Rally Raid nos "eixos"

6 comentários

Olá amigos. Na primeira corrida do Rally Raid, alguns pilotos usaram pneus macios para fazer as voltas de qualificação, quando na corrida iriam usar pneus duros. Este procedimento não é proibido por não constar no regulamento do campeonato, e como tal, não há qualquer sanção a aplicar aos pilotos. É certo que nem todos os pilotos tinham conhecimento desta "habilidade", mas assim que tiveram, foi o pandemónio nas boxes para trocar de pneus. Todos sabem que depois de se fazer algumas voltas de qualificação, se se sair da pista para fazer qualquer modificação no carro, perde-se automaticamente o tempo da melhor volta. No caso dos pneus, se a troca for feita nas boxes, o tempo da melhor volta fica salvaguardado, mesmo que se troque pneus macios por médios ou duros. Até aqui tudo muito bem, mas acontece que em Nürburgring, depois de um piloto transpor a linha de meta para salvar o tempo, fazia inversão de marcha e dirigia-se às boxes. Se isto fosse numa corrida real, imaginem a confusão que seria. A ideia destes campeonatos é fazer corridas onde a realidade não seja comprometida grosseiramente. Como tal, os pilotos devem fazer as voltas de qualificação com os pneus que vão usar em corrida, evitando circular em sentindo contrario, e até, para não acontecer o mesmo que a FLS-GTP5. Para quem não soube, o Felipe arriscou uma volta de qualificação com pneus macios a poucos minutos do início da corrida, e já não foi a tempo de fazer a troca pelos pneus duros. É certo que acabou por vencer a corrida, mas apenas amealhou 70 pontos dos 170 possíveis. No xadrez, peça tocada é peça jogada! No Rally Car, o tipo de pneu usado na qualificação, é pneu a ser usado na corrida. Não vamos fazer aditamentos ao regulamento para penalizar situações destas, pois temos a certeza que os pilotos que participam neste campeonato, concordam e aceitam esta decisão. Continuando a falar em desportivismo, pede-se o maior cuidado na hora de entrar em pista depois de um despiste. Para quem usa volante G25 ou G27, é muito fácil evitar estes acidentes! Basta premir o botão "Start", e o carro retorna à pista com maior rapidez e segurança, pois o carro trava no caso de outro circular por perto.




6 comentários:

  1. Concordo com esta alteração das regras, pelas razões apresentadas e também para evitar congestionamento no início da corrida quando pilotos fazem a qualificação com macios, mudam para duros e partem à frente de adversários que continuam com macios.

    ResponderEliminar
  2. DANIEL_CC001: Também concordo com a alteração, pois assim não há confusão.
    Mas acho que o pessoal agora não vai ver outra coisa senão pneu duro.
    Sugestão construtiva,a configuração da prova pode ser melhorada de forma a podermos usar os peneus todos, pois é muito penalizador usar pneu macio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas aí é que está parte da piada, temos um dilema, ganhar corridas ou amealhar pontos e conquistar o título, lá vem a fábula da lebre e da tartaruga, nem sempre o mais rápido é quem vence

      Eliminar
  3. Daniel, sempre que organizamos um campeonato, ele é pensado, repensado e testado, tal como aconteceu com este Rally Raid. Depois de o campeonato ter inicio, somos contra a qualquer alteração no regulamento, até para que nenhum piloto venha a ser prejudicado ou beneficiado com qualquer alteração. O custo em pontos de cada tipo de pneu, não podia ser mais justo. Isto requer alguma estratégia por parte dos pilotos. Ou se usa pneus macios e ganha-se corridas, ou usa-se duros e controla-se a concorrência. Vê o que aconteceu com o Felipe: ganhou duas corridas é certo, mas não conseguiu grande pontuação. No Super Touring, os pneus obrigatórios eram os duros, mas cada piloto dispôs de um jogo médio e macio, que podia usar no carro que quisesse. Como tal, tivemos campeonato da primeira á última corrida. No gadget "ESPAÇO dos PILOTOS" podes deixar a tua opinião ou sugestão para um novo campeonato, e saber o que os outros pilotos pensam. Lembra-te que este não é o primeiro campeonato que fazemos, e em todos eles, as definições foram bem distintas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DANIEL_CC001: (Ei cara, não era preciso bater tanto...), eu só expressei a minha opinião, de constatação de que pneus macios é muito penalizador, e que os pontos a descontar poderiam ser mais favoráveis a usarmos os pneus todos.
      Como está, a tendência será para todos levarem pneus duros e penso que aqui concordas.
      Penso que uma forma de limitar o nº de pneus médios e macios seria mais emocionante, pois obrigava o pessoal a ter estratégia.
      Este campeonato está configurado assim, e eu estou gostar de participar, quando falei não foi para te afrontar, se o fiz, desculpa.
      Tudo bem, não és da mesma opinião, aceito.
      Um abraço,
      Daniel

      Eliminar
  4. Olá Daniel. Nós não "batemos" em ninguém! Até gostamos de saber as opiniões dos pilotos. Pena que não sejam mais a fazê-lo. Em relação a este campeonato, não há a minima hipótese em alterar qualquer regra! Como já foi dito, qualquer alteração podia vir a prejudicar ou beneficiar um ou outro piloto. Assim, todos estão em pé de igualdade de principio ao fim. A tua ideia em relação aos pneus, foi usada no Super Touring, mas como estás a participar pela primeira vez, talvez não tenhas conhecimento dos regulamentos usados em outros campeonatos. Deixa as tuas sugestões no "ESPAÇO dos PILOTOS" mas sempre para futuros campeonatos, até para sabermos a opinião dos outros pilotos. Abraço

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.