a corrida com 20s. de diferença. No entanto, o 2º grupo composto por 5 pilotos, mantiveram-se sempre juntos, acabando por fazer uma corrida intensa e de bom nível. Na classe PRO as coisa foram um pouco diferentes, pois contou com 11 pilotos em pista, apenas sem a presença de Hdvtec. Na primeira volta, os pilotos circularam sempre a curta distancia uns dos outros, não desperdiçando o cone de ar do piloto da frente, o que originava a mudança constante de líder.  Num circuito muito rápido e com rectas consideráveis, era fundamental não deixar que o piloto da frente se distancia-se muito. Um grupo de 5 pilotos, (ANDREXUGA, hfsaraujo, diogicar, cliotoris, NARESERVA) conseguiu durante as 6 voltas manterem-se sempre juntos, o que previa um final de corrida... deslumbrante! Acabou por vencer NARESERVA, tirando partido de entrar na ultima chicane, à frente da concorrência. Com a meta a cerca de uma centena de metros, impediu que os pilotos à retaguarda, usufruíssem do cone de ar para ser ultrapassado.  Uma grande corrida sem duvida e, nem o facto de o circuito ser rápido e proporcionar alguma vantagem aos pilotos da retaguarda, tira mérito a quem venceu. Um campeonato é feito com circuitos rápidos, lentos, técnicos e, no fim, ganha quem for mais regular.

bilicas esteve quase a passar ao MM PRO. Ficou no MM STAR e entrou em grande!

VMMP dificultou ao máximo a vitória a bilicas! Talvez o setup do carro, tenha feito a diferença

CheirasMal, ruimeios, NitRo_262 e Bimmer23, de prego a fundo pelo melhor lugar

BIG_FOOT-88, parecia ter perdido o "comboio", mas foi a tempo de alcançar o 3º lugar


Todos juntos, até que a falta do cone de ar os separe

cliotoris andou na frente, mas desta vez não ganhou!

PORTO_GT bem puxou por jcarlos72, mas o Mini deste, "morria" nas saídas de curva

JoaoPereira_P, Brasil-Men e joykston, uma corrida para esquecer!

fastluis foi "abandonado" quase à nascença




13 comentários:

  1. Boas!
    Com os treinos a correrem mal devido às penalizaçoes e saídas para a areia entrei para a corrida de La Sarthe com algum receio e por isso optei por ter algum cuidado não forçando o ritmo, evitar os toques ou ter trajectórias mal conseguidas. Consegui safar-me dos problemas habituais quando os pilotos vão muito juntos, depois disso mantive uma corrida com algum despique com o ruimeios e o Bimmer23 até ao momento em que deverão ter cometido algum erros e consegui afastar-me com o 3º lugar.
    Andei sozinho algumas voltas controlando o andamento e o desgaste de pneus, bem como a distância para os que corriam atrás de mim. Não conseguia chegar-me aos da frente (VMMP e Bilicas) por isso preferi evitar o desgaste de pneus desnecessário.
    Foi então que chegou o grande momento da corrida! :) ùltima volta, pneus quase no fim e tive alguma esperança em chegar ao VMMP, reparei que ele estava mais perto por isso decidi arriscar um pouco mais... mas atrás de mim tinha o BIG_FOOT-88 que estava a aproximar-se apesar de reservar alguma distância.
    Deu para aguentar até ao momento em que fiquei sem pneus e por azar meu o BIG_FOOT-88 passou-me a pouca distância da meta...
    Foi um 4º lugar conquistado com algum esforço apesar de não estarem presentes os outros pilotos que tornariam as coisas bem mais difíceis.

    Venha a próxima que irá ser bem mais difícil!

    Abraço,
    CheirasMal

    ResponderEliminar
  2. Boas viciados!!!!

    Parabéns ao NARESERVA, pela magnífica vitória.

    Antes de mais quero fazer um apelo aos pilotos que estão no MM star. Não faltem ás corridas eu sei que isto é a Liga Europa e que gostavam de estar na Champions no entanto respeitar os outros, e dignificar uma prova que até pode ser interessante, eu no que me toca não gosto de ganhar a qualquer custo, gosto de ganhar quando há competitividade e dá luta, ora para isso é preciso que haja 12 pilotos em pista senão corremos o risco de quem ganhar esta prova seja visto como uma coisa normal, e não ter o realce que merece no meu ponto de vista, seja eu ou outro qualquer, sei que se estivesse no outro grupo dificilmente lutaria pela vitoria final, mas gostava de lá estar, por uma razão ou outra não estou e por isso vou lutar até ao fim por uma vitoria num grupo que tem bons pilotos e pode ser muito competitivo assim TODOS queiram.

    Na qualificação fiz o segundo tempo, sei que podia fazer melhor tempo do que o que fiz na realidade no entanto, só consegui fazer duas voltas e cometi um erro na melhor volta a 2ª, que me roubou alguns segundos.
    Na corrida arranco forte e passo pra frente, com o VMMP atrás, logo nos primeiros metros vi que a luta ia ser com ele, e foi, andamos três voltas, sempre de roda no ar e a trocar de posições constantemente, e aqueles que acham que é impossível fazer uma corrida ‘renhida sem dar um único toque, que vejam estas primeiras 3 voltas e que tirem as conclusões, por e simplesmente não nos tocamos uma única vez, parabéns VMMP, limpo. No final da 3ª volta comecei a ganhar distancia ao VMMP e quando reparei que ele já ia no fim do elástico ataquei um pouco e comecei a ganhar tempo durante a 4ª volta quando já tinha algum tempo de distancia comecei a poupar pneus e baixei o ritmo, comecei a fazer voltas mais lentas para ter pneu até ao fim, no entanto a distancia para o 2º continuou a aumentar, foi gerir até ao fim, e nada mais de relevante se passou.

    Abraço a todos e venha a próxima.

    bilicas

    ResponderEliminar
  3. Alô Portugal!
    Parabéns ao Bilicas e ao NARESERVA pelas respectivas vitórias.
    Quero destacar aqui a mensagem do Bilicas: “NÃO FALTEM ÀS CORRIDAS!!...”
    Concordo em gênero, número e grau o que ele disse. Realmente, as vitórias e as “brigas” dentro da pista ficam banalizadas quando o grid é incompleto (como o do STARS). Seria mais ou menos a mesma sensação de estar em 5º lugar e todos que vêm atrás desistirem da prova por não estar andando na frente: o 5º não é mais o 5º e sim o último!
    Sobre a corrida, há que se destacar, como sempre, a qualidade de ambas as provas e principalmente a “briga” de Bilicas e VMMP que não me deixou despregar o olho da tela (ecrã). Parabéns aos dois pelos melhores momentos proporcionados nesta primeira etapa: foram pelo menos 3 voltas com trocas de posições e um “fungando o pescoço” do outro o tempo todo. Só não posso comentar as disputas da minha prova porque estava muito atrás dos primeiros e ainda não assisti ao vídeo.
    Minha corrida foi muito triste! Na largada fiquei, como sempre, para trás e em grande parte da prova andei sozinho, onde o cone de ar nas grandes retas é muito importante. Fora as 3 longas penalizações (apesar de muito treino), destaco minha luta com Joykston e Joao Pereira: fomos até a última volta palmo-a-palmo, quando meu pneu dianteiro direito foi “para o saco” e quase não consegui completar a prova. Mas, assim mesmo valeu! Enquanto durou, foi muito divertido.
    Agora é que a neve de Eiger vai derreter! Quem viver verá!
    Abraços a todos,
    Brasil-Men (Armen)

    ResponderEliminar
  4. Esta pista com este carro é uma espécie de lotaria. Pode correr bem, ou nem por isso. No meu caso, nem por isso. Mas diverti-me muito numa boa disputa com o BIG_FOOT-88 e com o ruimeios. Tentei evitar os toques, mas é praticamente impossível quando são muitos carros a disputar o mesmo espaço na pista. Logo na primeira volta perdi o comboio ao tentar evitar um toque. Depois foi penar até apanhar um cone de aspiração, mas consegui. Quando tudo parecia encaminhado para lutar pelos lugares mais altos (porque usei pneus médios e nesta fase da corrida os meus adversários já tinham os macios deles nas lonas) uma penalização estragou tudo. O resultado foi mau, mas foi uma corrida bastante animada. As minhas desculpas pelos toques inadvertidos. Venha a próxima!

    ResponderEliminar
  5. Per fortuna c'è Armen!
    Ho capito ben presto che non potevo competere con i più veloci: setup troppo duro e cambio troppo corto (la mia Mini non andava dritta e se sfruttavo la scia (cone da ar) andavo fuori giri). Ma tenevo il passo di Armen e Joao e questo ha contribuito a rendere la mia gara divertente. La classifica parla chiaro: il livello qualitativo rispetto al Master si è alzato molto e sarà difficile per me riuscire ad ottenere piazzamenti migliori di questo, ma l'importante è partecipare!
    Abraços dall'Italia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim entende-se alguma coisa, mas não tudo! - "Felizmente há Armen!
      Eu rapidamente percebi que não poderia competir com o mais rápido: setup e mudar muito difícil muito curto (o meu Mini não siga em frente e se sfruttavo a trilha (de cone ar) saiu de vista). Mas eu mantive o ritmo de Armen e João e isso ajudou a tirar sarro da minha raça. O ranking é clara: a qualidade em comparação com o Mestre levantou-se e será muito difícil para mim ser capaz de obter melhores colocações do presente, mas o importante é participar!
      Abraços Itália.
      "

      Eliminar
    2. Well done Andrexuga! Goood translation. I hope you don't have used the Google translator! 1 precisation: "andavo fuori giri" means that my engine going overlap". "Saiu de vista" have the same meaning in Portugal?
      Next time I'll try to edit my comment in Italian and also in English to make easier what I have to say.
      Ciao.

      Eliminar
  6. Pois é pessoal, como já se devem ter apercebido não tenho sido muito feliz neste campeonato, por diversos factores: como não gostar muito de carros FF; não tar habituado a fazer corridas com desgaste de pneus e não gerir esse mesmo desgaste muito bem; falta de tempo, paciência e conhecimentos para fazer afinações; falta de kit de unhas, etc, etc. Mas desta vez foi diferente, os outros pilotos estavam mais ao meu nível, à tarde dei uns toques no carro e fiz um bom tempo na qualificação. O arranque não foi o melhor mas finalmente tive uma prova com este carro que me deu pica, aquela luta com o Bilicas nas primeiras voltas foi sempre taco a taco, com uma condução do mais limpo que tenho visto de parte a parte, foi muito bom, e esse é um dos principais motivos pelos quais continuo a participar neste campeonato, por momentos de verdadeiro prazer de condução, com um grupo de pessoal à maneira que se sabe respeitar mutuamente dentro e fora de pista. Voltando à corrida, depois daquele pica inicial com o Bilicas e de ter derretido mais borracha que o que devia comecei a ficar para trás, e após ter perdido o cone de vento vi logo que o 1º lugar já não estava ao meu alcance, comecei a levantar o pé para poupar borracha, e o CheirasMal começou a ganhar terreno. Na última volta já estava quase com os pneus nos arames e via o CheirasMal aproximar-se, por momentos cheguei a pensar que ainda perdia o 2º lugar, mas ele apertou demais e saiu numa curva, e eu consegui controlar o resto da corrida até cortar a meta com os pneus nas lonas.

    Foi uma boa corrida, venham mais destas. ;)

    ResponderEliminar
  7. Esta corrida foi um desespero! Contei desde o inicio com a ajuda do Zé Carlos para circularmos no cone de ar um do outro, a fim de não perder os pilotos da frente, mas... o plano saiu furado! O Zé Carlos ainda conseguia bom andamento em recta, mas assim que saía das curvas, era um problema para o carro desenvolver! Aos poucos, fomos perdendo algumas décimas até que chegaram aos 4s para os pilotos da frente. Facilitava-mos as ultrapassagens para manter sempre um ritmo elevado, mas assim que surgia uma curva, perdíamos a vantagem alcançada em recta! Os cinco da frente estavam ali tão perto, mas ao mesmo tempo, pareciam estar a km's de distancia! A luta na frente foi a cinco, mas podia muito bem ser a sete. Venha a próxima! O cone de ar está dispensado para o Eiger. Parabéns aos vencedores. (bilicas e NARESERVA)

    ResponderEliminar
  8. Eu dou-vos o cházinho e bolo caseiro :)

    Bem quanto à corrida, só posso dizer que foi espectacular e como dizia o clio, podia calhar a qualquer uma a lotaria, já que todos foram muito fortes durante as 6 voltas...

    Parabéns ao Bilicas, que bem disse que iria tentar tudo para ganhar a sala 2 ou star! Parabéns ao Nareserva que tb soube aproveitar de forma a garantir a pontuação máxima!

    Isto vai aquecer...

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais quero cumprimentar todo este grupo de pilotos (virtuais) e dar os parabéns aos vencedores.
    Não me foi possível participar porque a minha PS3 morreu no dia anterior à corrida, já tinha colocado um comentário no blog a justificar a minha falta de comparência (http://portogt.blogspot.com/2012/02/mini-masters-pro-star-chegou-hora-da.html#more) não sei se alguém viu.
    Apesar de na altura da minha inscrição ter avisado o Carlos de que só conseguiria participar no grupo das 23horas vou tentar estar presente em todas as corridas apesar de andar quase sempre nos últimos lugares, para mim o conta é distrair-me um bocado.
    Espero ter a PS3 pronta a tempo da próxima corrida e que participem todos.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  10. Boas,

    Eu também não participei. Não deu nem para avisar. hehehehehe
    Tive de fazer acompanhamento familiar. lol
    Já estou a estudar uma forma de montar um babycook ao lado do playseat para resolver este problema de disponibilidade.. lol

    Parabéns ao NaReserva e ao Bilicas.

    Abraços a todos e até quarta se der.
    Fernando - Hdvtec

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.