Setup fez a diferença

2 comentários

Olá amigos. No arranque do Trofeo 500 Abarth, pode-se dizer que foram duas corridas onde o setup dos carros ajudou a fazer a diferença. Sem modificações, este 500 Abarth acaba por ser um carro dócil, mas quando "kitado", transforma-se numa fera quase indomável. Os pilotos estavam prevenidos para essa dificuldade, e como tal, havia a necessidade de perderem algum tempo entre a pista e as boxes para os devidos ajustes. É certo que a afinação dos carros ainda é um problema para muitos aficionados, afastando alguns pilotos deste campeonato. Ficaram os mais entusiastas, os que gostam de dominar toda a potência dos carros, e aqueles que não viram a cara a qualquer desafio, por mais difícil que pareça ou seja. No final do campeonato, tal como aconteceu no 150' Endurance e em outros eventos, vamos propor aos pilotos melhores classificados, a revelação do setup usado neste 500 Abarth, e as modificações feitas para cada circuito. Apesar de as configurações serem um pouco pessoais, pois nem sempre um piloto se adapta à configuração de outro, sempre se consegue aprender alguma coisa. A publicação destas afinações, apenas será facultada aos pilotos que a solicitarem. Para já, supomos que ninguém queira revelar grandes pormenores sobre a afinação do carro. Em Brands Hatch, HellBoy7797 e PORTO_GT não deram abébias à concorrência, e no final da 8ª volta, tinham já uma ligeira vantagem sobre os outros pilotos. Venceu PORTO_GT, tirando partido de uma ligeira saída de pista de HellBoy7797, e da estratégia usada na paragem obrigatória para troca de pneus. Com grelha invertida em Ascari, os pilotos melhor classificados na primeira corrida, tiveram que fazer pela vida para conseguir boa pontuação. Num circuito muito técnico, as ultrapassagens eram quase sempre conseguidas nos erros dos adversários. Neste circuito venceu Bimmer23, comandando a corrida da primeira à última volta. Mais uma vez, as perdas de ligação fizeram mossa nestas corridas. Em Brands Hatch, lpardelha saiu mais cedo e não participou em Ascari, e neste circuito, foi a vez de HellBoy7797 ir ao "castigo". Nada está perdido, pois falta realizar seis corridas onde tudo pode acontecer. Na próxima semana, Mount Panorama não vai ser pêra doce para este Abarth, tanto mais que com os danos mecânicos definidos para "grave", vai obrigar os pilotos a uma condução sem grandes erros. Este campeonato promete! Agora, só falta os pilotos virem ao flash interview. 

Brands Hatch deu início ao Trofeo 500 Abarth

Foram 26 voltas em pouco mais de 40 minutos, com paragem obrigatória nas boxes

Grelha invertida em Ascari, equilibrou um pouco a pontuação dos pilotos

Foram mais 40 minutos para cumprir as 18 voltas estipuladas

Piso e traçado de Ascari, não poupou os pneus

PORTO_GT - 35 pontos (20 + 15)

Bimmer23 - 33 pontos (13 + 20)

Brasil-Men - 28 pontos (14 + 14)

HellBoy7797 - 25 pontos (15 + 10)

NARESERVA - 24 pontos (12 + 12)

CheirasMal - 23 pontos (10 + 13)

trofa65 - 22 pontos (11 + 11)

lpardelha - 9 pontos (9 + 0)







2 comentários:

  1. Eta carrinho bravo!
    Afinação em ordem, tanque cheio, muitas horas de treino: era a receita para conseguir um lugar no pódio.
    Em Brands Hatch, foi uma luta constante com o Bimmer que num momento me ultrapassou e eu estive colado em sua traseira durante muito tempo até que ele se perdeu na praia e pude respirar. Foi um 3º lugar muito sofrido.
    É muito estranho que os tempos de volta, mesmo sozinho, giraram em torno de 1" a mais em relação aos treinamentos feitos também durante corridas.
    Em Ascari, até que fiz uma boa largada, esperando a primeira chicane, muito traiçoeira e a primeira curva que leva muitos à horta. Minha preocupação nesta corrida era a paragem nos boxes, já que durante todas as corridas nos treinamentos, quando saía para a pista, o carro engatava marcha-à-ré involuntariamente e andava para trás, roubando segundos preciosos; mas, desta vez, o problema aconteceu com o Bimmer e comigo foi tudo normal: mais uma terceira colocação que me deixa num bom lugar na classificação.
    Novamente, os tempos na corrida foram acima dos tempos conseguidos nos treinamentos (por volta de 1").
    Valeu a competição.
    Parabéns ao Bimmer e PORTO_GT pelas vitórias e, a lamentar as perdas de conexão novamente presentes: já aconteceu com o grid cheio, com o grid vazio, com headsets desligados. Vamos ter que conviver com isso até o Gran Turismo 10!
    Abraços a todos e parabéns a todos os participantes.
    Armen

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal. Como diz o Armen, este 500 Abarth é mesmo um carrinho bravo! A primeira vez que andei com ele todo artilhado, disse cobras e lagartos do carro, mas depois de afinado, dá um enorme gozo de condução. Perdi algum tempo até encontrar o setup perfeito, mas suponho que consegui, até pelo resultado nas duas corridas. Em Brand Hatch foram 8 voltas espectaculares com o HellBoy, mas quando consegui a ultrapassagem, acho que ele teve uma saída de pista e atrasou-se um pouco. Depois foi controlar a corrida até ao fim sem cometer erros. Em Ascari, parti na ultima posição por força do regulamento, e apanho uma penalização de 8 segundos na primeira chicane. Alguma confusão na minha frente com carros penalizados, acabou por sobrar para mim. Com este contratempo, fiquei a 11 segundos do Bimmer! Nas voltas seguintes consegui recuperar algum tempo perdido, e quando o Bimmer vai às boxes, estou a 5 segundos dele. Faço mais duas voltas sem trocar de pneus e acabo por recuperar mais algum tempo. Mas um despiste na maldita primeira chicane, faz com que perca o tempo recuperado. O 2º lugar, acaba por ser um bom resultado. O pior vai ser na próxima semana, principalmente em Mount Panorama. Vai ser bonito com danos mecânicos graves!

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.