Noite de temporal deixou pilotos extenuados

20 comentários

Olá amigos. Foi uma autêntica noite de pesadelo! Não podia haver corrida mais desgastante para fazer jus ao nome que denomina este evento: Nürburgring Endurance. Percorrer 208 Km com o Suzuki GSX, quase sempre debaixo de chuva diluviana, e sempre em noite cerrada, arrasou completamente com os pilotos! Depois de uma corrida destas, nada como um bom duche e uma noite bem dormida. É certo que ninguém manda no tempo, e se num dia chove, ninguém garante que no dia seguinte esteja sol. Mas chover daquela maneira, quase trazia por arrasto o furacão Katrina. Quem é verdadeiramente aficionado do Gran Turismo, quem gosta realmente de competição automóvel, certamente que não dispensa este tipo de corridas, pois são as que mais se aproxima da realidade. Realidade essa, só possível num simulador como o GT5 e pouco mais. Mas este Gran Turismo 5 nasceu algo deficiente. Apesar das várias "operações" a que tem sido submetido, continua a padecer de vários males. É o caso das definições sobre meteorologia, a variabilidade do clima, ou mesmo a progressão do tempo. Que a variabilidade do clima seja aleatório, compreende-se perfeitamente, mas a progressão do tempo nunca funciona da mesma maneira. Durante os treinos semanais, foram sempre usadas as definições do tempo para esta corrida com número igual de voltas, e nunca funcionou da mesma maneira. Ora amanhecia com alguma rapidez, ora a corrida começava com dia limpo apesar de estar definido o seu começo para as 22h. Na corrida de ontem, apesar de a progressão estar no nível 10, nem sequer se vislumbrou o amanhecer. Porquê? Apesar do jogo fornecer uma explicação sobre este assunto, das duas, uma: ou há uma explicação errada sobre tudo isto, ou de facto não funciona por defeito. Seja qual for o motivo, a verdade é que a corrida foi realizada apesar do enorme cansaço que provocou, principalmente para os olhos. O piloto PORTO_GT, parece ter sido quem melhor ultrapassou estas dificuldades, pois venceu a corrida com alguma tranquilidade. O Suzuki não era um carro fácil, e como tal, exigia uma configuração um pouco complexa. Os pneus acabaram um pouco por cair para segundo plano, pois apenas foi possível usar os de chuva ou intermédios. A grande quantidade de água na superfície, contribuiu sempre para o menor desgaste da borracha. Sobre as dificuldades de cada um, nada como dar a palavra aos intervenientes. Como sempre, deixa uma análise da corrida nos comentários deste post.

Fotos com alguma luz, só mesmo no arranque da corrida 

Em noite de diluvio, não foi por falta de fair play que a corrida ficou estragada

Falta de visibilidade, um problema para os pilotos da retaguarda 

Na perseguição a jcarlos72, hfsaraujo acabou por entrar em despiste

NARESERVA, jcarlos72 e PORTO_GT, salvaram-se da confusão inicial 

NARESERVA andou na frente, mas troca de pneus tardia foi fatal

PORTO_GT foi o primeiro a ir às boxes, mas começou aí a ganhar a corrida

No final da 4ª volta, NARESERVA já não tinha como fugir a PORTO_GT

Uma vez no comando, PORTO_GT não comprometeu a sua corrida

FLS-GTP5 e hfsaraujo, em disputa renhida pelo 3º lugar

3º lugar para FLS-GTP5, apesar dos mesmos pontos de hfsaraujo e Brasil-Men

hfsaraujo, nem quer ouvir falar em chuva

Brasil-Men, corridas à noite, nem em noites de lua cheia

trofa65, só pensava na cama depois da corrida

jcarlos72, abandonou à 8ª volta, depois de ficar sem direcção no carro






20 comentários:

  1. Alô pilotos!
    Mais uma corrida que se vai e não vai deixar saudades: o fato de termos chuva aleatória (mesmo as configurações não preverem) é o menor dos problemas. Até acho que a chuva deve ser imprevisível. Mas correr 200 e tantos quilômetros totalmente no escuro foi muito cansativo para os olhos e para os nervos. O pessoal da produção do Gran Turismo 5 "inventou" essa história de configuração das condições climáticas e progressão do tempo da forma mais complicada possível! Além da dificuldade de compreensão, nada funciona como programado.
    Minha corrida, apesar de tudo, estava se desenrolando com tranquilidade até a segunda volta, quando meu volante teve uma peça interna quebrada e deixou de funcionar: ao virá-lo antes entrar na curva era como se estivesse desligado e só virava quando ele queria; aí já era tarde. É mais ou menos como virar o volante para entrar numa rua e ele só responder ao comando na próxima.
    Fui levando aos trancos e barrancos e estava na terceira colocação com 6 meses de vantagem em relação ao Felipe e Araújo; quando fiz a última troca (pneus de chuva), o carro ficou irreconhecível, indirigível, totalmente diferente daquele das voltas anteriores, fazendo-me visitar as couves inúmeras vezes. Tudo somado, cheguei ao final 1 ano e meio atrás dos mesmos Felipe e Araújo.
    Parabéns ao PORTO_GT pela vitória irretocável e a todos que participaram desta maratona.
    Abraços,
    Armen

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  2. Bons dias pessoal...

    Ontem foi uma corrida de bravos com uma mistura de sadomasoquismo. Ainda não tinha acabado a primeira volta e já me apetecia tirar o cabo da Internet da ps3, depois fazia-me de coitadinho, caiu a ligação.

    1º erro - infelizmente não tive oportunidade de treinar com o pessoal no dia anterior e isso fez uma enorme diferença.

    2º erro - não reparei bem nas configurações atmosféricas, calculei que fossem igual às da última endurance, onde mais de metade da corrida o circuito se encontrava com pouca agua. Portanto afinei o carro mais para seco do que para o molhado, ou seja, apostei no cavalo errado.

    Vamos à corrida, apesar de ter partido numa posição teoricamente até favoravél 2ºlugar na grelha de partida, atras do jcarlos, não o consegui ultrapassar nas primeiras curvas, onde ainda dava para ver, logo à frente, para evitar bater no jcarlos, tive um despiste daqueles que só por sorte é que alguns dos que vinham atrás não me bateram.

    A partir daí foi um martírio, recuperava a distância para os da frente quando lá chegava, deixava de ver um boi, mais curva menos curva lá ai outra vez aos papeis. Com a distância para os da frente a aumentar cada vez mais fruto do incidentes anteriores, via-me forçado a arriscar cada vez mais, com o risco, vinha o preço, era despiste atrás de despiste. Até que fiquei quase a 2 min do líder, ai vi que tinha que mudar de estratégia se queria acabar a corrida, lá encontrei um ritmos mais estável e sem despistes, quando perto do final da corrida começo a ver uns faróis ao longe, seguia em sexto deu para chegar a quarto, e não fosse o maldito spray que tanto me atormentou durante toda a corrida ainda daria para chegar a terceiro, recta da meta apanho o cone o FLS, mas simplesmente não via nada, não via o carro nem pista, conclusão fiz a curva antes do tempo, depois foi relva, foi raids, já não deu para mais.

    Como disse no final da corrida, não entro mais em corridas com noite e chuva, é impossível fazer uma ultrapassem em pista, sem que o piloto que vai à nossa frente cometer erros, e, como ele consegue ver por onde vai o mais certo é sermos nós a cometer o erro. Até tenho curtido às corridas à chuva, e também já fiz corridas de noite, mas ai estou como hdvtec se for de noite tem que ser com a linha de condução desligada, caso contrário não vale a pena.
    Chuva - OK!!!
    Noite - OK!!! (sem linha de condução)
    Noite + Chuva KO!!! (nem com linha de condução).

    Para finalizar quero parabenizar o carlos pela vitória na corrida e aos participantes que aguentaram 1 hora e tal de tortura (menos o jcarlos, depois de uma hora de corrida, por duas voltas pá) LOL, cada um sabe de si...

    ;)




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  3. Boas pessoal
    Só tenho uma coisa a dizer acerca da corrida:
    PUT. Q.. PAR.. O BOLIDE!!!!
    Nao sei é como aguentei uma hora atras do volante que fugia a toda a hora pela minha sala fora. Saí porque mais um minuto e partia esta MER.. TODA!!
    Parabens Carlos pela vitoria e a todos os outros pela paciencia que nao tive
    Abraços
    jcarlos72

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    1. bem sei do que falas, mas eu não foi a décima volta, no final da primeira já estava com a mão no cabo de rede, tiro, não tiro, tiro, não tiro... foi um teste à paciência.

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  4. Olá pessoal.
    Não sou grande fã de corridas com chuva, nem sequer de conduzir na realidade com chuva, prefiro ficar sossegado em casa...
    Quanto à noite, acho um exagero a falta de visibilidade que se verifica no GT5, não se vê nada, e então com chuva quando vamos atrás de outro carro só se vê uma mancha brilhante que quase cega. Só é possível ver a linha de condução, o que é uma estupidez na minha opinião. Com a possibilidade de ter a linha de condução não vejo o sentido de correr à noite.
    Peço desculpa pelo atraso no início da corrida. Não prestei atenção aos regulamentos porque pensei que seriam idênticos aos das provas anteriores. Andei a treinar com asa e com pps máximos e depois tive que fazer uma configuração à pressa. Ainda assim, o carro não estava muito mau e poderia ter corrido melhor se a pitcrew não tivesse decidido mudar os pneus que estavam pré-estabelecidos, só reparei que iam pôr intermédios depois de carregar no botão, e como a puta da chuva não parou, foram 5 voltas com pneus intermédios em pleno temporal! Armen... será que também te aconteceu o mesmo?
    Parabéns ao Sr Presidente por uma grande vitória!
    Nunca mais volto a correr nas mesmas condições... PQP!

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    1. Nuno
      Comigo não aconteceu isso. Como havia cometido esse erro na corrida anterior (clicando no botão e só depois ver que eram os pneus errados), desta vez, não errei (tenho certeza absoluta). Algo aconteceu, porque não consegui mais dominar o carro que estava ótimo e bem afinado. Algum problema "do jogo" deve ter acontecido o que me levou a despistar umas 15 vezes depois dessa troca.
      Abraço.

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  5. Colegas,

    Essa corrida foi mesmo de matar! Muito difícil, principalmente para os nervos. Dava vontade de puxar o cabo da net como falou o Araújo.

    Foi uma experiência para nunca mais outra igual.

    Concordo com o Fernando também que com a linha de condução a noite não tem muito sentido. A noite tem que se conhecer as curvas, as freadas....essa é a dificuldade das corridas a noite, e com a linha de condução isso deixa de existir (eu acho). Acho que até poderia virar padrão nos nossos campeonatos correr sem a linha de condução. O que acham?

    Da corrida só tenho a agradecer de conseguir chegar em um 3º lugar, porque só o consegui pela Araújo ter errado nos últimos metros e o Armen ter trocado de pneu na última volta.

    Parabéns Carlos pela vitória e por todos que aguentaram os 200km de chuva torrencial.

    Abraços

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  6. Mais uma vez voltamos à história das linhas de condução. Minha opinião sobre elas é exatamente a mesma das vezes anteriores: acho que seu uso é opcional e serve apenas de referência para frenagens e com isso menos batidas traseiras em frenagens. Só isso! As pistas todos conhecem na palma da mão e não é Linha de Condução que fará alguma diferença. Eu, por exemplo, tenho meus pontos de frenagem e meu adversário tem outro. Se o gajo vier embutido na minha traseira no aproach de uma curva, com certeza vai encher minha traseira e me jogar para fora.
    Pelo que vimos, Nürburgring à noite, com chuva torrencial não agradou. Tudo culpa do jogo que não obedece as configurações impostas. Só faltou o freio sem ABS e a falta da Linha de Condução.
    Abraços.

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  7. Em primeiro lugar e apesar de ter ganho a corrida, devo dizer que foi um sacrifício de todo tamanho fazer 10 voltas sempre com o piso molhado. Foi de arrasar! As definições de tempo foram pensadas para que nada disto acontecesse, nem era minha intenção fazer 10 voltas com aquelas condições de tempo e sempre de noite. Como tal, definiu-se a progressão do tempo em 10, para começar a corrida à noite e terminar de dia. A variabilidade do tempo estava no máximo, o que à partida devia proporcionar piso molhado e piso seco. Mas nada disto aconteceu, talvez por mais um bug que exista no jogo. Estas definições foram usadas durante a semana nos vários treinos efectuados. Nunca funcionaram da mesma maneira, mas a apanhou sempre dia e piso completamente seco. Como tal, era o mais provável que acontecesse na corrida de ontem. Pelos vistos, o S. Pedro não esteve pelos ajustes. Quando dizem que a linha de condução devia estar desligada, discordo completamente. A linha de condução esteve ligada para todos, e não só para alguns. Se a corrida já foi um martírio com ela ligada, imaginem com ela desligada no meio daquela escuridão. Em vez de 1h20, demorava mais de duas horas. Ninguém precisa da linha de condução para conhecer os circuitos, pois todos os conhecem de trás para a frente e de frente para trás. A trajectória da linha de condução no jogo e os pontos de travagem, não significa que sejam os correctos. A noção de trajectória ideal e pontos de travagem é muito subjectiva, e depende de factores como o veículo usado, condições climatéricas e estilo de condução. Em relação à minha corrida, apenas posso dizer que o meu Suzuki estava um autentico relógio suíço. Nem me lembro de dedicar tanto tempo a afinar um carro, como aconteceu para este. Parti na penúltima posição, e evitei sempre levar com o spray dos carros da frente. Conforme o pessoal ia errando, lá passava mais um. O Zé Carlos e o Nuno, foram os que deram mais trabalho, mas esperei pacientemente pelos deslizes deles. Conforme é vosso desejo e o meu também, na próxima corrida não há chuva nem qualquer espécie de negrume. Como diz o Armen, a corrida de ontem "encheu o saco"!

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  8. Não sou contra o uso da linha de condução, a mim só me atrapalha. O que me chateia é que a falta de visibilidade à noite é tal que me obriga a usá-la. Devia haver opção para lua cheia...

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    1. Talvez fosse melhor, haver a possibilidade de montar um Kit de faróis extras, tal como acontece nos carros de rally. hehehe... Da maneira como funciona as definições de tempo, o mais certo era termos lua nova em vez de lua cheia. O que funciona bem nas corridas à noite e foi o que fiz uso, é aumentar o brilho da TV. A visibilidade aumenta mais de 50%. Experimentem.

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    2. o problema da falta da visibilidade não se deveu exclusivamente ao facto da corrida ser de noite, o problema foi o facto de ser de noite e à chuva.

      Se a corrida tivesse sido apenas de noite, sem o ciclone katrina, o problema não se punha.

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    3. De facto foi chuva a mais! As definições eram as melhores para que nada disto acontecesse, mas mais uma vez algo funcionou mal. Nos treinos feitos durante a semana e usando as mesmas definições, houve corridas que começaram de dia, quando a hora para o seu inicio estava marcada para as 22h! Em vez de colocarem tantas opções para o tempo que nunca funciona da mesma maneira, o melhor era ter apenas a opção "Aleatório" e o que saísse, estava decidido. Dia, noite, chuva ou sol, mas pelo menos acabava com esta irritação. Opção esta, que devia existir nas grelhas de partida, pois é outra definição que por vezes não funciona correctamente. Este GT5 nasceu torto, e torto há-de morrer. Vamos fazer o quê? Siga para bingo!

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    4. Aumentar o contaste e o brilho da TV? Não volto a cair nessa... no tempo do Grid fiz isso e depois de uma corrida à noite em Le Mans o LCD ficou com duas manchas escuras de cima a baixo, no meio do ecrã. Por acaso, não sei como, as manchas desapareceram depois de a TV estar desligada durante vários meses. Parece que os pixeis cansados recuperam depois de um longo descanso ;)

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    5. É o que faz comprar LCD na loja dos chineses. hehehe....

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    6. Se fosse não me admirava... mas é um Samsung dos primeiros HD Ready e o camandro... fiquei phodido mas pronto, depois de um repouso merecido está como novo! É pena é no entretanto ter largado a nota para comprar outro...

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  9. Ainda em relação à linha de condução, atenção que eu próprio a uso, estando disponível, porque não, não vou atirar a areia para os olhos, dizendo que não influencia, é um trunfo estando disponível porque não usar.

    Quanto à sua restrição, não sou a favor nem contra é me indiferente, isto no que se refere às corridas de dia. Já de noite a história é outra, alias, p'ra mim nem faz sentido fazer corridas de noite com a linha de condução ligada, se o intuito das corridas nocturnas é dificultar a visibilidade e a aumentar o risco, ter uma linha que ainda por cima brilha, até onde a vista alcança, a simulação acaba por perder-se.

    Abraços a todos!!!

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  10. Aumentar o brilho nunca aumentei, costumosim, desligar a opção de poupança de energia.

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    1. Pois... há várias maneiras de conseguir a mesma coisa. Aquele tem uma opção de imagem chamada "modo jogo" e em conjunto com o desligar da poupança de energia quase faz com que a noite pareça dia!

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    2. Quase todos os LCD tem o modo jogo. Isso serve para a imagem responder mais rapidamente aos comandos de qualquer jogo. Caso contrário, ao premir um botão do comando, a imagem leva cerca de meio segundo a responder. Ao usar a opção de modo jogo a cor varia, mas no GT5 não é preciso o modo jogo.

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