SPA Race Masters - Mitsubishi FTO GPX

7 comentários

Olá amigos. Pelos treinos efectuados durante a semana com este Mitsubishi FTO, tudo parecia indicar que não iria ser uma corrida tranquila, até pelo desgaste dos pneus dianteiros que o carro apresentava. A afinação do FTO não era tarefa fácil, pois além de se tentar minimizar o desgaste dos pneus, era necessário alguns ajustes para melhorar o desempenho do carro em curva. Geralmente, uma suspensão equilibrada resolve alguns destes problemas, mas a caixa de velocidades era um elemento importante a levar em conta na afinação deste carro. Não é fácil conseguir uma configuração que agrade a todos os pilotos, até pelo modo de condução de cada um. A afinação dos carros ainda é um problema para alguns pilotos, enquanto para outros, é mais um desafio interessante que este Gran Turismo proporciona. Se nas corridas reais os carros são afinados consoante o circuito a que se destinam, aqui passa-se exactamente o mesmo, com a agravante, de os carros serem sempre diferentes em cada corrida. Muitos pilotos, já deixaram aqui publicadas as afinações usadas em outras corridas com outros carros, e isso, acaba sempre por dar alguma ajuda. Nada como tomar uns apontamentos e fazer algumas experiencias, levando sempre em conta, se se trata de carros FF, FR, MR, ou 4X4. Quem participou na corrida de ontem, independentemente do resultado obtido, era interessante saber qual a configuração usada. Continuamos assim, com o plano de ajuda para os "mecânicos" mais inexperientes. O certo é, que numa corrida em que o carro não era "pêra doce", nenhum piloto se viu obrigado a ir às boxes para efectuar reparações, nem ficou fora do tempo limite! As paragens nas boxes, só foram mesmo para trocar de pneus. Esta corrida teve o arranque um pouco mais tarde do que o previsto, muito por culpa de uma arreliadora ligação deficiente de joao_alan. Apesar das várias tentativas do João entrar em sala, a verdade é que nunca o conseguiu. Não é a primeira vez que isto acontece, e certamente não será a última. Com sete pilotos em pista, a vitória pertenceu a DANIEL_CC001, numa corrida "quentinha" de princípio a fim com PORTO_GT. O 3º lugar foi para JoaoPereira_P, um piloto que regressou novamente ao convívio da nossa sala. Pode-se mesmo dizer, que esta corrida esteve dividida em três grupos distintos. Os pilotos que ficaram no pódio, Bimmer23 e Brasil-Men a disputarem a 4ª posição, e lpardelha com CCorreia57 pelos restantes lugares. O desgaste dos pneus, foi mesmo a maior do de cabeça para estes dois pilotos. Quarta-feira, mais uma grande corrida em perspectiva com o Autobacs Garaiya. Um excelente carro neste SPA Race Masters. Agora é meter mãos à obra, e conseguir um setup ajustado.

DANIEL_CC001 - 1º lugar / 1h 06m 42s

PORTO_GT - 2º lugar / 1h 06m 50s

JoaoPereira_P - 3º lugar / 1h 06m 58s

Bimmer23 - 4º lugar / 1h 07m 24s

Brasil-Men - 5º lugar / 1h 07m 26s

lpardelha - 6º lugar / 1h 09m 28s

CCorreia57 - 7º lugar / 1h 09m 28s



Autobacs Garaiya, um carro perfeito para uma corrida a não perder na noite de quarta-feira


7 comentários:

  1. Boas pessoal,
    Foi com muita pena minha que não consegui fazer a corrida de ontem, mas por algum motivo que ainda não consegui perceber qual, não consegui entrar na sala e ficar disponível para fazer a corrida ou até mesmo para assistir.
    Tentei entrar em diversas salas online e o resultado foi sempre o mesmo. Não sei se já aconteceu isto a alguém mas espero que tenha sido um problema passageiro, espero que não seja problema da ps.
    No que respeita ao charuto de ontem, na 6a feira tive a oportunidade de fazer umas corridas com o Daniel, Luís e Carlos, foi a única vez que consegui treinar um bocadinho com este carro e realmente deu para perceber que era uma grande treta fé carro....
    No entanto, e depois de algumas afinações principalmente a nível de suspensão acho que até nem era assim muito mau...
    Partilho a opinião do Carlos para publicarmos as afinações dos carros para juntos podermos ver o que será melhor entre os diversos tipos de carros.
    Quero agradecer a todos por terem adiado a corrida alguns minutos à minha espera, só lamento de ter sido em vão mas o que conta é a intenção.
    Abraço a todos
    joao_alan

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  2. Alô Portugal!
    Nesta corrida, não tinha esperanças de participar por estar com minha casa cheia, e com familiares em volta da churrasqueira. Mas, faltando 5 minutos para a largada, resolvi participar com o FTO, mesmo sem afinação, sem intenções de uma boa colocação.
    Na segunda volta, na curva mais veloz, a "gela-saco", ao despedir-me de uma prima com um beijo, saí fora da pista e fui penalizado; assim, fui parar no final da fila e tive que remar, remar, remar... Mesmo contrariando as previsões, consegui manter um bom ritmo e alcancei o Bimmer; foi um "pega pra capar" durante algumas voltas, ora eu o ultrapassava, ora ele ultrapassava, até que na volta 23, por descuido, saí da parte preta da pista e fui penalizado. Daí, levei a tranqueira até a bandeira de chegada.
    Mais uma vez, a PSN traiu um de nossos participantes: desta vez foi o João Carlos, que após inúmeras tentativas, não conseguiu acesso à sala. Já aconteceu comigo e é frustrante! O gajo perde horas afinando as latas e na hora H vem a decepção. Não desanime, João! Tenha a certeza que não foi a primeira vez e não será a última: tenha fé!
    Quanto às afinações, se é que vale algum conselho: para aqueles que têm dificuldade em afinar as tranqueiras, preferencialmente não mexa em nada! Deixe tudo como está e só afine a caixa de marchas; Todas as regulagens de suspensão devem ter relação entre si; quando se mexe sem critério, acaba-se piorando o comportamento do conjunto Suspensão/Transmissão e o carro piora em relação ao original, projetado por engenheiros. Muitas vezes, usei esse artifício, após experimentar inúmeras configurações: ao final, descobri que, deixar o carro Standart, é muito melhor. Fora o fato de que uma determinada configuração é ótima para alguns e horrível para outros.
    Parabéns ao Daniel pela vitória e a todos os participantes.
    Abraços,
    Armen

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  3. Boas pessoal. Quando andei com este carro pela primeira vez, até me assustei. De origem, talvez o carro nem apresente grandes problemas, mas quando artilhado para a potência máxima, o carro necessita de algumas modificações. Depois de algum tempo passado na oficina, suponho que consegui uma boa configuração. Nas voltas de qualificação e durante a corrida, deu para perceber que tinha o carro com melhor andamento. Mas na corrida, acabei por ter alguns contratempos com o Daniel, também ele com o carro bem afinado. Acontece, que o Daniel nunca percebeu o erro de dificultar as ultrapassagens. Tentei várias vezes quer pela direita quer pela esquerda, mas o Daniel tapava todos os buracos por onde tentava passar. Resultado: o Bimmer e o João Pereira que já vinham a uma distância considerável, rapidamente chegaram à frente. Numa corrida de 25 voltas, não há necessidade nenhuma em dificultar as ultrapassagens a quem está a ser mais rápido! Só traz vantagens! Consegue-se aumentar a distância para os outros pilotos, pois o andamento é sempre mais elevado, e reduz significativamente o desgaste dos pneus. Para quem está com o carro mais rápido e vê as passagens a serem tapadas constantemente, vê-se na necessidade de optar por soluções com algum risco. Como tal, acabei por levar uma penalização de 10s por tentar uma travagem mais tardia. Tive que remar novamente para passar o João Pereira e o Bimmer, que felizmente nunca dificultaram as passagens. Isto não é nenhuma crítica ao Daniel, mas podíamos ter feito uma corrida mais tranquila! No final, logo se via quem ganhava. Foi isto que se passou com o Felipe Lopes na corrida do RS 200, e com o Bimmer na corrida do Caterham. Se o meu carro fosse o do James Bond, de certeza que o Daniel ia ver a metralhadora a sair do capot! Deixo aqui a minha configuração usada, e espero que seja útil para outros pilotos. Para mim, estava perfeita!

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  4. CONFIGURAÇÃO FTO GPX

    SUSPENSÃO
    Altura - 0 na frente e -5 atrás
    Molas - 4.5 / 3.0
    Extensão - 2 / 2
    Compressão - 1 / 1
    Barras - 1 / 3
    Angulo do camber - 1.5 / 0.5
    Angulo do eixo - 0.05 / 0.0

    CAIXA DE VELOCIDADES
    Relação final - 3500
    Velocidade máxima - 280 Km
    1ª - 3.476
    2ª - 2.442
    3ª - 1.831
    4ª - 1.486
    5ª - 1.261
    6ª - 1.070

    TRANSMISSÃO
    Binário inicial - 10
    Aceleração - 50
    Travagem - 10

    TRAVÕES
    2 na frente
    7 atrás

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  5. DANIEL_CC001: Boas pessoal, parabéns ao Carlos e ao João pelo 2º e 3º lugar no pódio.
    Foi uma corrida muito dura, pois as primeiras 12 voltas o Carlos não me deixava a matricula traseira, quanto ao facto de se queixar de eu não o deixar ultrapassar, vi a corrida e o carlos passou por mim pelo menos 3 vezes, tentou ultrapassar outras tantas em curvas, zonas onde é perigoso ultapassar, acho que se tivesse um pouco mais de calma teria conseguido ultrapassar nas rectas. Cometeu dois erros pelos menos, que o penalizaram muito, nos quais eu não tive interferência.
    Penso que a diferença desta corrida para outras que já fizemos, foi o facto de que eu mantive sangue frio de inicio ao fim e não me esbardalhei.
    Mais logo deixo aqui o meu SETUP WINER.
    Abraços GT's.

    Daniel

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    Respostas
    1. Olá Daniel. O que eu mais tenho, é calma quando faço corridas aqui! Eu sei que passei por ti três vezes e que cometi dois erros, sendo que o segundo foi na última volta quando já estava a 4 segundos. Tinha que arriscar tudo naquela curva! Ou me aproximava mais, ou mesmo levando a penalização de 10 segundos como levei, nunca iria perder o segundo lugar. O que te quis dizer, foi, que não havia necessidade de dificultar as ultrapassagens em qualquer ponto da pista nas primeiras voltas. Ora passava eu, ora passavas tu, e tínhamos feito a corrida sempre no cone um do outro. O resultado era que conseguíamos maior vantagem para os outros pilotos, e minimizava bastante o desgaste dos pneus. Se te deres ao trabalho, de veres a corrida que fiz com o Felipe com o Ford RS 200, ou com o Bimmer na do Caterham, podes verificar, que não dificultamos a passagem uns aos outros, fosse nas rectas ou curvas. Depois vê, a que distância vinham os outros pilotos. Não te estou a fazer nenhuma crítica por falta de fair play, pelo contrário! Tomara que todos os novos pilotos que possam aparecer aqui, tenham o teu fair play! É mais uma questão de estratégia, que os pilotos que participam nestas corridas à mais tempo já adquiriram. São 25 voltas, dá tempo suficiente para estudar o outro piloto, e definir a melhor estratégia para conseguir alguma vantagem. Vais ver que concordas com o que digo. Abraço. (o meu Garaya está diabólico! Espero não ter nenhum azar)

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  6. DANIEL_CC001: Boas pessoal, como prometi, aqui deixo o meu SETUP WINER.

    SUSPENSÃO
    Altura: -5 na frente e -5 atrás
    Molas : 8.0 / 7.0
    Extensão: 9 / 9
    Compressão: 1 / 1
    Barras: 1 / 1
    Angulo do camber: 1.5 / 0.5
    Angulo do eixo: 0.15 / 0.20

    CAIXA DE VELOCIDADES
    Relação final - 5500
    Velocidade máxima - 280 Km
    1ª - 2.212
    2ª - 1.554
    3ª - 1.165
    4ª - 0.943
    5ª - 0.792
    6ª - 0.670

    TRANSMISSÃO
    Binário inicial: 15
    Aceleração: 50
    Travagem: 10

    TRAVÕES
    0 na frente
    10 atrás

    abraços GT's

    Daniel.

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