SPA Race Masters - TVR Tamora

12 comentários

Olá amigos. Afinal, o que se passou na hora de afinar o Tamora? Pelos tempos conseguidos, pode-se afirmar que apenas dois pilotos conseguiram "domar" este TVR. Na 3ª volta, FLS-GTP5 falha a travagem na chicane, e um toque no carro de PORTO_GT, manda-o para fora da pista com os respectivos danos mecânicos. PORTO_GT é obrigado a ir às boxes para reparar o carro, e FLS-GTP5, vê-se na obrigação de o acompanhar, até para manter o fair play, que todos teimam em preservar. De imediato, PORTO_GT e FLS-GTP5 caíram para os últimos lugares, o que à partida, iria retirar qualquer favoritismo para vencer esta corrida, ou mesmo conseguir um lugar no pódio. Mas a verdade, é que nada disto aconteceu! Assim que estes dois pilotos saíram das boxes, moveram uma perseguição implacável ao quarteto da frente, recuperando em média dois segundos por volta. Quando o líder Brasil-Men, vai às boxes no final da 13ª volta para efectuar a troca de pneus, é ultrapassado pelos perseguidores. Na 16ª volta FLS-GTP5 faz a troca de pneus, enquanto PORTO_GT opta pela 17ª volta. Com andamento semelhante, voltam a estar "colados" assim que PORTO_GT retoma a corrida. Não dando descanso um ao outro, vão assim até à última volta, altura em que PORTO_GT apanha uma penalização de tempo, e vê-se ultrapassado por FLS-GTP5. Uma corrida que valeu, principalmente pelo despique destes dois pilotos, enquanto Brasil-Men, joao_alan e CheirasMal, deram mostras de não terem conseguido um setup eficaz para este carro, o que não é muito habitual. Em circunstâncias normais, PORTO_GT e FLS-GTP5 até podiam ter conseguido o mesmo resultado, mas certamente com maior dificuldade. O que teima em não deixar de ser habitual, são as perdas de ligação! Desta vez, foi lpardelha a tirar o "bilhete" mais cedo para ir pra cama. A ausência de DANIEL_CC001 nesta corrida não passou despercebida, uma vez que costuma marcar presença regular neste evento. Esperamos que os pilotos que já terminaram as férias, regressem novamente à competição, quanto mais não seja, para fazer as últimas corridas neste Gran Turismo 5, já com fim anunciado. Para quem vai participar com o Alfa Romeo no próximo domingo, não se descuidem na afinação do carro, pois pode fazer toda a diferença no resultado pretendido, tal como aconteceu nesta corrida.

FLS-GTP5 - 1º lugar / 1h 01m 39s

PORTO_GT - 2º lugar / 1h 01m 54s

Brasil-Men - 3º lugar / 1h 03m 15s

joao_alan - 4º lugar / 1h 03m 43s

CheirasMal - 5º lugar / sem registo de tempo

lpardelha - 6º lugar / perda de ligação ou abandono


FLS-GTP5 e PORTO_GT, sem qualquer oposição de outros pilotos nesta corrida! Nem mesmo uma paragem nas boxes na 3ª volta para reparar danos mecânicos, causou qualquer embaraço ou dificuldade para retomarem facilmente a liderança da corrida. O que se passou com os outros pilotos na hora de afinar este TVR Tamora?



Próxima corrida...



12 comentários:

  1. Boas pessoal. Mais uma excelente corrida, tanto para mim como para o Felipe. O mesmo estava a acontecer na corrida com o Z4, mas acabei por perder a ligação já perto do final. Na noite de ontem cheguei a temer o mesmo! A poucos minutos de começar a corrida, cai uma trovoada seca, daquelas em que o "flash" não pára de disparar, acompanhada de um vento quase ciclónico. Depois de ter passado o dia na praia, estava longe de imaginar a noite que iria estar. Como tenho o cockpit junto de uma janela que mantenho um pouco aberta nos dias da corrida, nem os relâmpagos me retiravam a concentração da corrida. Na 3ª volta, quando levo um toque do Felipe que me causa danos mecânicos, pensei que a corrida tivesse terminado. Iria ser muito difícil voltar ao comando, pois não me livrava da paragem para troca de pneus. Iam ser duas paragens contra uma dos outros pilotos, caso não tivessem problemas com o carro. Quando regresso à pista juntamente com o Felipe, uma vez que também ele foi às boxes pelo fair play, foi dar tudo por tudo para alcançar um lugar no pódio. Ora ultrapassava o Felipe, ora ultrapassava eu, e de volta para volta, conseguíamos recuperar 2 segundos em cada uma delas. Faço umas contas de cabeça, e acredito ser possível alcançar o primeiro lugar. E foi! Quando o Armen foi trocar de pneus na 13ª volta, passou automaticamente para a 3ª posição. Na 17ª volta troco de pneus, e quando saio das boxes, tenho novamente o Felipe na retaguarda, que tinha feito a troca na volta anterior. Se há corridas com motivação, são estas! Renhidas até ao último segundo, sem um momento de descanso. Na última volta passo a meta em primeiro, e já estava preparado para ser ultrapassado pelo Felipe na recta, mas ainda havia muita pista para nova troca de galhardetes. Quando estou quase a entrar na recta, a janela ao meu lado, abre ligeiramente mais com a força do vento, e atrapalha-me um pouco a visão, pois fica mesmo à frente da TV. Desvio ligeiramente a cabeça para manter a trajectória, mas acabo por ir ao zebrado, sendo penalizado em 10 segundos. Incrível! Não levo uma penalização em toda a corrida, e na última volta... lá veio a MACUMBA novamente! Não sei se ganhava eu ou o Felipe, mas a diferença iria ser por milésimas. Parabéns Felipe, mas foi um pouco mau terminar assim, depois de 25 voltas juntos. Já na noite anterior, nas várias corridas/treino que fizemos, deu para ver o que nos esperava. Depois disso, ainda fiz uns pequenos ajustes na configuração. Foi pena não ter aparecido mais ninguém para este treino. Vamos lá ver se repetimos a corrida com o Alfa Romeo. Se possível, com mais pilotos a dificultar. Conforme o pedido feito na sala já não sei por quem, deixo aqui a afinação do meu Tamora. Isto de afinações é um pouco pessoal, mas espero que seja do agrado de quem experimentar. Ao Felipe, só peço maior cuidado nas travagens. Levei duas "porradas", sendo a segunda fatal! Por acaso correu bem, mas podíamos ter ficado fora da corrida muito cedo. Eu sei que o TVR tem uma traseira sexy, mas resfria o entusiasmo. hehehehe....

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  2. Afinação TVR Tamora

    SUSPENSÃO
    Altura: -5 frente / -15 traseira
    Molas: 10.0 / 5.0
    Extensão: 3 / 5
    Compressão: 3 / 5
    Barras: 2 / 5
    Angulo do camber: 2.5 / 2.5
    Angulo do eixo: 0.25 / 0.20

    CAIXA VELOCIDADES
    Relação final: 3000
    Velocidade máxima: 300
    1ª - 3.664
    2ª - 2.439
    3ª - 1.819
    4ª - 1.449
    5ª - 1.184

    DISTRIBUIÇÃO
    Binário inicial: 5
    Sens. aceleração: 40
    Sens. travagem: 15

    TRAVÕES
    6 frente / 7 traseira

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  3. Boas pessoal,
    Sem duvida uma dor de cabeça nesta corrida!
    Mais uma vez sem ter tido tempo para treinar, apenas agarrei na carroça nos minutos antes da corrida.
    Afinei o carro à pressa e pela configuração do carro do Carlos já percebi onde errei, na suspensão...
    O meu carro parecia um carro de tracção dianteira, fugia imenso de frente. O melhor tempo que consegui foi 2:36, ou seja, 3 segundos de diferença para o primeiro lugar nos treinos o que certamente era um indicador de que alguma coisa estava mal!
    No S a seguir à recta da meta que normalmente se consegue fazer na casa dos 200km/h, sempre que entreva acima de 180km/h oo carro arrastava a frente e não conseguia fazer a trajectória correcta, resultado: acho que penalizei mais de 10 vezes!!!
    Entre um esbardalhanço e estas penalizações foi uma corrida pra esquecer.....
    Parabéns ao Filipe e ao Carlos não só pelos primeiros lugares mas também pela excelente configuração que os vossos carros tinham.
    Abraço a todos
    joao_alan

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  4. o início até prometia, era o mais rápido depois do Carlos e Filipe, mas com a embrulhada deles na terceira volta não consegui evitar a traseira do Filipe e danifiquei a roda dianteira, não percebi isso de imediato e não entrei nas boxes para reparar, fui ultrapassado pelo Sérgio e João, que acabou por apanhar comigo quando desequilibrei o carro na travagem na reta da meta, consequência do toque no Filipe.

    depois foi fazer o possível para alcançar a melhor posição, mas perdi ritmo, este calor continua infernal e distraio-me com facilidade, mas mau mesmo foi o servidor que não me deixou acabar a prova.

    nota negativa para a diferença de comportamento do carro na sala de treino e nas salas online, de que serve o raio da sala se depois o carro comporta-se de forma diferente, passei duas horas a acertar o carro na sala de treino, pneus corrida duro, ajudas desligadas, desgaste e bermas reais, consegui um tempo que achei que ia dar luta... chego à sala e parecia que tinha outro carro e rodava bastante mais lento.

    deixo imagem dos tempos que consegui nessa tarde, deixo em vários links porque não sei qual o correto.

    http://i771.photobucket.com/albums/xx355/LuisPardelha/DSC01014_zpsb1a00a40.jpg

    [URL=http://s771.photobucket.com/user/LuisPardelha/media/DSC01014_zpsb1a00a40.jpg.html][IMG]http://i771.photobucket.com/albums/xx355/LuisPardelha/DSC01014_zpsb1a00a40.jpg[/IMG][/URL]

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    1. Olá Luís. Eu não ponho em dúvida o que dizes e mostras, mas acho um pouco estranho conseguires esse tempo com pneus duros. Na noite anterior à corrida, fiz quatro corridas de 5 voltas com o Felipe na casa dos 2.24.baixo, tanto eu como ele. Concordamos que era possível chegar aos 2.23.alto, coisa que conseguimos na corrida. Também consigo melhores tempos na sala de treinos, mas sempre a rondar meio segundo. Quanto ao toque do Felipe que te empenou o carro, reparei nisso na repetição. Neste aspecto, o Felipe esteve um pouco descuidado. Acho que devemos apresentar queixa na FIA, ou então, fazer-lhe a "folha" na próxima corrida.

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    2. Boas Luís,
      Ja nem me lembrava do teu toque. À conta disso tive que ir à boxe na volta a seguir porque fiquei com o carro empenado. Mas como foi uma entre tantas nem liguei importância.
      Mas uma ou volta depois repetiste a cena só que desta vez o servidor ajudou e não houve batida.
      O meu carro estava muito mal afinado e não consegui fazer menos de 2:36....
      Abraço
      joao_alan

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  5. hoje não porque já enviei um carro, mas amanha envio-te o tvr para veres o setup e confirmares que os melhores pneus que tenho neste carro são RH.

    em relação ao Filipe eu compreendo, não quis perder tempo para ti e nem reparou que eu estava a chegar, vocês já tinham alguma distância, eu apesar de querer aproveitar o vosso deslize até acho que foi cauteloso, tanto que o resto do grupo caiu em cima de mim.

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  6. Pessoal,
    Próximas duas corridas vou ter que faltar porque na próxima semana vou de ferias, outra vez... Eh eh eh

    Para quem ainda não viu, deixo aqui vídeo da minha carroça verdadeira na auto-estrada rumo ao Algarve.
    Basta irem ao YouTube e pesquisar: "Alan Top Speed" e deliciem-se.

    Para quem é conhecedor identifica o carro no primeiro olhar.

    Abraço a todos
    joao_alan

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  7. Boas,

    A corrida não teve muito assunto para mim já que foi asneira atrás de asneira e foi o que se viu :)
    Quanto à diferença de tempos para o TVR do Carlos e do Filipe penso que em grande parte tinha haver com os CV (sem tirar crédito à preparação que fizeram), o meu rondava os 517cv, o do Armen acho que os 520cv, o resto do pessoal não sei...

    Não seria boa ideia limitar os cv a um número abaixo do máximo que o carro permite? E assim tornar os carros mais iguais e diferenciarem-se pelo condutor e preparação?

    Na próxima semana não posso aparecer, na outra ainda não sei. Chegaram as merecidas férias!

    Abraço,
    CheirasMal

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    1. Sérgio, os carros são todos Premium, 0 Km. Há que fazer a rodagem para atingirem o máximo de CV. Se isso não for feito, é natural que haja diferenças. É só mudar o óleo aos carros quando se compra, e no circuito Special Stage Route X Oval, basta dar meia dúzia de voltas e mudar novamente o óleo. Ficam no ponto. Com dois elásticos nos analógicos do comando, até deixas o carro a correr sozinho. Facílimo!

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  8. Fala pessoal.

    Em primeiro, Carlos, me desculpe pelo toque na terceira volta e a todos os outros pilotos que acabei "atrapalhando" no retorno a pista. Realmente não me percebi os pilotos chegando na chicane no calor da corrida.

    De resto, foi uma boa corrida, com num pega muito forte a corrida toda com o Carlos.

    Que venha a próxima.

    Aproveitando, e o próximo campeonato, quando começa?

    Abraços a todos

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    1. Felipe, estás redesculpado! Isto é, já ficas com uma desculpa para novo cacete. No entanto, vou esperar pela decisão da FIA. Ainda me falta afinar o Alfa, mas vai ficar pronto para nova "guerra". Abraço

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