Mini Masters PRO & STAR - Em Monza, velocidade a mais e estratégia a menos!

15 comentários

Olá amigos. Apesar do circuito de Monza ser bastante rápido e não apresentar curvas de dificuldade elevada, a verdade é que, arruinou a estratégia a muitos pilotos. Tudo indicava que a grande maioria dos pilotos cumprisse as 17 voltas ao circuito sem efectuar troca de pneus. Mas durante a corrida da classe STAR & PRO, os pilotos mostraram-se indecisos em relação à troca de pneus. Na classe STAR, CheirasMal impôs um andamento bastante rápido desde o inicio.  Os pilotos bilicas e VMMP, acabaram por ser obrigados a acompanhar o andamento do nosso amigo Sérgio. Se bilicas mostrou maior cuidado nas entradas e saídas de curva, minimizando o desgaste dos pneus, o mesmo não aconteceu com CheirasMal e VMMP.  Volta após volta, bilicas foi -se distanciando destes dois pilotos, acabando por os deixar de alguma forma baralhados! Trocar ou não trocar de pneus, eis a questão. Esta decisão foi sendo adiada quase até ao limite, principalmente por VMMP, que quando resolveu efectuar a troca de pneus, viu-se ultrapassado por todos os pilotos, não conseguindo mais, recuperar qualquer posição. Acabou em ultimo lugar, e acabou por perder a liderança da classe STAR. Estas indecisões, permitiram que bilicas efectuasse a troca de pneus, mantendo sempre o 1º lugar com alguns segundos de vantagem para CheirasMal. O piloto BIG_FOOT-88, começou a corrida com uma penalização, mas acabou por alcançar um lugar no pódio. Na classe PRO, os pilotos não mostraram grande indecisão na volta a que deviam efectuar a troca de pneus, estranhando-se apenas, que tenha sido opção para pilotos, que conservam a borracha com alguma facilidade. No arranque da corrida, diogicar, hfsaraujo e cliotoris, rapidamente tomaram o controle da corrida, mas os pilotos à retaguarda, nunca deixaram que a distancia se tornasse um obstáculo difícil de transpor. Quando estes pilotos resolveram em simultâneo, efectuar a troca de pneus, PORTO_GT, NARESERVA e joykton, encetaram uma fuga notável. O piloto italiano, demorou um pouco a entrar na estratégia  de circular sempre no cone de ar. Arriscou ultrapassagens difíceis, deu alguns toques, acabando por atrasar o andamento, e viu-se obrigado a parar nas boxes. Com joykstonn fora do panorama, PORTO_GT e NARESERVA, nunca dificultaram as ultrapassagens constantes, mantendo sempre uma velocidade considerável, e controlando os pilotos da retaguarda. Venceu NARESERVA, com uma diferença de 47 milésimas para PORTO_GT. Em dia de aniversário, diogicar pediu a vitória em Monza, mas os amigos não estiveram pelos ajustes. Se na classe STAR, a diferença de pontos do 1º para o 2º classificado é de 25 pontos, já na classe PRO, a diferença é de apenas 15 pontos entre o 1º e 5º classificado. Está ao rubro o Mini Masters!

Na classe STAR, muitos pilotos com duvidas em relação aos pneus

bilicas e CheirasMal, não deram descanso um ao outro!

VMMP começou bem, mas acabou da pior maneira! Ultimo classificado onde menos se esperava

BIG_FOOT-88 e Bimmer23 na luta pela melhor posição. Uma constante durante toda a corrida

NitRo_262 parecia andar perdido, mas recuperou ao não hesitar na troca de pneus

BINO_smartistas, com um pouco de mais calma, certamente o lugar seria outro!


Na classe PRO, não há vencedores antecipados!

Em dia de aniversário, diogicar quis ganhar a corrida, mas os amigos não estiveram pelos ajustes!

Brasil-Men pisou a relva em ultrapassagem e, só parou contra o muro!

NARESERVA, PORTO_GT  e joykston, fugiram enquanto os outros pilotos trocavam de pneus

diogicar, cliotoris e hfsaraujo, com troca de pneus na 9ª volta

hfsaraujo bem tentou alcançar os fugitivos, mas já era tarde de mais!

NARESERVA e PORTO_GT, separados por 47 milésimas




15 comentários:

  1. Boas.

    A minha corrida foi apesar de tudo um pouco monótona. Estive quase a corrida toda em primeiro lugar com o Cheirasmal na mordidela, no entanto a partir de uma certa altura comecei a notar que os pneus dele não estavam grande coisa, até que queimou a travagem na chicane da recta da meta e eu fugi definitivamente, a ideia no que respeita aos pneus, era ver o que aquilo dava confesso que não ia com nenhuma estratégia montada porque não tive tempo para treinar, como o cheirasmal vinha atrás de mim decidi durante a corrida só parar se ele parasse, comecei a poupar pneu a partir da volta 10 até que ele tem aquele erro, na volta a seguir o Cheirasmal vai á boxe e eu fui na volta 13, ainda tinha algum pneu, confesso que não sei se dava para chegar até ao fim, no entanto não valia a pena arriscar estava com 35 segundos para o segundo e dava e sobrava para ir á boxe e sair em primeiro, e assim foi sai da boxe e o cheirasmal estava a mais ou menos 4 segundos de mim.

    Abraços

    bilicas

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  2. Ora depois de na corrida passada ter sido alvo de uma pequena perseguição pessoal por parte de um piloto da classe star, estava á espera de alguma atitude por parte dos organizadores para “por cobro a alguma azia de certos pilotos”. Nada aconteceu e equacionei a desistência do resto do campeonato, mas não sou de desistir facilmente e para ser coerente se me inscrevi é para ir ate ao fim.
    A minha corrida começou bem, apesar de não ter mexido no carro e entrar com a mesma afinação da corrida anterior, primeiras duas voltas sempre encostados aos dois da frente, ao araujo e ao diogo, ao passar na reta da meta para a entrada da terceira volta, com o cone de ar do diogo, passo-o com facilidade e fico lado a lado com o araujo para a curva apertada á direita no fim da reta, estou por dentro da curva, deixo passar o araujo , para não haver nenhum toque, e o diogo ( não consigo perceber porquê, por mais repetições que veja ) , abalroa-me sem dó nem piedade contra o bloco de cimento que ali se encontra. Na repetição de dentro do carro do cliotoris dá para ver o toque completo, carro partido, começam a passar todos e quando volto á pista levo outra fruta por trás com uma violência que saio de frente passo a relva toda e ainda vou bater contra o muro da curva dois, chiça que puta de sorte penso eu, este segundo toque ninguém teve culpa, eu estava a tentar voltar e vinham todos a fazer a curva, mas eu devia estar transparente pensei eu, no fim ao ver a repetição é que vejo que foi o armen que sem querer ( na altura ate pensei que tinha sido o porto ), que apesar de eu estar transparente, me bateu á mesma, estranho não haver nenhuma referência a este problema neste texto de resumo da corrida por parte do Carlos.
    No fim da corrida o araujo ainda me mandou uma mensagem, porque ele apercebeu-se do toque e ate pensava que tinha sido ele.
    O resto da corrida foi sem história sempre sozinho, ainda pensei a certa altura levantar o pé para puder fazer a corrida com os mesmos pneus, mas depois vi que não era possível e tive mesmo de trocar para concluir a corrida sem muita motivação, por andar sempre sozinho e fodido por causa do toque. Diogo manda-me os teus elementos para eu preencher a declaração amigável.

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    1. Luis, para mim é extremamente difícil, terminar a minha corrida, ver algumas imagens das duas (Star e Pro) fazer umas fotos, ordenar a classificação e escrever o texto e publicar tudo no blog. É DOSE!!! Naturalmente que não posso fazer alusão a tudo, mas para isso é que servem os comentários! Para cada um falar sobre a sua corrida. De facto eu dei-te um pequeno toque na chicane, mas estavas transparente! Mas nem sequer te tirei da tua trajectória! Em relação a atitudes dos organizadores para os pilotos menos correctos com alguns procedimentos, respondo em privado.

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    2. Sim eu compreendo que no fim se fosses ver as duas corridas e ainda ter esse trabalho todo, ias para a cama quase de manhã. Só fiz referência ao não haver nenhum comentário acerca disso no teu texto, porque esse toque foi junto a todos, pensei que tivesses visto. É estranho que um piloto que ia em segundo de repente fique em ultimo a uma distância do caraças, era de ir ver o que se tinha passado, acho que era um dos pontos relevantes para ver e falar sobre isso na tua analise á corrida. Quanto ao teu toque, não me apercebi dele, o toque que sofri e que me atirou para fora de pista penso que foi do armen ( que foi sem querer ), pelo menos acho que era aquilo que ele estava a falar no fim da corrida e que na repetição me deu a entender, mas tudo bem. Fiquei chateado da forma como tive de andar toda a corrida sozinho e assim não me diverti nada. Mas bola para a frente, ta tudo bem.

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  3. Estava tão concentrado na corrida, que nem me apercebi que o hfsaraujo, cliotoris e diogicar, tinham parado nas boxes para trocar de pneus. Olho para o desgaste dos meus, e vejo que tenho pneus para fazer as 17 voltas. Com 9 voltas, o pneu esquerdo nem a meio está, quando era o pneu que mais sofria com as curvas para a direita. Tendo o NARESERVA como companhia, desconfiei logo que ele também não devia parar nas boxes. Bem, o melhor era tentar fazer a corrida como uma equipa, não dificultando as ultrapassagens para poupar pneus e manter sempre bom andamento. O joykston que também não tinha parado para troca de pneus, tentava ultrapassar em sítios um pouco complicados. Deu alguns toques, fez travagens mais bruscas, e foi obrigado a ir às boxes. Sem a companhia do joykston, a corrida ficou mais fácil. Pelo mapa, dava para ver que a distancia do 3º classificado era considerável. Nas ultimas 3 voltas, o Araújo foi-se aproximando ligeiramente, mas já era tarde para alcançar os lugares da frente. Faço a ultima curva lado a lado com o Nuno, coloco-me no seu cone de ar, mas os meus pneus já não tinham a melhor aderência em aceleração. Parabéns Nuno. A minha estratégia era fazer uma paragem, mas ou íamos os dois, ou não ia ninguém. Resultou em pleno!

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  4. Raios, esqueci-me de gravar a prova! Boa corrida de resistência, com apenas dois acidentes, penso eu. Bom trabalho Carlos, na fuga ao pelotão, parecia uma prova de ciclismo...
    Parabens Bilicas, pena não andares aqui deste lado...

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  5. Viva,
    Consegui obter o 1º tempo na qualificação e nas primeiras voltas da corrida manti este lugar sem forçar muito o ritmo, com naturalidade o Bilicas passou à minha frente e depois disso a minha estratégia foi manter-me atrás dele, minimizar o desgaste dos pneus e manter o 3º lugar do VMMP com alguns segundos de distância.
    Numa travagem para a 1ª chicane de Monza, queimei um bocado de pneus e permiti que o Bilicas se afastasse... Depois disso controlei o andamento e os pilotos atrás de mim, indo às boxes antes de ter problemas
    Apesar de monótona a corrida correu-me bem, gostaria de ter estado na última volta com o Bilicas a discutir o 1º lugar mas não foi possível :)

    Acho incrível o pessoal da Pro que tem um andamento com uma diferença enorme da Star e o desgaste de pneus que é ridicularmente pouco. Como conseguem fazer uma diferença de quase 2 segundos, sendo que a pista é quase só rectas? :)

    Abraço,
    CheirasMal

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  6. Alô Portugal!
    Primeiramente parabéns ao Bilicas e NARESERVA.
    Segundo, como comentei ao final da corrida, bati no FastLuis na chicane que já havia sido batido: quando entrei na chicane, ele estava atrás do picolé de concreto (totalmente transparente) e não pude evitar a batida, visto que 325 pilotos estavam juntos fazendo a curva. Peço desculpas, mais uma vez ao FastLuis, e que ele e todos saibam que foi totalmente involuntário. Até achei que ele havia sido penalizado diante da sua transparência. Não é meu feitio esse tipo de incidente: basta lembrar de todas as participações que fiz e dos inúmeros comentários que faço aqui.
    Minha corrida: larguei em primeiro, quando deveria fazê-lo em 4ª e fiquei atolado; quando chego à chicane grudei no concreto para não tocar em ninguém, aconteceu o incidente com o FastLuis e fui acompanhando o pelotão; numa das voltas iniciais, na reta dos boxes apanhei o cone do PORTO_GT e quando nos aproximamos do NARESERVA, ele foi pela esquerda e eu pela direita. Mas, por um descuido, deixei o Mini tocar "de leve" na grama e fui direto para os picolés de concreto, totalmente descontrolado, apenas como passageiro! Bati tão violentamente que caíram todas as minhas obturações. A partir de então, fiz uma corrida sem a menor graça, com direito à uma penalização de 9". Fiz minha troca na 9ª volta, ainda com metade dos pneus; poderia até tentar chegar ao final sem troca, porém, pelo que vi na Star, fatalmente todos teriam que parar; e seria preferível trocá-los na metade da corrida.
    Assim mesmo, foi divertido! A lamentar somente o incidente com o FastLuis.
    Abraços a todos,
    Armen (Brasil-Men)

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    1. picolé de concreto, lol.
      Das melhores frases.

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    2. Don't worry Armen. I know a good dentist.

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  7. Depois da corrida de treino decidi qual a estratégia a usar: pneus macios, paragem no final da 9ª volta e depois pneus macios até ao final. Mas como havia pilotos que conseguiam fazer as 17 voltas sem parar, resolvi arriscar. Durante a qualificação experimentei os pneus duros, mas apesar de ter conseguido fazer 2.11, vi que não teria hipótese de fazer um bom resultado mesmo que conseguisse fazer as 17 voltas sem parar. Depois experimentei os médios e fiz o 4º tempo na qualificação. Era necessário decidir. Se os pneus macios aguentaram bem 12 voltas nos treinos, talvez os médios aguentassem a corrida toda. Não!
    Mesmo com os pneus médios consegui acompanhar o BIG_FOOT e o BINO numa disputa extremamente animada e que me deu (e a eles também certamente) um gozo enorme. Depois foi a desgraça. Embora estivesse em 4º e já muito próximo do VMMP, apercebi-me que nem com os médios conseguia chegar ao fim da corrida. Quando fui mudar as borrachas já estava tudo estragado. Ainda recuperei o suficiente para apanhar o NitRo_262 mas por 26 milésimas ele conseguiu ficar com o 4º lugar. Claro que quem ganhou, ganhou com todo o mérito, mas o meu abraço vai para o BIG_FOOT e para o BINO pela excelente luta que ocorreu entre os três. Venha a próxima!

    Bimmer23

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  8. Boas pessoal! Em primeiro lugar queria dar os parabéns ao bilicas e ao NARESERVA pelas vitorias e felicitar também o PORTO_GT pela grande prova que fez sempre coladinho ao NARESERVA. A minha corrida não correu la muito bem depois daquela troca de pneus e vi-me condicionado ao 5º lugar que para mim era ultimo lugar da corrida. Em segundo lugar, queria esclarecer a grande confusão que cometi com o Luís pois pelos vistos dei-lhe um grande encosto e que nem me dava conta se ele não falasse. Ora, eu digo isto porque quando entramos na sala do Sr. Carlos, e já em pista eu só via os 4 primeiros pilotos(NARESERVA, PORTO_GT, hfsaraujo e o cliotoris). Achei estranho o resto do pessoal que tinha entrado na sala, não ter entrado para a pista e que já la estavam mas que eu não via e o jogo não os identificava, decerto devido à ligação da internet estar atrofiada, mas que não me estava a prejudicar e nunca pensei que fosse por razoes de falhas de ligação e que por pouco talvez não me fez cair da sala. Quando a corrida começou continuei a ver somente na tabela classifiva que acompanha toda a corrida no lado direito do ecrã,os 4 pilotos acima referidos e eu. Luís espero que compreendas que eu não te vi nem senti nada quando te dei essa troçada que foi inevitável e no meu caso posso dizer cega, porque eu não te via. Acho que fui suficientemente credível no que disse e se perguntares e fores ver campeonatos anteriores em que já participei igualmente organizados pelo PORTO_GT e pelo Brasil-Men, nunca lerás algo que seja acerca da minha pessoa e que toque em assuntos de falta de desportivismo da minha parte e mesmo neste campeonato já o provei na Fase de Apuramento. Para alem de todas as causas acima referidas de que não tive culpa, tenho a repetição guardada e portanto tenho provas de que não te vi e que na minha cabeça ontem, só estávamos 5 a correr. Desculpa por tudo...

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    1. Ta explicado, Diogo.Também não queria acreditar numa sacanagem tão grande. Toca a acelerar.

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  9. Ciao a tutti. Prima di tutto mi scuso con voi, Carlos e NARESERVA per il mio stile di guida aggressivo, ma c'e una ragione. Non avevo pianificato alcuna strategia e pensavo che ci saremmo fermati tutti e 3 ai box per il cambio delle gomme, quindi spingevo sull'acceleratore (a volte troppo...). In realtà ho capito troppo tardi che stavate risparmiando le gomme per non fare la sosta. Le mie gomme invece non erano più sufficienti per finire la gara. Così mi sono dovuto fermare e ho ancora una volta compromesso la mia gara. Dai fallimenti si impara...
    (English)
    Hi everybody. First of all I want to do my excuses to you, Carlos and NARESERVA, for my aggressive drive style, but there is a reason. I had not planned any strategy and I thought we would have stopped all three for the tyre change, so I pushed on the accelerator ( too much, sometimes...) Really I have understood too much late that you were saving the tires in order to not do the pitstop. But mine were not more sufficient in order to end the race. So I have been obliged to make the change and have compromise my race once again. The failures teach...

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