Troféu Stratos

5 comentários

Olá amigos. Tudo indicava que a corrida com o Lancia Stratos não iria ser fácil, pois o comportamento rebelde do carro, causava alguma apreensão aos pilotos. Irrepreensível o fair play demonstrado por todos na hora do arranque, momento em que as probabilidades de acontecerem acidentes são mais comuns, mas afinal foi bem melhor do que se esperava. O mesmo já não se pode dizer sobre a ligação de alguns pilotos com o servidor, acabando a corrida por ter inicio uma hora mais tarde que o previsto. As sucessivas perdas de ligação obrigou a várias interrupções da qualificação, mas sempre com a compreensão de todos os outros, apesar de algum transtorno causado. Mesmo com estes adiamentos, a verdade é que nem todos os pilotos que se apresentaram para esta corrida a conseguiram realizar. Só mesmo quando ficaram 12 pilotos em pista, é que a sala estabilizou, realizando-se a corrida sem o mais pequeno problema. Desde o momento em que as salas passaram a comportar 16 pilotos, dificilmente se consegue realizar uma corrida limpa, o que deixa pressupor, que o servidor da Sony não acompanhou este alargamento. Seja como for, o certo é que depois da tempestade veio a bonança, podendo os pilotos demonstrar os seus créditos no domínio e afinação do Stratos. GT-Skorpion conseguiu nova vitória neste evento, mas terá talvez beneficiado de um acidente do finlandês oilpressure, piloto que tomou o comando da corrida desde o inicio, conseguindo mesmo uma vantagem algo confortável sobre os outros pilotos. Os acidentes fazem e farão sempre parte de uma qualquer corrida, seja ela virtual ou real, mas por vezes com um pouco de sangue-frio e discernimento, alguns acidentes podem ser evitados. Mas sobre acidentes iremos falar mais adiante, até para poderem perceber como é muito fácil evitar alguns deles. Longe de acidentes ou grandes sustos, estiveram os pilotos ANDREXUGA e PORTO_GT, realizando uma corrida debaixo de uma pressão constante, onde um tentava segurar a posição a tudo custo, e o outro não dava mostras de conformismo. Um lugar no pódio, foi o prémio inteiramente merecido para ambos. Excelente a prestação de muitos outros pilotos, mas ficou sempre a ideia, que foi pela afinação do carro que não conseguiram melhor resultado. No próximo domingo os pilotos terão nova oportunidade para mostrarem o que valem, mas desta vez em Brands Hatch, ao volante do Renault Clio. Até lá, bons treinos para todos.

Pilotos da retaguarda obrigados a cuidados redobrados

Com ou sem sorte nesta corrida, o certo é que GT-Skorpion voltou a vencer

ANDREXUGA só respirou de alívio quando a corrida terminou

PORTO_GT bem tentou enervar ANDREXUGA, mas este resistiu ao ataque

Há sempre um grão de areia que acaba por encravar a máquina de oilpressure









oilpressure  vs  xFaster_24


No final da corrida, oilpressure lamentava-se do acidente que teve com xFaster_24, o que o terá impedido de vencer a corrida ou conseguir um lugar no pódio. Depois de vermos as imagens compreendemos o desalento do finlandês, mas sem querermos atribuir culpas a ninguém, parece-nos que este acidente podia ter sido evitado... pelos dois pilotos envolvidos.


xFaster_24 faz um pião para a direita ao curvar para entrar na grande reta, e quando tenta endireitar o carro, carrega bruscamente no acelerador deixando o Stratos fugir para a esquerda, embatendo no carro de oilpressure que já se encontrava em ultrapassagem. Ambos os pilotos ficaram com uma roda dianteira danificada, obrigando-os a paragem extra nas boxes.


Pelas regras do simulador, dá a ideia de o infractor ser o xFaster_24, pois sofreu uma penalização de tempo com este toque, mas oilpressure não jogou pelo seguro. Assim que xFaster_24 entrou em despiste, podia ter levantado o pé e alargar um pouco mais a trajectória, pois encontrava-se a uma distancia considerável.


Quando um piloto sai fora da pista por despiste, tenta sempre regressar o mais rápido possível, mas este procedimento nem sempre dá grande resultado. Geralmente, os pilotos pressionam o acelerador a fundo para não perderem muito tempo, mas quando entram em pista, o carro tem tendência a rodopiar por ter os pneus sujos. Em piso molhado a dificuldade aumenta significativamente. Se fica atascado na areia, é um problema para sair de lá de "prego" a fundo. Nestas situações, a forma mais rápida de regressar há pista em segurança, evitando acidentes com outros pilotos, é carregar no botão "pause". O carro sai mais rápido da areia, entra em pista em velocidade controlada, e na proximidade de outros carros, cede a passagem de forma segura. Há que ter este procedimento em mente, pois é desmoralizante perder uma corrida ou várias posições em acidente por descuido de outro piloto. Nada com treinar este processo durante os treinos, até para que não caia em esquecimento nas corridas. Outra situação desagradável, é quando um piloto sabe que vai ser "dobrado" e dificulta ou impede a ultrapassagem ao piloto mais rápido. Trata-se de um comportamento anti-desportivo que não queremos ver nos nossos eventos, para bem todos.



Eis a razão porque devem deixar sempre um comentário


Na corrida com o Mitsubishi Lancer em Mount Panorama, o comentário do ANDREXUGA não passou despercebido a nenhum piloto: Só posso dizer que fui muito atacado por um bando de mosquitos! Pareciam mais de mil, mas acho que era um bando de um mosquito muito mau! Pois bem, desta vez parece que o André tomou as devidas precauções. Nem quando subiu ao pódio tirou o capacete!




5 comentários:

  1. Boas meus senhores!

    Foi com grande surpresa que ganhei esta corrida, mas o meu relato fica para mais tarde!
    Antes de mais quero cometar também o acidente/incidente entre o xFaster e o oilpressure!

    Sou totalmente de acordo com o Carlos na sua opinião!
    A culpa é de ambos; o Azar mutuo; e a maior parte dela é do oilpressure!
    Vi a repetição ainda de madrugada, após a corrida, e revi a corrida ontem com mais pessoas (Meus Pais, Meu Irmão, Minha Madrinha e Meus Tios) e apenas aguardo até ao momento a opinião do meu Padrinho; e todos são unânimes na sua opinião!
    oilpressure deveria ter jogado pelo seguro, mas contou que xFaster se mantivesse transparente, ou imóvel até este passar mas o jogo agora não perdoa mesmo nada!
    Uma trajectória mais afastada, jogando pelo seguro não o faria perder mais e a Victoria seria na mesma suada mas teria me alcançado e como era mais rápido, me ultrapassado e ganho a sua primeira corrida como eu previ no comentário da anterior corrida!
    Mas entramos num mundo de "Ses" e especulações!

    Da minha parte; a minha corrida foi satisfatória.
    Pois nunca consegui entrar no segundo 46 como nos treinos acontecera e como o Pete o fazia com a maior das facilidade!
    Um arranque bom, com o carro a descair um bom bocado para a esquerda.
    Na segunda volta o oilpressure penaliza no Gancho e passo a primeiro, que recupera na recta, mas na primeira curva - da terceira volta, eu sai melhor e para evitar "uma rasteira" ao oilpressure, desacelero e entro num inicio de pião!
    AndreXuga, começa na volta 3 com este meu percalço a fazer-me comichão no pescoço, e toca de lutar para me afastar, mas o André mantêm-se assim mais uma volta, mas não mais me incomodou, ganhando sempre grande margem de conforto para o André, e mantendo o Pete sempre debaixo de olho na eminência de uma nova penalização deste ou despiste.

    Primeira ida ás boxes, com praticamente 6 segundos de atraso para o Pete, e quando este saiu das boxes, fico a mastigar o para-choques traseiro dele na primeira curva... Virtualmente!
    Como perdeu 6 segundos nas boxes é uma boa pergunta, mas pelo que vi, aqui teve demasiadas cautelas a entrar nas boxes, sendo muito lento e perdendo 6 segundos a entrar nas boxes!
    Sabia que não tinha "estalica" para o acompanhar, o cansaço também já se apoderara de mim, com 1 hora de falsos arranques de prova, que já me tinham deixado mais que enervado e irritado!
    Por isso, mantinha o meu andamento apenas para sobreviver inteiro até ao fim e manter o segundo lugar bem quentinho do principio ao fim!

    Surpresas das Surpresas!
    Sem fazer pressão sobre o Pete, - ele sabia que eu não ia atacar por não ter pernas, mas que estava a ver quando iria fazer asneiras - este num local errado pelos vistos (é a minha teoria) decidiu dar uma espreita-de-la para trás para ver onde eu estou e acaba no corrector e na relva, tenta agarrar o carro e faz de tudo para salvar a situação e acaba num valente pião.
    Recupera rapidamente, mas com os pneus sujos no "gancho", acaba por perder mais uns segundos, e segue directo para as boxes, sem danos no carro.
    Na volta seguinte fui eu ás boxes, encontro xFaster que me abre a porta facilmente á dobragem, e sigo viagem, com 6 segundos a emagrecerem meio segundo por volta para o oilpressure.
    Na volta 26 vejo o Pete a cair pela tabela abaixo com uma terceira ida ás boxes!

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  2. Fiquei chocado com tal situação, mas não podia fazer nada por ele!
    Corridas são corridas, somos bons amigos, e esperava e desejava a vitoria do Pete nesta corrida, mas aqui não podia fazer nada a não ser fazer a minha corrida!
    Não tinha culpa nenhuma nos acontecimentos por isso só poderia aproveitar e agarrar o primeiro lugar oferecido!
    Mantive-me apenas dentro de pista e segui o mesmo método do inicio. Apenas manter-me dentro de pista, não me despistar, não correr riscos desnecessários e evitar asneiras!
    Acabei por ganhar para grande surpresa minha, que nada mais esperava desta corrida a não ser apenas a Prata!
    Foi uma surpresa mesmo esta Victoria!
    E NÃO FOI INTEIRAMENTE MERECIDA!
    Pois o Pete era o favorito e o melhor em pista, mas foi vitima do seu infortúnio!

    Pois o Pete, no mesmo local, na penúltima volta, despista-se novamente, mas desta feita foi de encontro ao muro do lado direito e danificou a roda da frente direita!
    Enervado perdeu o controlo!

    Agora nem sei como vou descalçar a bota e dizer a minha/nossa opinião no incidente que o Finlandês teve e explicar-lhe que 75% da culpa é dele por não ter antecipado e se acautelado para uma situação que poderia levar ao que aconteceu!

    Os meus parabéns a todos, porque se conseguiram aguentar uma 1 hora com este carro são dignos de receberem os Parabéns também, pois é obra este carro de se pilotar, porque quando menos se espera, mesmo bem afinado, passamos de pilotos/condutores a meros passageiros em menos de nada!

    Parabéns a todos e venha o Clio para o meu primeiro terceiro lugar!

    Gabriel

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  3. Boas meus amigos!
    Este é o meu primeiro comentário no Blog sobre uma corrida e ainda por cima, em que não participei.
    Ontem Vi a Repetição da corrida com o meu Irmão e sou da opinião de que o Finlandês teve uma postura um pouco agressiva demais e pouco cautelosa na passagem pelo Faster.
    Faster não tem culpa de se ter despistado, fez o que devia, ao tentar recompor-se de novo em pista e não pode ver e antecipar que o Finlandês vai fazer-lhe uma tangente!
    O Finlandês viu atempadamente Faster a despistar-se, viu o mesmo a recompor-se e a sua aproximação para a melhor trajectória de pista é errada e despropositada para o momento e situação!
    É uma situação infeliz em que ambos tem culpas mas a maior parte é do Finlandês que não acautelou a sua corrida nesta situação!
    Uma infelicidade! Pois tinha fortes possibilidades de chegar a vencer mesmo depois do seu despiste.
    Muito pouca sorte e pouca cautela, para quem teve tanta a entrar nos pits ao ponto de perder toda a vantagem que acumulara.
    Infelicidades destas em corrida acontecem, infelizmente sou a prova disso nos Beetle, com boas provas e depois um despiste deito tudo a perder!
    Acontece infelizmente!
    Fica aqui a minha opinião!

    Abraço a todos

    Danny

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  4. Alô Pilotos!
    Foi uma grande satisfação participar dessa corrida por dois motivos: uma delas com respeito ao carro que é daqueles que tem um comportamento que gosto muito; o outro foi a participação pura e simples, após três quedas na conexão. Na 2ª queda, quando o Felipe me ligou, disse para avisar o PORTO_GT que iniciasse a corrida para não atrasar ainda mais. Assim mesmo, fui tentando de tudo para, pelo menos, assistir à corrida. quando consegui, o Carlos deu ordem para que todos saíssem da pista e a corrida foi iniciada com um dos brasileiros no grid, porque o outro (Felipe), perdeu a ligação, desistiu de tentar e ficou de fora. Lamentável!
    Quanto à corrida, deixei que me ultrapassassem na largada e fiquei em último, contando com as visitas aos muros e à praia dos concorrentes. Logo ao final da primeira volta já estava em sétimo e conduzindo na ponta dos dedos, passei pelo PORTO_GT que estava fumegando fora da pista e fui ao encalço do Pedro I (PMSRibeiro); quando estava alcançando-o, vejo ele virar do avesso à minha frente; tirei o pé porque não sabia prá que lado ele iria e fui ultrapassado pelo Carlos. Depois disso, fui abrindo distância do Pedro e consegui chegar em 5º.
    Mais uma vez, quero desejar os parabéns ao Gabriel "o Escorpião", ao ANDREXUGA e ao Carlos pelo pódio e a todos os participantes. A lamentar, novamente, os problemas de conexão que após idas e vindas, deixou o Felipe de fora. Aproveito também para pedir desculpas a todos pela paciência.
    Grande abraço a todos,
    Armen

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  5. Boas pessoal. De facto este Stratos não é nenhuma flor que se cheire, mas com um bom setup, algo que suponho ter conseguido, o carro deu enorme gozo de conduzir. Adorei o carro! A 3ª posição na grelha de partida foi excelente, pois evitei um pouco a confusão inicial da corrida. Quando esta começou, tentei sempre manter-me a curta distancia do oilpressure e do Skorpion, até para na reta usufruir do cone de ar, conseguindo talvez, aumentar a distancia para os pilotos que vinham atrás. O problema foi que o carro não acompanhou o pensamento. Duas curvas antes de entrar na reta, saco um pião que me deixou virado do avesso. De 3º passo para 9º salvo erro. A partir daqui não tinha nada a perder! Ou arriscava tudo para chegar aos lugares da frente, ou perdia a esperança de conseguir um lugar no pódio. Após algumas ultrapassagens lá cheguei ao 4º lugar no final da 4ª volta. Convenci-me que podia alcançar o ANDREXUGA, e a verdade é que de volta em volta fui reduzindo a distancia. Quando o André entra nas boxes pela 2ª vez, estou a pouco menos de 3 segundos. Arrisco uma volta rápida para ir às boxes de seguida, tentando manter a distancia ou encurtar um pouco. O problema foi quando entrei no corredor de acesso às boxes! Com receei entrar muito rápido e ser penalizado, levantei o pé muito cedo! Perdi seguramente mais 2 ou 3 segundos do que devia, e quando regresso à pista, a distância tinha aumentado ligeiramente! Como faltava cerca de 20 minutos para terminar a corrida não desisti. Volto à carga, e volto a ver o André cada vez mais perto. De vez em quando via poeira no ar, o que deixava algumas expectativas, pois podia ser originado por um despiste do André. O raio da corrida estava com uma dose de adrenalina bastante elevada! Quando falta 5 minutos para terminar a corrida, devo estar a 3 segundos do André, não sei como nem porquê, olho para a classificação e vejo: 3 - PORTO_GT. O quê? Estou em 3º? Estava convencidíssimo que continuava em 4º, pois não tinha dado conta que acontecera algo ao oilpressure. Com um lugar assegurado no pódio, então é que a vontade de alcançar o André cresceu! Na última volta devo estar separado por 1 segundo, e convenço-me que na reta talvez o consiga passar no cone de ar. Mas exactamente na curva em que fiz o pião na 1ª volta, volto a deixar o carro derrapar bastante. Foi o suficiente para o André descansar. Mas tinha de ser assim! Havia que arriscar tudo! Esta disputa com o André, é daquelas coisas que dá motivação para as corridas seguintes. Grande corrida André! Diz lá que não transpiraste o fato. Não era só os mosquitos a querer-te fazer a folha! :))

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