Olá amigos. O 150' Endurance merece uma atenção mais pormenorizada que outra corrida qualquer. Foram 50 voltas ao circuito de La Sarthe com o Nissan GT-R Touring Car, numa corrida que ultrapassou as 3 horas sem qualquer interrupção. O único descanso possível para os pilotos, resumia-se às paragens nas boxes para troca de pneus e reabastecimento. Com 16 pilotos na grelha de partida, é de lastimar as perdas de ligação pela ordem indicada, de pilotos como hfsaraujo, PMSR, Brasil-Men, Hdvtec, el_DERI e CheirasMal. Com estes pilotos em pista, certamente que a corrida teria outro entusiasmo. De qualquer forma, vamos dar a esta corrida toda a atenção que ela merece, seja em palavras, fotos, vídeo, e numa análise detalhada à performance de cada piloto e carro. Contamos com a colaboração de todos, até para que possam continuar a marcar presença em próximos eventos. Essa colaboração, apenas se resume ao envio da configuração do carro usado nesta corrida. Nada mais que isso. Perante os dados enviados, iremos sujeitar os carros a uma inspecção detalhada, e oficializar a classificação. Os pilotos que perderam a ligação ficam isentos deste envio, mas o ideal, seria que o fizessem, até para constar no post acerca deste evento, e que vai estar publicado no blog, domingo à noite. Nos comentários, deixa um resumo sobre a tua prestação, às dificuldades porque passas-te, à táctica usada, à classificação que obtiveste, ou algo mais que queiras dizer. As tuas palavras irão fazer parte integrante no post do evento. Parabéns a todos os pilotos que participaram nesta corrida de início ao fim, e não fosse a perda de ligação dos pilotos já citados, temos a certeza que esta corrida começava e terminava com os 16 bravos. NA RAÇA!
Classificação provisória
É sempre lamentável a perda de ligação pois a pessoa estava disposta a correr e de repente tiram-lhe o pão da boca, foi pena também o Daniel não ter podido participar depois de tanto tempo perdido a treinarmos juntos e ao qual devo grande parte do setup do meu carro, pois ao início não atinava o carro fugia muito. Depois do recomeço da corrida por o Armen ter perdido ligação foi pena a falta de honestidade de um piloto não sei quem nem interessa ter aproveitado para ganhar lugares na grelha, na primeira partida eu estava em 9º e alguém perguntou pelo Armen porque não o via, escrevi que estava em 9 e Armen 10. Na segunda partida a Armen por ter caído disse que partia em último e eu vejo-me em 10º, não é o lugar a mais ou a menos é a falta de honestidade.
ResponderEliminarDurante as primeiras voltas havia muito Lag que foi passando, por isso e com receio de ficar na primeira curva perdi lugares, o Bino estava cheio de Lag e o carro por vezes parecia que travava era difícil seguir na aspiração dava a sensação que a qualquer momento lhe ia bater, mesmo assim via-se muita gente cheia de coragem que entravam com tudo nas chicanes e curvas Porsche para depois andarem a dançar e arriscarem despiste ou toque do carro ultrapassado.
Na volta 15 distraí-me e falhei a travagem da primeira chicane, depois de ver a repetição fui imprudente ao regressar à pista depois de uma pequena incursão pela gravilha e o Hdvtec bateu na minha traseira, ficámos com danos eu prossegui para reparar os danos ele abandonou, peço desculpa pela imprudência a culpa é toda minha, mas ao entrar na chicane e ver o meu carro ele também devia reduzir a marcha e ficar na expectativa pois nunca sabemos o que o outro vai fazer, é assim no nosso dia a dia e é assim nas corridas da vida real, o Filipe também se despistou (sim ele também erra, afinal é humano!?!?!) nas curvas Porsche à frente do José Carlos que não deve ter ganho para o susto, eu seguia logo atrás sei que abrandei, não lembro se travei e alarguei a trajetória, se não o tivesse feito quando o carro fez ricochete no muro tinha-lhe acertado. Depois da paragem para reparar os danos tive que fazer alterações nos meus pits, tinha previsto parar na volta 9,18, 26,34 e 42, como parei no início da 16, tive que ajustar os outros stints, tinha cábula gigante por baixo da televisão para me lembrar das voltas que tinha que parar e combustível.
Não concordo com o atravessar os carros fantasma, se foi alguém que penalizou mesmo à nossa frente, não podemos fazer nada, também não atrapalhamos o piloto, não é ele que tem o comando do carro, mas em condições normais acho devemos contornar o carro, mesmo para quem está a perder uma volta, quem a perde também não deve dificultar, o Bino que estava a perder uma volta para mim, depois de eu perder tempo a contornar recuperava o lugar atravessando o meu carro, isto não aconteceu uma vez, foram várias, o mesmo aconteceu com Filipe que quando perdi uma volta para ele, me passou pelo meio para não perder tempo para o Carlos, logo a seguir penalizou perdendo mais tempo, com estas passagens fantasma perdi a concentração e calma, tive duas paragens extra voltas 42 e 43 para reparar os danos dos despistes. Acidentes a carros mais lentos também acontecem, quem não se lembra do Ferrari 458 que levou o Toyota à frente, ou o Audi que se desintegrou contra o muro depois de bater em carros das classes inferiores.
A corrida foi cansativa mas engraçada, para mim uma experiência a repetir, a primeira hora fez-se bem, meia-hora seguinte foi de sacrifício e depois dei lugar ao piloto automático. Com as simulações que tinha feito com o Daniel tinha achado que o Carlos estava muito otimista ao fazer 10 voltas a cada 30m, por isso sabia que ia durar um pouco mais, quando a corrida acabou estava esgotado, o dia seguinte foi difícil só liguei a PS3 para enviar os dados da minha afinação e rever acontecimentos da corrida.
Venha outra dentro de alguns meses enquanto só temos 2 horas de diferença para o Brasil, desta vez no novo GT6.
Boas pessoal.
ResponderEliminarFoi uma corrida bem agradável para mim, já há muito tempo (quase um ano) que não fazia uma prova de resistência deste género.
O meu carro estava impecável, mas como todos se queixaram de dificuldades com as frentes destes carros, eu consegui ultrapassar tal problema, ajustando LSD em travagem e fazendo o carro desequilibrar a traseira nas chicanes para atirar a frente para onde eu queria e precisava, conjugando com a aceleração do LSD para puxar a frente para dentro das curvas..
Tal como o Pardelha, também tinha as minhas contas todas feitas com as paragens nas boxes, e também comigo me saíram furadas.
Sabia que o meu carro nas melhores das hipóteses podia fazer 10 voltas, mas da 8ª á 10ª o tempo perdido por volta não iria compensar de maneira nenhuma, e a somar o tempo que perderia a abastecer um deposito inteiro também não ajudava em nada, por isso a cada 7 voltas completas ida á box, mas após a 8ª volta consegui com o meu ritmo mais baixo em relação ás 6 primeiras voltas, aumentar para 8 voltas completas.
Em 3 horas só cometi uma penalização de 10 segundos na primeira chicane (estupidamente abrandei demais e penalizei) e a vantagem que já acumulava de 16 segundos caiu para 10 para o Bimmer.
À 16ª volta, no inicio da recta interior o meu carro foi com a roda de trás esquerda á areia e atirou-me de chapanço na parede, ficando com a roda da frente direita e Motor muito danificados.
Nova luta pelo primeiro lugar, e na 33ª volta distrai-me a tentar fazer as contas para nova paragem e contas até ao fim da prova com as boxes, e no final da recta interior espalho-me completamente ao cumprido.
Despiste violento, carro bastante danificado, duas rodas da frente e Motor, e o mais de 1 minuto de avanço foi a minha tábua de salvação, para reparar o carro e ainda sair ou na frente ou em segundo que já não me lembro.
Não sei quem foi, mas faço minhas as palavras do Pardelha quanto ás situações em Modo fantasma, pois eu fui por algumas vezes prejudicado na primeira recta com ultrapassagens feitas por dentro do meu carro.
Se nas primeiras vezes não me prejudicou por alguma cautela minha também, numa ultima e mais complicada mesmo no final, colocou-me em pleno cone de ar na zona de travagem e se o meu carro não estivesse com a afinação espectacular (para mim e minha forma de conduzir) que lhe coloquei da traseira desequilibrar-se para compensar frente, teria sido bastante grave a situação, mas consegui levar o carro a fazer uma travagem, completamente de lado com as quatro rodas.
Compreendo a parte de quem fica para trás e tenta ganhar tempo com os mais rápidos mas uma coisa (para mim) é em recta, outra é colocar em risco a prova dos mais rápidos com passagens em plenas curvas ou entrada nas zonas de travagem, tirando o apoio aerodinâmico e colocando em risco a prova e classificação dos mais rápidos.
Mas é como na realidade, temos que conseguir lidar com os rápidos e com os lentos.
Com o meu despiste gigantesco na 33ª volta as minhas contas saíram todas furadas e com medo de ficar sem combustível e que os pneus não aguentassem mais, fui á 49ª Volta, já com 1,20m ou mais de avanço á box, e retomo o ritmo rápido da primeira parte, fazendo de novo tempo canhão.
Devo referir que da 33ª até á ultima volta o cansaço já era notório tanto em mim, como no próprio carro que começava a ficar muito trapalhão quando o desgaste já era de meio (para a minha pessoa) nos pneus, levando a alguns sustos que serviam como cafeína.
Não sei como levaram a aerodinâmica na maioria dos casos, mas pelas lutas que tive penso que retiraram bastante carga, em especial na frente, onde me ganhavam em rectas lado a lado mas onde perdiam tudo nos 2 últimos sectores, e onde eu ganhava mais avanço.
ResponderEliminarSempre foi um erro nesta pista, retirar carga aerodinâmica em especial da frente, pois o que se perde em recta é mínimo e o que se ganha nas zonas sinuosas é enorme.
A não ser que seja a La Sarthe sem chicanes (PARA MIM) é um erro abdicar da rapidez nas zonas sinuosas e apostar tudo nas rectas.
Foi uma prova que gostaria de voltar a repetir, tanto em La Sarthe (Le Mans) como noutras pistas.
Quanto ás quedas da sala, é realmente uma pena, pois sei que o Hfaraujo era um piloto rápido e que poderia ter dado luta até ao fim.
Ainda não tive tempo de ver o replay mas irei velo no sábado.
Como no formulário não consta deixo aqui os valores do meu diferencial 40/60 e dos travões 8/8 que usei em prova.
Venham dai mais provas de resistência.
Alô "Endurancers"!
ResponderEliminarComo devia ser de conhecimento de todos, fiz uma cirurgia às vésperas da corrida, com alta do hospital na quarta-feira, às 13 horas. Nem tinha certeza se teria condições de correr e até cederia meu lugar a quem estava na fila (bicha) de espera. Com fortes dores na cintura (região de uma das cirurgias que fiz), onde o apoio lombar de meu banco estava exatamente no zípper da cirurgia, 4 furos na barriga por conta da cirurgia da vesícula por videolaparoscopia e a retirada de um sisto sebáceo no meio das costas fez com que ficasse na dúvida. Mas a sede de participar falou mais alto.
Com o carro meia-boca, mas que garantiria uma corrida não-agressiva, larguei com todo o cuidado e na primeira curva, tomei um leve toque do Fernando, mas sem consequências para mim; ele é que foi penalizado. Aliás, acho incrível um toque à baixa velocidade, onde nem a pintura foi afetada, ocasionar uma penalização: um exagero!
De repente, começa a chover em São Paulo e a energia deu uma piscada e acabou de vez. Foi uma grande decepção, já que havia participado de muitos treinos e esperava fazer a corrida até o final. Recebo uma ligação do Felipe (via Celular), dizendo que todos estavam me aguardando para nova largada. Após alguns minutos a energia voltou, dei um reset em tudo e entrei na sala.
Minha classificação (pela minha lista) era a 10ª posição e, não sei porque, larguei em 8º. Na segunda largada disse que largaria na última posição, para compensar a generosidade e paciência de todos; na realidade, entrei na última posição e acabei largando lá pela 10ª.
Corrida iniciada, vejo que seria uma corrida com muito lag. O Zé Carlos, entre outros, era o mais visível: batia nas paredes, sobrevoava os outros carros, andava em marcha-a-ré, aparecia em 1º na classificação por alguns segundos e em último intermitentemente. Provavelmente, nem ele e muitos outros não viam a mesma coisa... Foi quando tomei uma bela bolachada dele e meu carro quebrou em 3 partes e perdeu a parte do meio.
Nessa segunda volta, com muito sacrifício, cheguei aos boxes e fiz o reparo, observando no mapa todos se distanciarem.
Mas ainda tínhamos 48 voltas, pensei!
Ledo engano! Desta vez quem me traiu foi o japorongo da PSN que me derrubou do 21º andar, roubando-me a conexão. Depois disso, tive que me contentar com a arquibancada e assistir à prova com água na boca. Estava acompanhando o Zé Carlos e até a 15º volta seu lag estava cada vez pior; de repente (ainda nessa volta), incrivelmente seu carro ficou redondinho, sem nenhum lag e a corrida transcorreu normalmente.
Por conta dos medicamentos pós-operatórios, acabei saindo da sala e indo para a cama, pois não aguentava abrir os olhos; na pista isso jamais aconteceria.
De qualquer forma, primeiro queria agradecer a todos pela espera até a segunda largada, parabenizar aos ponteiros e a todos que participaram. Mais uma vez, a lamentar, os problemas de lag presentes nas corridas online e as quedas de ligação, onde 5 pilotos, mais de 30% do grid, foram presenteados. Esperamos que esses problemas sejam tratados mais a sério pelos engenheiros da PSN que deveriam ao invés de colocar 1.200 carros e 3.000 tintas, tratassem de rever seus equipamentos diante da demanda cada vez maior da série Gran Turismo.
Abraços a todos,
Armen
Senhoras e Senhores
EliminarAgora que temos o resultado oficial, quero parabenizar HellBoy, Porto_GT e FLS-GTP5, pela conquista do pódio e cada vez mais, dar valor à afinação do carro e aos treinamentos.
Abraços,
Armen
Boas pilhotos
ResponderEliminarAntes de mais parabens ao vencedor, aos organizadores e a todos os que participaram.
Posso dizer que praticamente mal afinei o carro, nao entrei em corridas de preparaçao, por isso o lugar que obtive foi excelente.
Na minha gravaçao da corrida e durante aparece a queda do Filipe na 21ª volta, o que para mim me da o 3º lugar na corrida.
A minha tactica foi arrancar em ultimo, deixar o pessoal à porrada uns cons os outros e depois tentar recuperar, foi o que aconteceu. Usei um veiculo novo sem rodagem e fiz uma corrida practicamente sem erros, na 48ª apanho uma penalizaçao e o Carlos acaba por me ultrapassar e como ja nao tinha pneus nao consegui acompanhar. Desculpa Filipe mas para mim caiste, nao te vi mais durante a corrida e Armen desculpa se dei algum toque pelo Lag mas para mim nao havia Lag.
Abraços
É, Zé Carlos – imaginei que você não sabia mesmo do lag.
EliminarEsse tal de GT5 prega peças inesperadas mesmo: só para você ter uma ideia, seu carro aparecia para mim, a partir da 15ª volta perfeito, sem nenhum lag, porém com todos os danos possíveis no meu gráfico, mas andando redondinho.
Torcemos para que no GT6 esses problemas sejam solucionados: para cada um, aparece um problema diferente e que não corresponde à realidade.
Abraço,
Armen
Corrida muito violenta, sem qualquer afinação no carro. No arranque muito lag, carros a saltar para a frente e para tras e pimba va de um toque, carro partido, completo a primeira volta muito devagar o que me levou logo á box, fiquei logo ali longe á brava de todos. Depois o resto da corrida foi feita quase toda sozinho com algumas penalizações á mistura. A meio da corrida quando ia em setimo acontece-me uma coisa que nunca tinha acontecido o volante deixou de responder, os pedais e a manete das mudanças funcionavam mas o volante não, vá de sair de frente e ficar com o carro mais uma vez danificado, tive de me levantar e desligar o cabo e voltar a ligar ( será que o volante esta a dar o berro ? ).
ResponderEliminarTive algumas vezes por desistir por cansaço, então quando começou a parte de noite, nossa senhora que moca de sono, mas para honrar a minha inscrição, resolvi que fosse em que lugar fosse iria tentar concluir. Não sei se em próximas corridas de endurance tenho coragem de me inscrever outra vez, foi dureza.
Parabéns ao vencedor, que numa corrida como esta, teve que lhe dar bastante.