Comparativo: GT6 vs GT5

33 comentários

Olá amigos. Provavelmente, já todos ou quase todos vocês, são possuidores do Gran Turismo 6. É certo que ainda não houve tempo para explorar tudo quanto a nova série oferece, uma vez que o lançamento foi apenas à quatro dias, mas pela obtenção das licenças e o cumprir das missões, dá para fazer uma comparação com o Gran Turismo 5. Muito se tem dito e escrito acerca desta ultima versão, seja de positivo ou negativo. Mas se há opiniões importantes para nós, elas são sem dúvida a vossa, de quem participa regularmente nos eventos que vamos promovendo aqui, no Pole Position. Destaquem o que de maior relevo apresenta este GT6, fazendo o mesmo, em relação ao que mais vos decepcionou. Falem dos gráficos, menus, circuitos, carros, ou mesmo da inclusão do carro lunar e toda a envolvência. Façam-no sobretudo, com moderação nos termos que utilizam. Lembrem-se que para gáudio nosso, este blog é visitado e traduzido em muitos países. Enquanto aguardamos com alguma ansiedade o treino e a corrida de endurance Super Japan, vamos continuar a desbloquear este Gran Turismo 6. Com o Natal à porta, sempre se consegue umas horas extras para este nosso passatempo. Em Janeiro, certamente que teremos um grande desafio a lançar aos pilotos, naturalmente, com base neste Gran Turismo 6.

Novos circuitos, de preferência mundiais, é algo que os pilotos mais anseiam numa nova série

Será que o GT6, já inclui o carro porque tanto esperavam?


33 comentários:

  1. Em vez de darem a vossa opinião no chat, seria melhor, fazê-lo aqui, nos comentários.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Aqui fica a minha opinião do pouco que ainda experimentei do GT6

    Pontos positivos:

    - gráficos com maior detalhe;
    - menus rápidos;
    - aderência dos carros, creio que está melhor pois já não parece que estamos numa pista de gelo
    - a reacção da suspensão

    Pontos negativos:

    - Menus pouco detalhados e com falta de opções;
    - Numa caixa de velocidades personalizável, como voltar às definições de origem?
    - Não é mais que um GT5 com cara lavada.

    Abraço,
    CheirasMal

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o António mas falta também acesso aos nossos amigos on-line.
    Só encontramos amigos em salas on-line ou nos tempos das licenças.
    Salas Privadas também deixou de existir.

    Vai ser uma bronca, fazer um campeonato ou prova e de minuto as minuto ter um chico esperto a entrar na sala e a sair, mandarem mensagens, falarem pelo micro, tudo a meio de uma corrida.
    Depois, temos a Gravidade do jogo, que passou a gravidade lunar... se baterem num corrector de um determinado ângulo, não saltam, não passam, mas sim levantam voo em duas rodas com capotamento Garantido.

    A marcha-Atrás está horrível... não funciona enquanto premido o botão, fica fixa, para seguir em frente temos que engrenar mudança acima., se engrenamos mudança abaixo em primeira engrena marcha-atrás...
    Uma confusão.

    Mas acima de tudo o acesso aos amigos no jogo.
    Se não for pelo Menu XMB não sei quem está on-line no jogo, se está em sala (sem ter que ir ao modo on-line procurar) e saber o percurso do amigos pelo jogo.

    Para Mim, perdeu toda a conectividade que existia com os amigos e que tanto espelhou a criatividade do Gran Turismo, ao podermos ver, saber e partilhar directamente com os amigos na nossa comunidade.

    E a ausencia do B-Spec, pois se queixam, mas para quem segue a saga Gran Turismo desde o 1, e desde o 3 tem B-Spec, nota essa grande falta...

    E Concordo com o António, não é mais que o GT5 de cara lavada.
    Era Preferível fazerem um DLC de 20 ou mais euros e actualizarem o GT5 do que termos que comprar o jogo.

    Veremos se o GT7 na PS4 terá de novo a componente de interactividade com os amigos, ou se o 6 ficou assim devido ás partilhas dos Hacked's.

    Ou será que há algum menu novo a abrir mais á frente nas licenças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não me chamo António mas sim Sérgio :) Eu é que não tenho conta no blog e apareço como "Anónimo" :)

      Segundo o site do GT, o B Spec vai aparecer futuramente. Pelo que leio ainda há muita coisa para fazer e que não foi lançada na versão inicial do GT6.

      Ontem consegui desbloquear o acesso ao modo online mas ainda não o experimentei, por isso não opino. De qualquer forma creio que é uma questão de adaptação e bastará fazer a pesquisa pelas salas em que os nossos amigos estejam...
      Vamos aguardar que a funcionalidade "Comunidade" apareça e talvez tenhamos o problema do modo online resolvido.

      Abraço,
      CheirasMal

      Eliminar
  4. Boas pessoal. Para ser franco, não me sinto desiludido com este GT6. Podia ser melhor? Talvez, mas acredito que isso só vá ser possível com a PS4. Mas vamos por partes: gostei dos novos circuitos mundiais, e na minha opinião, deviam ser circuitos a transaccionar sempre para as séries seguintes. Os carros, apesar de não ter experimentado muitos, há novos modelos bastante interessantes, tal como os Abarth, carros sempre esquecidos nas séries anteriores. O comportamento dos carros melhorou bastante, seja em termos de aderência e suspensão. O adornar dos carros em curva ou o "afocinhar" nas travagens, está mais realista. O numero de Km que o carro possui, volta novamente a estar visível no painel, tal como acontecia no GT4. Do GT4, veio ainda o nitro, mas aqui, não considero nenhuma mais-valia, pelo contrario. Os gráficos estão um pouco melhor, mas as sombras deixam um pouco a desejar. Os menus, é uma mudança que acontece em todas as séries. De inicio atrapalha, mas depois acostumamo-nos. A garagem ficou um pouco mais arrumada, o que facilita a escolha na hora de trocar de carro. A inclusão do carro lunar, apenas gostei pelo seguinte: sou fascinado por tudo que diga respeito ao universo, e pelo que li, a superfície lunar, está muito realista. As missões na lua, o melhor era não terem feito nada, apenas dar a possibilidade de conduzir o carro a bel-prazer. O que me deixou em estado de choque, foi o som dos carros! O roncar dos motores mal se ouve, o que origina muitos erros nas trocas de marcha. O chiar dos pneus é exagerado, abafando por completo o som do motor. Quando um carro está ao nosso lado ou na frente, só ouvimos o motor desse carro. É a confusão total! Espero que consigam reparar esse erro numa actualização, se possível com máxima urgência! A indicação de um carro ao nosso lado é bem vista, pois pode-se evitar alguns toques desnecessários. Estranhei a falta do modo B-Spec, uma vez que fazia parte nas series anteriores. Preciso explorar melhor este GT6, pois ainda não vi como funciona as salas, ou onde se pode configurar o volante. A marcha atrás está horrível! Em caso de despiste, é mais uma confusão! Este GT6, está a necessitar de algumas actualizações muito rapidamente. Para já, de 0 a 100, dou nota 60 a este GT6.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Comunidade e B-spec vem mais tarde, está no site do GranTurismo, tal como a nova funcionalidade que permite gerir um "clube" ou "team" directamente no jogo.
    Gosto do grafismo, não vejo o que querem dizer com as sombras. Não acho os menus mais rápidos, mas gosto da nova disposição, está mais arrumado.

    Adoro a nova física dos road car, o adornar da carroçaria em curva o baixar a frente e levantar a traseira em travagem, BRUTAL, os pneus regulares e desportivos estão muito melhor, o conceito inicial do GT1 era este, dirigido para os amantes de carros de estrada e nesse aspecto o GT6 está bem melhor que o GT5, por outro lado os carros de competição que joguei com pneus de competição duros e suaves, não me dizem nada, comportamento neutro e igual em todos, não consigo perceber onde é o ponto de não retorno.

    Os novos circuitos com excepção do de montanha foram bem-vindos, os novos carros também e souberam gerir muito bem, carros de estrada, desportivos, super desportivos, super carros, clássicos e carros de competição. O nitro era dispensável, e não dá para proibir a utilização em corrida... que treta.

    o som de alguns carros está muito bom com o GT86 de aniversário, no entanto há outros que é para esquecer, BMW Z8 nem se ouve o cantar do V8, mesmo em ponto morto, gosto do chiar dos pneus mas está demasiado alto. Quando começei a jogar GT5 online e começei muito tarde, tive que jogar com cx automática porque não ouvia o motor do meu carro, apenas o dos outros, com o tempo acho que isso foi alterado, porque já consegui jogar com cx manual, no GT6 volta a passar-se o mesmo, ontem estive a correr online e só ouvia os outros motores e falhava as trocas de mudança. a marcha atrás que estão a criticar apesar de ainda me trocar um pouco gosto, posso engrenar a mudança logo no volante ao baixar as mudanças todas, gosto mais do que carregar num botão e largar. Não gosto da generalidade das luzes Stop, nem as vejo acender. A indicação de carro ao lado desde que a liguem vai evitar alguns toques. Não gosto do menu das opções de condução, se em inglês On/Off resulta bem em português Ligar/Desligar em induz em erro quando Ligar dá entender que está desligado e não é assim.

    O menu das salas se ainda me cria alguma confusão com o tempo vou lá, mas continua a falhar, não podemos marcar uma corrida com tempo de duração, não dá para fazer uma corrida de uma hora, temos sempre que rodar e fazer uma estimativa de tempo para definir as voltas, com tempo certo até era mais difícil a estratégia de pit stops.

    Ainda bem que criaram mais opções de personalização, seja ailerons, ou mesmo poderem-se retirar, mais jantes, voltaram as jantes para clássicos, etc, pode ser que os hackers da imagem acalmem, finalmente podemos melhorar a travagem. Mas a afinação ou desafinação piorou, alguém na programação esqueceu-se de por o botão de repor as definições originais pelo menos na caixa, mexi na relação final de um Kart, quis repor a de origem e cadê? não sei se acontecesse o mesmo nos outros itens.

    Espero que volte a bonificação do online, ou que pelo menos as sazonais começem a dar créditos de jeito, porque agora está muito difícil. No entanto já descobriram um bug que dá para ficar com o máximo de 20 milhões. Como não concordo com isso não o fiz e até agora só consegui facturar meio milhão.
    Está melhor mas tal como no lançamento do GT5 falta limar muitas arestas.

    ResponderEliminar
  6. o volante configuras nas opções, botão Start do comando DS3 e abre menu no canto superior direito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis. A marcha-atrás, não deixas de ter razão! É uma questão de hábito. No inicio era um pouco confuso, pois nunca funcionou desta forma. A configuração do volante acabei por descobrir no manual do GT6, mas obrigado pela informação.

      Eliminar
  7. Viva pessoal...

    Já que falaram no glitch... aproveitem agora, enquanto ainda é possível. Para ter os carros que eu queria foram precisos cerca de 240 milhões e ainda não tenho sequer carros repetidos ou carros de corrida com decorações diferentes.
    É fácil de fazer as contas, para ter a licença demorei cerca de 6 horas e ganhei apenas 1 milhão e 200 mil, portanto para ter os 240 precisava de jogar cerca de 1400 horas... não me parece. Se tivesse que comprar os créditos levava um rombo no orçamento que nem é bom, acho que 7 milhões custam 15 euros?.. logo teria que gastar cerca de 500 euros...fds.
    Estraga o jogo, ter já os carros todos? não me parece... além disso, agora sei que posso participar em qualquer corrida online porque já tenho todos os carros.

    Abraço a todos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Araújo, troca isso por miúdos! Qual é a cena para tantos milhões?

      Eliminar
    2. Vejam este video - http://www.youtube.com/watch?v=7XivCMITD6o
      Vejam este post do gtplanet - http://www.gtplanet.net/forum/threads/20-million-credits-for-free.292976/

      Eliminar
  8. Alô Pilotos!
    Não tive paciência para aguardar meu exemplar do GT6, que até agora não chegou, e acabei comprando um na loja física da Sony.
    Confesso que quando comecei a jogar, de cara me chamou à atenção a qualidade dos gráficos, principalmente quanto aos brilhos que cintilavam. Não sei se foi pela novidade, mas não queria mais largar o volante; nesse dia, fiquei 4 horas direto fazendo as licenças e só parei quando o sono me pegou.
    Minhas primeiras impressões:
    1) A qualidade dos gráficos melhorou consideravelmente
    2) A gritaria dos pneus tem o som mais real, porém está um tanto exagerada
    3) Os menús estão muito rápidos e apesar de ainda ter pouco tempo, já estou me acostumando com o novo layout, mais simples, mais direto
    4) A dirigibilidade dos carros melhorou e os pneus estão com as reações mais reais, apesar de só ter usado no máximo os antigos desportivos macios, hoje chamados de esportivos suaves
    5) Achei interessante o fato de termos disputas, em alguns eventos iniciais, com os amigos do jogo
    6) Enfim, ainda é cedo para ver todos os pormenores do jogo, os menús, as configurações. Quero terminar a fase de licenças e me aprofundar nos detalhes.
    Quanto às críticas, como ainda só me concentrei nas licenças, por enquanto descrevo as mais evidentes:
    1) O barulho dos pneus, apesar de real, mas os criadores insistem em deixá-los em volume muito alto em relação ao barulho do motor; acredito que todos, como eu jamais olham o tacômetro para troca de marchas, e sim, como bons músicos, trocam “de ouvido”. A solução para isso seria criarem nas configurações de som, um acerto do volume dos pneus e do motor separadamente.
    2) Queria conhecer o gajo que trocou o nome dos pneus. Para que? Onde já se viu um pneu chamar-se “esportivo suave”? Está mais parecendo produto de beleza! Com certeza o tradutor pecou em traduzir o termo “soft”!
    3) Ainda acho a seção “Configuração do Carro” um tanto confusa. Acredito que, com o tempo, acabo me acostumando. No GT5 você tinha tudo na mesma tela “ecrã”
    4) Alguém comentou no blog sobre a falta do botão “voltar à configuração padrão” inexistente. Como nesta fase de licenças e ainda não fiz nenhuma mudança nos carros, vou verificar esse detalhe
    5) O tal do “nitro” que inventaram acho totalmente dispensável: isso deve ter sido colocado para satisfazer a turma dos “Need For Speed”, que adoram essas bobagens.
    Enfim, por enquanto, o GT6 está além das minhas expectativas, que espero, continuem positivas à medida que avanço nas provas iniciais. Por ora, pelo que vi, de 0 a 10 dou nota 7.
    Abraços a todos e deixem suas impressões, bastante valiosas para todos.
    Armen

    ResponderEliminar
  9. Como já disse, o som dos motores deixa um pouco a desejar em relação ao GT5, Quando se curva, parece que diminui o som do motor e aumenta o som do chiar dos pneus. Comprei o Punto Abarth, ficando desiludido com o som do motor. Parece um motor de tirar água! A performance do carro, parece estar um pouco além da verdade. Já andei num, e no real, o carro é mais rápido a responder, muito mais nervoso! No Z4, o som muda de pista para pista. Cheguei a pensar que a minha TV estivesse com algum problema, mas não. Espero que resolvam o problema das salas privadas, até para continuarmos com campeonatos privados.

    ResponderEliminar
  10. Pois é pessoal, o GT6 tem apenas 7 dias de vida, e já descobriram forma de conseguir os carros muito facilmente. O Araújo falou aqui no glitch dos 20 milhões, logo tentei saber do que se tratava. A resposta veio do Pardelha (obrigado Pardelha) e com ela, um link de um vídeo que ensina a fazer o truque. O Pardelha disse que não o ia fazer, mas eu acho que era algo que não se podia perder. Tal como o Araújo disse, não vejo mal nenhum em conseguir todos os carros o mais rápido possível, sem grande trabalho e stress. Sou contra todas as alterações que se possam fazer nos carros de forma ilícita, seja para alterar a velocidade ou a pintura de modelos que não é permitido. Nunca iremos permitir hackers nas nossas corridas, a não ser que passem despercebidos. Só que este glitch dos 20 milhões, é mais um bug entre tantos outros nas séries do Gran Turismo. No GT5 aconteceu o mesmo, e quase todos nós, andamos a atravessar muros e a fazer piões no "subsolo" para ganhar milhares de créditos. Como tal, aproveitei esta dica para ganhar créditos. Para ficarem com uma ideia, comprei 20 Mercedes VGT, vendi-os por 20 milhões cada um, e não comprei metade dos carros que o GT6 apresenta! Imaginem, ter que comprar estes carros todos com os créditos ganhos no jogo. Nem é bom pensar! Fazemos na mesma as licenças e missões, pois é um desafio que não se pode nem deve perder, mas não desesperamos para ganhar créditos, a fim de comprar determinado carro. Comprei todos os carros de 20 milhões, e naturalmente os mais caros. Na garagem, ainda tenho uma dúzia de Mercedes VGT para vender, e com o lucro, passo mais um dia a visitar todos os stands. Fica aqui o link do vídeo para verem. Hoje, ao ligar a PS3 apareceu-me uma actualização, mas como já estava informado desta artimanha, não aceitei. Não sei se esta actualização, é para travar este bug. Antes de tentarem o truque, informem-se bem.

    http://www.youtube.com/watch?v=hZzfjaFCasc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Creio que a atualização mais recente tem haver com o novo BMW M4 e o evento sazonal que o inclui.

      Abraço,
      CheirasMal

      Eliminar
  11. a atualização é como disse o Sérgio, foi por causa do M4, que dá para fazer o mesmo do Mercedes VIsion GT e é bem mais barato.

    ResponderEliminar
  12. Quando a garagem atinge os 500 carros, temos que enviar carros para o DEPÓSITO para libertar espaço na garagem. Agora percebo porque a garagem está mais arrumada! É mais pequena!

    ResponderEliminar
  13. Acreditem ou não, gastei perto de 600 milhões a comprar carros!!! Acreditem ou não, não chegou para comprar os carros todos! Apenas 760 carros! Mas os que ficaram por comprar, nem merece que se gaste dinheiro neles. Até deixei um de 20 milhões por comprar (Ford GT) para ter alguma motivação a ganhar créditos.

    ResponderEliminar
  14. Com tanto encomendar e cancelar encomendas, acabei por não comprar o jogo, e pelo feedback que tem sido dado, não o compro tão cedo. Já me arrependi uma vez de gastar guito num Prologue, acho que não o volto a fazer, pelo menos ao preço que está...
    Então e as pistas de gravilha estão melhores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes mal. É ainda melhor do que o GT5.

      Eliminar
    2. Fazes BEM MAL! Devias era comprar já hoje, até para conseguires todos os carros enquanto podes. Já viste que 15 milhões de créditos, custa 50€?

      Eliminar
  15. O meu foi enviado pela amazon dia 5, entrega estimada para dia 12, ainda nao chegou, filhos da p...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tive um amigo que encomendou antes de mim e ainda não chegou e um outro recebeu no final da semana por correio normal. A amazon anda sem critérios, umas encomendas vieram por transportadora e outras por correio normal.

      Abraço,
      CheirasMal

      Eliminar
  16. O meu chegou na quinta-feira dia 5 às 3 da tarde...

    ResponderEliminar
  17. Encomenda hoje na worten online. 49.90€ sem portes ;-) . Pronto... já está!

    ResponderEliminar
  18. Tinha encomendado na amazon porque vem junto com uns codigos para ter carros e dinheiro extra, mas agora com esta marosca, ja vimos que os codigos nao valem de nada, lol.
    Com o tempo que esta a demorar a entrega quando chegar ja nao é possivel essa marosca

    ResponderEliminar
  19. Pessoal, boa noite.

    Tenho acompanhado o blog e os comentários, e penso que esse truque do dinheiro vai sempre ser possível na primeira instalação, é só não fazerem as atualizações e ter a net desligada.

    Isso é como os bug´s que o GT5 tinha quando foi lançado. Se não fizesse a atualização dava para pssar nas paredes e coisas do tipo.

    Enfim, o meu já esta na mala para levá-lo ao Brasil. Paguei US$ 63,00. Não muito diferente do que iria pagar no Brasil.

    Agora uma dica para quem não quer esperar, simplesmente comprem do PSN e pronto. Via download. Sem espera. E pelo que tinha lido, iria ser mais barato que o disco.

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Estou a gostar do que vi até agora. Muita evolução a todos os níveis. Não gosto do sistema de reposição do carro na pista, quando se faço um pião e fico fora da pista em direcção contrária e tento voltar para a pista, o jogo repõe o carro e fico sem saber para que lado estou virado.
    Conduzir na gravilha continua a ser uma boa forma de destruir volantes. Era de esperar melhoria neste aspeto. Põem à disposição uma variedade de carros de hillclimb e não resolvem o problema de sempre... imperdoável!

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Pilotos !

    Sempre joguei a serie GT , porém este GT6 esta deixando a desejar , esta praticamente impossivel andar com carro tração traseira com um bom desempenho, o carro praticamente não para na pista.
    Participei de varios campeonatos no GT5 e ganhei alguns, tenho um G27 e sempre andei bem porém no GT6 estou achando péssima a jogabilidade principalmente com estes veiculos ( tração traseira ) sem dizer que o jogo parace estar mais lento.
    ALguem mais notou essas diferenças ??

    Abrax.

    ResponderEliminar
  22. Tenho todos os jogos da serie gt e todas as consolas ps e já completei mais de 98 % de todos eles
    De versão para versão era sempre muito melhor e este ultimo não passa de um gt5.1 se assim não fosse não havia necessidade de discussão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até a crise chegou ao Gran Turismo! As corridas online, nem é bom falar nos problemas que apresenta. Parece que o GT entrou em decadência, para lamento de todos os aficionados.

      Eliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.